sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dicas do Bruninho

Olá garotada !

Que tal um fliperama cheio de surpresas legais para incrementar a diversão do fim-de-semana ?

Essa é a dica que o Bruninho reservou: O Pinball dos Padrinhos Mágicos; é alegre, divertido e cheio de surpresas para vocês aumentarem os pontos e ganharem bônus. Usa-se apenas as teclas das setinhas para lançar as bolas e para mante-las no jogo.












Clique aqui para jogar


Uma boa diversão para todos !

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Parábola da Torre















(Lucas, capítulo 14, versículos 28 a 30)


Certa vez, um fazendeiro quis construir uma torre, a fim de defender sua propriedade. Assim se fazia antigamente, nos tempos de Jesus. No alto da torre ficavam os vigias; a torre tinha outras utilidades também.

Vários amigos o animaram na construção da pequena fortaleza. Dizia-lhe um, muito animado, que começasse imediatamente a lançar os alicerces.

Outro companheiro, também muito otimista, lhe disse que nada deveria temer, pois quem muito pensa e muito teme nada consegue fazer.

Outro amigo, igualmente entusiasmado, o animou a iniciar logo a construção da torre, afirmando-lhe que o ajudaria com o trabalho e lhe daria uma parte das pedras necessárias.

O fazendeiro, porém, não começou logo a construir a torre. Pensou primeiro e primeiro fez o cálculo das despesas da construção. Procurou saber, antes de tudo, o preço das pedras, dos tijolos e de todo o material necessário para a edificação da sua pequena fortaleza. Buscou saber, também, quanto teria que pagar aos operários e ao mestre construtor, que era um arquiteto estrangeiro.

Depois de tudo examinar com cuidado e exatidão, depois de verificar que as despesas estavam ao seu alcance, resolveu contratar os trabalhadores, comprar o material e iniciar as obras.

Os amigos criticaram o fazendeiro pela sua demora. Mas, ele lhes explicou que tudo na vida tem um preço. E que ele, para ser honesto, só poderia fazer o que fez: calcular primeiramente as despesas da construção, a fim de não dar prejuízo a ninguém.

— Meus amigos — disse o fazendeiro — eu sou um homem de responsabilidade. Não posso prejudicar a ninguém e tendo de zelar pela honra de meu nome. Se eu começasse a construção da torre sem fazer os cálculos que fiz, poderia não ter recursos para terminar a obra e todos zombariam de mim. Diriam: “Este homem começou a edificar e não pôde acabar”. E que significaria isso, se tal acontecesse? Todos diriam que eu sou um homem sem juízo, que se pôs a fazer o que não podia, causando prejuízo aos outros.

Mas, graças a Deus, não procedi assim; fiz os cálculos, vi que poderia construir a torre e... ei-la pronta!

O fazendeiro mostrou, então, a bela torre aos seus amigos animados, mas, apressados.

Todos ficaram muito contentes, porque a pequena fortaleza poderia defender com segurança as propriedades do sábio e honrado fazendeiro. Além disso, seus amigos compreenderam a grande lição...


*


Que grande lição é esta querida criança?


















É a seguinte: todas as coisas, neste mundo e na Eternidade, têm um custo exato. Tudo tem seu preço na vida. Preço material, representado pelo valor em dinheiro, ou preço espiritual, que significa outro valor — valor moral — , diante de Deus.

Compreende bem isso, filhinho?




















Veja, então: você sabe o preço de seus livros, sabe o preço do sorvete, sabe o custo da bola e do lápis. Todas essas coisas têm um custo. Se você quer um sorvete, tem que saber primeiro se pode pagar o custo dele. Se pode, você o compra.

Antes de comprar a bola, você busca saber quanto ela custa, se você possui o dinheiro suficiente, você pode adquiri-la.

Assim também, querida criança, são os valores espirituais para quem quer seguir a Jesus. Se você quer ser bom, se quer ser honesto e digno, se quer ser um verdadeiro discípulo do Evangelho, você tem que “pagar” alguma coisa por isso. Mas, não é pagar dinheiro. O dinheiro não compra virtudes.


















As virtudes, os valores morais, as qualidades superiores da alma são conquistadas pelo esforço no bem, com a renúncia do mal. Eis ai o preço: você tem de se esforçar muito e abandonar tudo que prejudica seu progresso espiritual.

Se você der todas as suas forças para tornar-se bondoso, honesto, cumpridor dos seus deveres; abandonando os maus costumes, os vícios, não acompanhando os maus exemplos, você estará construindo sua torre (que significa seu valor moral, o aperfeiçoamento espiritual).

Para sermos cristãos verdadeiros, filhinho, é preciso que paguemos o preço do esforço e da renúncia. Esforço no caminho do bem e renúncia de tudo que prejudica nosso espírito.

Examine sua alma. Pense no que você é. Faça os cálculos de seus valores morais e de seus defeitos, tal como fez o construtor da torre. Analise, num exame de consciência, seu próprio espírito, filhinho. Faça isso sinceramente.

Pergunte a você mesmo:

— Gosto mais de estudo ou da vadiagem?

— Gosto mais das coisas de Deus ou das inutilidades do mundo?

— Quero ser mesmo um seguidor de Jesus? Ou tenho ambições de grandeza terrena?

— Sou honesto nos meus negócios ou não me incomodo de prejudicar os outros?

- Sou vingativo ou perdoador? Sincero ou mentiroso? Obediente ou rebelde? Humilde ou orgulhoso? Cumpridor das minhas tarefas ou preguiçoso? Reconhecido aos meus benfeitores ou ingrato?

Se você reconhece que ainda é um menino que tem muitos defeitos, procure corrigir-se, filhinho.

Renuncie ao mal, abandone o que mancha sua alma, largue o que impede seu progresso, recuse o que ofende a Deus e a consciência. Com seu esforço, “compre” no Evangelho os bens materiais de construção, as “pedras” do bem e da sabedoria de Jesus. Proceda como o fazendeiro da parábola e você edificará uma torre de virtudes no seu coração.

Tenha a certeza de que Jesus, que é o Mestre Construtor de nossas vidas, abençoará seu esforço no bem e sua renúncia ao mal. E ajudará sua alma. Sua torre espiritual será, para sempre, a poderosa fortaleza de seu Espírito.


Do livro Histórias que Jesus Contou, de Clóvis Tavares.




Essa foi mais uma das lições que o nosso Grande Mestre e Amigo Jesus nos ensinou.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Medalha


















Quando menino, ganhei uma medalha na escola como prêmio ao aluno que sabia ler melhor. Senti-me feliz e estufei de orgulho. Quando a aula terminou voltei para casa correndo e entrei na cozinha como um furacão. A velha empregada, que estava conosco havia muitos anos, ocupava-se no fogão.

Sem nada comentar fui direto a ela, dizendo-lhe:

— Aposto que sei ler melhor do que você.

E estendi-lhe o meu livro de leitura. Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume. Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:

— Bem, meu filho... eu... eu não sei ler.

Fiquei atônito. Sabia que papai estava em seu escritório àquela hora e voei para lá. Ele ergueu a cabeça quando eu entrei, suando, com o rosto em fogo e lhe disse:

— Imagine, papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, já ganhei até medalha. Olhe só! E estufei o peito para a frente para que ele visse o meu troféu.

E perguntei:

— Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?

Com toda a tranqüilidade, meu pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.

— Leia este livro para eu ver, meu filho. Foi maravilhoso você ter ganho a medalha. Leia para eu ouvir.

Não titubeei, abri o volume e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que parecia ser centenas de pequenos rabiscos.

— Não posso, papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.

— É um livro escrito em chinês.

Imediatamente me lembrei do que fizera a Maria e me senti envergonhado.

Papai não disse mais nada e eu, pensativo, deixei o livro em sua escrivaninha e saí.

Até agora, toda vez que me sinto tentado a jactar-me por qualquer coisa que tenho feito, lembro-me do quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:

— Não se esqueça que você não sabe ler chinês!



Fonte: É, para o Resto da Vida ..., de Wallace Leal V. Rodrigues


Para não esquecer:

Devemos sempre agradecer a Deus por tudo o que aprendemos, nunca nos esquecendo do muito que ainda temos a aprender.


Agora, que tal colorir o menino da estorinha ?


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bons Hábitos : Arrumação

Quem não gosta de brincar, não é mesmo ?

Chamar os amigos, pegar aqueles brinquedos que estão guardados, espalhar pelo chão do quarto e começar a brincadeira...

São carrinhos, bonecos, bolas e a diversão só termina quando todo mundo cansar.

Depois fica aquela bagunça !

Quanta coisa fora do lugar ! Que desordem !

É hora de começar a arrumação.

Vamos aprender nesse vídeo, como é que devemos fazer sempre que terminarmos de brincar ou tirarmos as coisas dos seus lugares ?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Origem dos Espíritos

Olá crianças !

Vamos saber um pouco mais sobre os espíritos ?

No texto de hoje, saibam de onde vieram e como são esses seres invisíveis.

Leiam também um divertido quadrinho da Turma do Dequinho.


Clique na imagem para ampliá-la:












De onde vieram e como são os Espíritos


Existem seres inteligentes a povoar o Universo. Eles não têm corpos materiais. Não são divinos e, sim, seres criados por Deus. São chamados de Espíritos.

Ninguém sabe quando foram criados. Deus, porém criou cada um deles com muito amor e carinho. Assim como criou os animais, as plantas e as montanhas. E os continua criando, dia após dia.

Os Espíritos não têm corpos como as flores, como as pedras ou como nós. Mas é difícil entendermos o que é não ter corpo, uma vez que temos um. Ainda mais sendo o Espírito um ser inteligente que, mesmo sendo invisível, vez por outra podemos vê-los.

Complicado, não ?

E se quem tem um corpo morre, os Espíritos, não tendo um, poderão viver eternamente?

Isso é um grande mistério.


O Livro dos Espíritos para Infância e Juventude Vol. I, a partir de o Livro dos Espíritos de Allan Kardec. ( por Marisa Alem )

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Jovem e a Estrela-do-mar

















Era uma vez, um escritor, que morava numa praia tranqüila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava a beira-mar, para se inspirar, e de tarde ficava em casa, escrevendo.

Um dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar.

Quando chegou perto, era um jovem pegando na areia as estrelas-do-mar, uma por uma, e jogando novamente de volta ao oceano.

-Por que você está fazendo isto? - perguntou o escritor.

-Você não vê? Disse o jovem. - A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas vão secar no sol e morrer, se ficarem aqui na areia.

Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo afora, e centenas de milhares de estrelas do mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma.

O jovem pegou mais uma estrela na areia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse:

- Pra essa, eu fiz diferença.

Naquela noite o escritor não conseguiu dormir nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha foi para a praia, reuniu-se ao jovem e juntos começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano."


Autor desconhecido

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aprendendo a Canção : Alfabeto Cristão

Olá Amiguinhos ! Como estão vocês ?

Vamos todos cantar juntos ?

Hoje O Manancialzinho trouxe mais uma canção para vocês.

Ela se chama Alfabeto Cristão e ensina um monte de coisas legais usando as letrinhas do alfabeto.

Vamos lá ! Assistam ao vídeo e cantem todos juntos.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dicas do Bruninho

Olá turminha ! chegou o carnaval e nesses feriados, que tal aproveitarmos para curtir um pouquinho uns joguinhos divertidos ?. O Bruninho reservou algumas dicas bem espertas para vocês, vamos conferir ?


Cowabunga Candance




Clique aqui para jogar







Um joguinho fácil e divertido em que você ajuda uma garotinha a surfar uma enorme onda para ganhar um troféu. Desvie dos obstáculos, mas não se esqueça de pegar as bolinhas coloridas que aparecem em seu percurso, em cada sequência completa você realiza uma manobra. Não deixe para trás também os círculos com os símbolos das acrobacias. Agora é só jogar e conferir o seu resultado no final da prova.

Teclas : Setas para guiar a prancha, barra de espaço para realizar acrobacias.




Batalha dos Canudinhos do Bob Esponja





Clique aqui para jogar








Participe dessa batalha entre o Bob Esponja e o Patrick, soprando um canudinho que lança bolinhas, quem conseguir acertar mais bolinhas é o vencedor.

Use o mouse para mover o Bob e clique para atirar com o canudinho no Patrick.




CoinKid




Clique aqui para jogar



Um joguinho no estilo Pacman. Ajude um garotinho a recolher todas as medalhinhas que estão no caminho e avance de nível. Tenha cuidado e não encoste nos outros garotos, senão você perde a sua vez.


Para movimentar use apenas as setinhas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Higiene da Alma


















Você sabe, meu amiguinho, como se faz a higiene da alma?

Manter a higiene do corpo é muito importante para nossa saúde e para o bem-estar do organismo.

Tomar banho todos os dias, escovar os dentes, lavar as mãos depois de usar o banheiro, antes das refeições ou sempre que estiverem sujas, é essencial para não sermos surpreendidos por doenças transmitidas por bactérias, vermes e outros agentes nocivos.

Todavia, a gente esquece de que a higiene da alma é tão importante quanto a higiene do corpo.

Então, como fazer a higiene da alma?

Para lavar a alma deixando-a bem limpinha, são necessários alguns cuidados. Por exemplo:

Você deve ter bons pensamentos, não guardar raiva nem rancor, não brigar com os amiguinhos, não ser agressivo com ninguém, respeitar a todos, não ser egoísta, nem orgulhoso e muito mais.

Para manter a boca limpa, não basta escovar os dentes, é preciso usar a palavra sempre para o bem, não falar mal de ninguém, não dizer palavrões, xingamentos ou mentiras.

Para que os “ouvidos da alma” estejam limpos, deve procurar sempre escutar o melhor, não conservando o “lixo” dos comentários maldosos e negativos que cheguem a seus ouvidos.

Seus olhos estarão limpos se procurar enxergar o lado bom de tudo o que ocorra a seu redor, evitando ver o lado negativo das pessoas e dos acontecimentos.

Ler um livro, estudar, é muito importante para manter um ambiente saudável.

Para manter as mãos limpas, não basta a água, precisa usá-las para o bem, auxiliando os mais necessitados, como ajudar um idoso a atravessar a rua, guiar um cego, repartir tudo o que tem em excesso; plantar uma semente e cuidar para que ela se desenvolva; escrever uma carta, fazer carinho em alguém (seja gente ou animal), cuidar do cãozinho ou do gato da família, ajudar a mamãe nas tarefas caseiras. Tudo isso e muito mais você pode fazer, valorizando o dia e acrescentando felicidade em sua vida.

Você pode estar com o corpo limpo e cheiroso, e conservar a alma suja e escura, que não é do seu interesse.

Jesus, nosso Amigo Maior, ensina que a verdadeira pureza é a da alma.

Então, meu amiguinho, procure manter a limpeza do corpo e a limpeza da alma. Quando isso acontecer, todo o seu corpo será resplandecente de luz.

Especialmente agora que você já teve férias, descansou e vai voltar às aulas, faça planos para mudar seu comportamento, valorizando o propósito de realizar o melhor neste ano que apenas começa.


Texto do Jornal O Imortal, fevereiro 2006.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A História de Allan Kardec

















Naquela manhã, na pequena sala reservada para evangelização, estavam todos ansiosos aguardando a chegada da Tia Mara, a evangelizadora da turma. Aquele era um dia muito especial para todos, pois a Tia Mara ia contar a história de um homem iluminado, um grande missionário e sábio que há muito tempo, com a ajuda dos espíritos, trouxe para o mundo importantes revelações a respeito da vida, de Deus e do universo. Conhecendo essas revelações, os homens conhecem também a sua origem e o seu destino :

- O que somos ? de onde viemos ? para onde vamos ? – essas são questões que estão muito bem explicadas nos livros que ele escreveu sempre com muito estudo e auxiliado pelos amigos espirituais.

O Nome desse ilustre amigo é Allan Kardec.



















Quando a Tia Mara chegou, deu um sonoro bom dia para todos:

- Bom dia turminha !!

- Bom dia Tia Mara !! – responderam todos animadamente.

- Como eu havia prometido, hoje vou contar para vocês a história de Allan Kardec – disse ela, tirando da sua prancheta uma grande foto em preto e branco e mostrando para todos. - Esse é o Allan Kardec.



















- Olha, que legal !!, é uma foto bem antiga, não é Tia Mara ?! – comentou Marquinhos.

- Sim Marquinhos, é uma foto muito antiga - respondeu Tia Mara. - Eram assim que eram feitas as fotos, naquela época.

– Conta logo Tia Mara !! estamos ansiosos ! - disse Amelinha.

- Vamos lá então ! Eu quero que todos prestem bastante atenção, pois depois da historia vamos fazer uma atividade, está combinado ?

- Combinado !! – respondeu a turminha.

Tia Mara então, começou a contar a história de Allan Kardec:

- Há muito tempo atrás, no dia 3 de outubro de 1804, num país distante, chamado França, na cidade de Lion, nasceu um menino chamado Hippolyte Léon Denizard, que mais tarde, ficou conhecido com o nome de Allan Kardec.














Desde criança, o menino Hippolyte se mostrou muito inteligente e aprendia tudo com muita facilidade. Aos 11 anos, na escola, substituía o seu professor, Doutor Pestalozzi e ensinava as lições aos seus colegas.

Casou-se aos 27 anos com uma professora primária, chamada Gabrielle Boudet, jovem gentil e graciosa, que o ajudava em suas tarefas educativas.

Foi então, no ano de 1854, que começaram a acontecer fatos muito estranhos... e em 1855, o professor Hippolyte foi convidado pelo seu amigo Senhor Carlotti, a participar de uma reunião bem diferente: as mesas se moviam sozinhas e respondiam as perguntas que lhes faziam, através de sons de batidas.














Ele ficou muito curioso e intrigado. Sendo um grande estudioso, começou a investigar os fatos e descobriu que aqueles fenômenos eram provocados por espíritos.

– Isso mesmo turminha !, eram os espíritos que se manifestavam utilizando aquela linguagem de sinais. E foi assim que o professor Hippolyte começou a conversar com eles, nas reuniões e a aprender coisas novas.

Os espíritos lhe pediram para anotar e estudar todos aqueles ensinamentos e com eles o professor Hippolyte escreveu e publicou vários livros. O conjunto dessas obras deu origem ao que se chamou de Espiritismo, ou seja, Doutrina dos Espíritos.

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, A Gênese, O Evangelho Segundo o Espiritismo, são os nomes de alguns desses livros que o professor Hippolyte publicou assinando com o seu novo nome: Allan Kardec.

- E aí turminha ?, o que vocês acharam da história ?

- Legal !! – responderam todos.


Tia Mara encerrou a aula de evangelização distribuindo gravuras sobre a vida de Allan Kardec, para a turminha colorir.



Carlos Pereira






sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jogos Educativos

Essas são as nossas indicações de jogos educativos para o fim de semana:


The Shuttle Launch





Clique aqui para jogar

Que tal treinarmos a nossa habilidade com as operações matemáticas ?, isso mesmo !, nesse joguinho você está numa estação espacial e escolhe no menu entre: adição, subtração, multiplicação, divisão ou todas as operações e o nível fácil, médio ou difícil, para testar se está bem afiado nas contas. Em cada acerto, você lança um foguete para lua. Uma excelente e educativa diversão.



The Backyardigans Adventure Makers (Formas e Decoração)





Clique aqui para jogar

Se você já é fã dos Backyardigans, vai se divertir muito mais ainda com esse jogo que você escolhe a paisagem e monta o cenário com os personagens do desenho animado.
Bom divertimento !

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cuidando da Escola e dos Livros

Na volta às aulas, vamos lembrar-nos de alguns cuidados que devemos ter para com os nossos livros e com a nossa escola, assistindo a esses vídeos que selecionamos para vocês:



Cuidados com a Escola





Cuidados com os Livros

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Estamos de Volta



Olá criançada, O Manancialzinho está de volta !

E como prometemos, trazendo muitas novidades:

Novas estórinhas, brincadeiras, games, vídeos, músicas e atividades bem divertidas para vocês.

As férias estão chegando ao fim e agora está na hora de vocês se prepararem para volta às aulas. Rever a turminha e os professores, contar as novidades e conhecer novos coleguinhas... Como é bom estar de volta à escola !

Para dar início as nossas atividades, reservamos esse texto bem legal que fala de coisas muito importantes para lembrarmos quando retornarmos às aulas.

Um grande abraço !!


















Adeus às Férias


As férias são períodos importantes e felizes que aguardamos ansiosamente o ano inteiro.

Muito bom poder passear, viajar com a família para uma praia, fazenda ou qualquer outro lugar.

Se não viajamos, nem por isso deixamos de aproveitar o tempo fazendo coisas agradáveis como brincar com os amigos, visitar os tios e os avós, ir ao clube, ler, jogar bola, passear pela cidade, assistir televisão, ir ao shopping, tomar sorvete, ir ao cinema, e muito mais.

Até não fazer nada é gostoso, depois de um ano todo de estudos!

Porém, a gente se cansa de não fazer nada.

O tempo passa e começamos a ter saudade dos amigos da escola, dos professores e até da rotina!

Sabem por quê? É que vivemos num mundo em que ainda precisamos dos opostos para apreciar as coisas boas. Se não tivéssemos aulas não conseguiríamos valorizar as férias, da mesma forma que precisamos das férias para valorizar a escola.

Então, feliz retorno às aulas! Nada no mundo pode pagar o prazer de rever os velhos amigos e conhecer gente nova, de colocar em dia as novidades, de trocar informações com os colegas, de contar o que fizemos e as coisas interessantes que descobrimos.

Até acordar cedo já não parece tão difícil. É uma vida nova que se inicia. A cabecinha descansada está pronta para estudar.

Com imenso prazer pegamos a mochila com material novinho em folha (livros, cadernos, estojo, lápis, canetas, régua, tudo o que vamos precisar para aprender), e tomamos o rumo da escola.

Importante lembrar que a vida está difícil, o material escolar e os livros são caros, e que seus pais os compraram com bastante esforço e carinho.

Assim, tenha cuidado com o material, não deixe suas coisas jogadas em qualquer lugar; mantenha-as limpas e organizadas.

Procure prestar atenção nas aulas.

Brincar na sala pode ser divertido , mas atrapalha você e aos outros alunos.

Respeite a todos, como deseja ser respeitado: professores, colegas, funcionários e as instalações da escola.

Seja disciplinado, obedecendo às ordens, não chegando tarde na escola, não brigando com ninguém.

Mostre-se sempre simpático e bem-humorado com todos.

Como você, ninguém gosta de ver cara feia e olhar atravessado.

Procure ter um comportamento bom e não terá problemas com ninguém.

Então, bem-vindas as aulas!


Autor: Tia Célia