quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Compreendendo a Oração do Pai Nosso

A evangelizadora Keila Zólio faz uma explanação em vídeo da oração “Pai Nosso”, dando a cada trecho dela a sua interpretação. 



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Deus esteja conosco

Um momento de serenidade em meio as nossas atribulações diárias com a oração, Deus esteja conosco.



quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Saudação à Primavera

Uma saudação do nosso blog, O Manancialzinho, a chegada da alegre estação das cores, a primavera com dois vídeos infantis ilustrativos sobre o tema. No primeiro, uma breve aulinha sobre a estação e no segundo, o lindo poema Primavera, de autoria de Gerusa Rodrigues Pinto. Um viva a primavera!




sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Como nasceu o Girassol - Varal de Histórias

Com narração e interpretação de Juçara Batichoti, assista a mais uma linda historinha infantil da série “Varal de Histórias”, que conta de forma lúdica e cativante a origem de uma das flores mais belas e curiosas que há em a natureza, o girassol.



sábado, 12 de setembro de 2020

Brasil, Coração do Mundo












Muitos brasileiros dizem que o Brasil, é parado, que não toma atitudes, que não vai para as guerras. É só ver na luta pela independência, comparada com muitos outros países, quase nem ouve derramamento de sangue.

Porque o Brasil é a Pátria do Evangelho, foi permitido que para cá viessem europeus, africanos, índios... justamente para acabar com as diferenças entre os povos.

Normalmente os países, têm o tipo físico certo, determinado, no Japão as pessoas têm olhos puxados, na China, pele amarelada, nos Estados Unidos da América os cabelos são avermelhados, na África são negros, na Alemanha, são loirinhos... Já no Brasil não, é diferente, porque não tem um tipo físico certo, um brasileiro que sirva como padrão, porque aqui há pessoas dos quatro cantos do mundo, há morenos, negros, loiros, ruivos...

Enquanto pessoas estrangeiras em países que não são o seu, são discriminadas, nos Estados Unidos existe até os guetos formados por essas pessoas. Aqui são sempre bem-vindas e entregam-se ao povo sem maiores problemas. Infelizmente ainda existe o preconceito, mas trata-se de casos pessoais e não institucionais.

O Brasil está destinado a ser a Pátria do Evangelho, o Celeiro do Mundo, mas cabe a nós brasileiros tornarmos isso sempre possível, considerando que desde a descoberta muitos erros já foram cometidos, como a Guerra do Paraguai, citada no livro*, devemos deixar o Brasil ser sempre a Pátria do Evangelho.

Considerando que o livro foi escrito em 1938, já houve muitos acontecimentos de lá para cá, além de que Humberto de Campos encerrou a sua história da História do Brasil com a proclamação da república, em 15 de novembro de 1889.

O Brasil está programado a ter o tamanho que ele tem, mesmo que a princípio fosse somente a parte do Tratado de Tordesilhas, com a ajuda dos bandeirantes, foi sendo aberto mais caminhos, até ele ficar do tamanho que ele é. Se observarmos bem no mapa, o Brasil tem a forma de um coração estilizado.

Já houve diversas tentativa de separar o Brasil, tornar a Região Sul num só pais, ou fazer o mesmo com a Região Nordeste, mas nenhuma dessas tentativas funcionou, pois, o Brasil tem de ser desse tamanho, do tamanho que ele é. Tem que ser o Coração do Mundo.

Fonte: Simone Anastacio - Evangelização Espírita Infanto juvenil 

*O livro a que se refere o texto é Brasil, Coração do Mundo, pátria do Evangelho, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Humberto de Campos.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Palavras Cruzadas Ecológica

 


Use o seu conhecimento e resolva essa inteligente palavras cruzadas com tema ecológico.

Clique na imagem para jogar.


terça-feira, 8 de setembro de 2020

Aprendendo a Canção: Egoísmo x Caridade

No MI AU - Transformando Sentimentos você acompanha a gatinha MI e o cachorrinho AU na musicalização do livro Transformando Sentimentos, de Nísia Anália. 



sábado, 5 de setembro de 2020

Feliz Dia do Irmão!

Irmãos somos todos nós filhos de um único Pai, Deus!
E esse Pai nos deu um vínculo maior nos unindo pelos laços de consanguinidade.
Por isso, quero lhe dizer nesse dia o quanto é bom tê-lo como irmão.
Te amo! Muito obrigado pela tua existência!

Feliz dia do irmão!

A todos os meus irmãos por esse dia. 
Abraços fraternos!

Carlos Pereira - O Manancialzinho 

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A Obsessão

 








A obsessão acontece através da sintonia. 

O que é sintonia?

É a identidade ou harmonia vibratória, o grau de semelhança do padrão vibratório mental, ou seja, a afinidade moral entre pessoas.

E como entramos em sintonia com os outros? Basta estarmos pensando em um dado tema ou assunto, para, de imediato, atrairmos os espíritos em sintonia com o tema. Basta termos o mesmo interesse.

O pensamento é o meio de sintonia entre os espíritos encarnados e desencarnados. Atraímos Espíritos que se identificam com nossas ideias.

Por exemplo, um estádio de futebol – quem será atraído por ele? Somente vai a um estádio de futebol quem gosta de futebol. 

Allan Kardec pesquisou através de observações e perguntas feitas a vários espíritos, sobre a intervenção dos espíritos no mundo corporal, e os Espíritos superiores responderam que estes estão sempre em contato conosco, observando-nos e influenciando-nos, através de nossos pensamentos e ligando-se a nós através de nossas tendências e gostos afins.

Se nossas tendências e gostos estão em desarmonia vamos encontrar espíritos que se ligarão a nosso pensamento que pensam como nós.

Essa LIGAÇÃO DO PENSAMENTO começa com sugestões para o mal, se quem é inspirado com esse pensamento ruim tem sentimentos iguais, ele aceita a ideia e a cumpre. Ele então recebeu a INFLUENCIA ESPIRITUAL de um espírito voltado para o mal, e pode ser ele encarnado ou desencarnado.

Pode acontecer destes espíritos quando encontram um encarnado que sempre lhe atenda as sugestões passam a influenciar aquele mesmo individuo por muito tempo, até que ele mude sua forma de sentir e pensar.

A essa influência persistente de um espírito dá-se o nome de OBSESSÃO. A obsessão é a escravização temporária do pensamento, e a ação persistente que um espírito exerce sobre outro espírito encarnado ou desencarnado sempre com a finalidade de “dominar”. Ela pode se dar de desencarnado para encarnado, de encarnado para desencarnado ou mesmo entre encarnados.

A obsessão começa desde a simples influência moral, sem sinais exteriores que não se percebem, até a perturbação completa das faculdades mentais e orgânica.

A essa ação insistente de um espírito sobre outro pode ter vários fatores como vingança (outras vidas) ou um apego muito grande e descontrolado.

O espírito fica junto à pessoa influenciando em sua vida atrapalhando seus relacionamentos, com isso a pessoa passa a sentir as dores que o espírito sente tendo sintomas de algumas doenças que a medicina não consegue ver.

As dores físicas são tratadas pela medicina, as dores causadas por obsessores são tratadas com água fluída, passes, oração, mas a cura depende principalmente do doente, ele que tem que modificar seus sentimentos e pensamentos, no bem e no amor.

Por isso devemos fazer uma higiene mental, ou disciplinar e edificar o pensamento através da fixação da mente em ideias superiores da vida, do amor, da arte elevada, do bem, da imortalidade, constitui objetivo moral da reencarnação, de modo que a plenitude, a felicidade sejam a conquista a ser lograda.

Atitudes que auxiliam no tratamento e cura da obsessão:

Harmonizar-se na prece; prece pelos perseguidores;

Passe e água fluidificada;

Seguir o tratamento espiritual indicado;

Fazer o culto do evangelho no lar;

Assistir palestras públicas com frequência;

Reforma moral: procurar renovar-se transformando pensamento e sentimento para ideias elevadas;

Leituras edificantes; estudo constante do evangelho;

Ação no bem.

Aula adaptação de texto: Simone Anastácio, Evangelização Infantil

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

O Anjo Silencioso

 

É conto infanto-juvenil baseado em texto de Eurípedes Barsanulfo, que relata emocionante experiência em torno da caridade. A história foi adaptada pela autora para a criança recebendo colorido e ilustração. Recomenda-se aos evangelizadores e pais para orientação.

Autora: Rita Foelker

Gênero: Infantil e Juvenil

Editora: Editora EME