José Martins Peralva Sobrinho nasceu em Buquim (SE), em 1 de abril de 1918, tendo desencarnado em Belo Horizonte, em 3 de setembro de 2007. Foi um escritor e espírita brasileiro.
Filho do espanhol Basílio Martins Peralva, um dos pioneiros da doutrina espírita no Sergipe, e de sua esposa, Etelvina da Fonseca Peralva.
Desde os seis anos de idade, o jovem Martins Peralva iniciou-se na doutrina sob a assistência e orientação diretas de seu pai, médium curador, polemista e doutrinador.
Em agosto de 1942, sem família em Aracaju, e morando em uma "república", desposou Jupira Silveira, com quem teve três filhos.
Em 1949 viajou até Minas Gerais, com o fim de conhecer o médium Francisco Cândido Xavier. O encontro aconteceu na noite de 13 de maio, numa reunião do "Centro Espírita Luiz Gonzaga", em Pedro Leopoldo. Desse encontro nasceu-lhe o desejo de transferir-se para Belo Horizonte.
Concretizado o projeto, travou contato com a União Espírita Mineira (UEM), vindo a desenvolver atividades no Centro Espírita Célia Xavier por quinze anos.
Em 1964 ligou-se à UEM, vindo a exercer os cargos de 1º Secretário e, posteriormente, os de Vice-Presidente, Secretário de "O Espírita Mineiro", diretor do Departamento de Doutrina e Divulgação e diretor-executivo do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais.
Deixou cinco obras de cunho evangélico-doutrinário:
• Estudando a Mediunidade (FEB)
• Estudando o Evangelho (FEB)
• O Pensamento de Emmanuel (FEB)
• Mediunidade e Evolução (FEB)
• Mensageiros do Bem (UEM)
• Evangelho Puro, Puro Evangelho - Na Direção do Infinito (Vinha de Luz) - coletânea com os principais artigos publicados em jornais e outros veículos de comunicação, organizada por Geraldo Lemos Neto e Basílio Silveira Peralva.