segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Que é a Luz ?

















Em minha mais tenra infância, eu costumava a observar aquela pequena bolinha presa no teto de casa que quando a noite caia, iluminava a tudo e pensava comigo mesmo:

O que é a luz e de onde ela vem?

Com o tempo fui crescendo e entendendo que aquela pequena bolinha acesa, pendurada no teto de minha casa, precisava de algo que lhe pusesse a iluminar; uma força qualquer e descobrir em meus tempos de escola, entre tantas outras coisas, a energia, os átomos, as ondas sonoras até deparar-me com o sol...

E a partir daquele sol comecei a compreender que, por mais que eu buscasse os livros, as razões da ciência, existia ainda algo muito maior.

E foi assim que descobri o Universo.

Passei daí a questionar-me sobre a minha existência; quem eu era ante àquela grandeza?

E entre tantas incertezas e pensamentos de como existir a vida e o Universo, eu conheci a Deus.

Tudo então, tornou-se claro...

E em meu amadurecimento, compreendi que aquela pequena bolinha no teto de casa, eu, o sol e o universo, tudo isso junto era Luz e de que a Luz era Deus.


Que Deus ilumine sempre a nossa vida !


Carlos Pereira, (Reflexões sobre a luz)

sábado, 29 de maio de 2010

A Casa Espírita


















Túlio era um garoto muito inteligente e gostava de aprender coisas novas.

Em sua casa, Túlio colecionava livros e gostava de transformar objetos sem uso em invenções. Naquele dia, ele estava em casa de sua prima Iolanda a montar algo a pedido da garota. Era uma casa. Enquanto ele remexia uma porção de objetos, Iolanda muito empolgada, não parava de falar:

- Essa é a minha casa espírita. Vou levá-la para a Tia Mara na próxima aula de evangelização.

Túlio, ainda que entretido com o seu trabalho, não resistiu à curiosidade e perguntou :

- Casa Espírita ! , mas, o que é uma casa espírita ?

D. Hortência, a mãe de Iolanda, acompanhava de longe a conversa dos dois e esperava ansiosa pela resposta da filha.

- Ué Túlio ! Você não sabe o que é uma casa espírita ? – exclamou Iolanda um tanto admirada.

- Não. Você pode me explicar, por favor ?


















- A casa espírita é um lugar onde aprendemos e praticamos os ensinamentos do Evangelho de Jesus. É lá que eu vou sempre aos sábados, pela manhã e ouço estórias maravilhosas contadas com muito zelo pela Tia Mara, a nossa evangelizadora.

- Ah ! Entendi. – disse Túlio – É tipo uma escola, não é mesmo ?

- Humm !..., Mais ou menos – respondeu ela demonstrando uma certa dúvida.

D. Hortência, que já freqüentava a Casa Espírita Amor e Caridade, resolveu então ajudar aos dois.

- Isso mesmo ! – disse ela, complementando : - A casa espírita é antes de tudo um lar, porque ela nos acolhe, oferece amor e carinho e também auxílio a quem precisa do alimento, da roupa e do agasalho. É uma escola de iluminação espiritual, porque ela nos ensina a sermos melhores, a nos entendermos e a compreendermos também tudo o que vemos à nossa volta. Nela, a Iolanda aprende toda essas coisas com a Tia Mara, na evangelização infantil, e lá tem, como em toda escola, grupo de estudos, palestras ...

- Que legal ! – exclamou Túlio, atento as explicações de D. Hortência.

- Além de ser um lar e uma escola, lá também é um hospital.

- Nossa ! Como assim Tia Hortência ? – perguntou o menino admirado, arregalando os olhinhos.

- A casa espírita cuida dos problemas de nossa alma e atende também aos espíritos desencarnados. Lá tem as pessoas voluntárias encarregadas pelo atendimento fraterno, pelos passes, pelas mediúnicas, por isso, podemos dizer que é também uma oficina.

Os olhos das crianças brilhavam de contentamento com as explicações da D. Hortência, porém Túlio, quase terminando a sua tarefa, resolveu tirar mais uma dúvida :

- E por que casa espírita ?

- Porque toda a equipe de pessoas que trabalha e freqüenta a essa casa, estuda e acredita na Doutrina Espírita, que foi codificada por Allan Kardec e lá se reúne para aprender e a divulgar o Espiritismo e os ensinamentos do Mestre Jesus.

As crianças estavam muito felizes. Túlio concluiu o seu trabalho dizendo :

- Prontinho Iolanda !, Aqui está a sua casa espírita.- disse ele entregando a sua obra a menina - construí essa casa para você com o amor e carinho que tem num lar, com a sabedoria e o esclarecimento que encontramos numa escola e com a fraternidade e dedicação dos que cuidam dos problemas das nossas almas e dos espíritos, como num hospital.

- Muito obrigada Túlio ! Ficou muito linda ! – exclamou alegremente a menina.

D. Hortência, bastante emocionada com o que acabara de ouvir e presenciar, agradeceu a Deus e convidou o seu sobrinho Túlio para conhecer de perto a casa espírita.


Carlos Pereira



Sugestão de Atividade:













Agora que tal você usar da sua criatividade e desenhar numa folha de papel, a sua casa espírita, com todos os detalhes que você aprendeu na estorinha do Túlio ?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pensamentos para não esquecer

Olá turminha !

Essa mensagem muito bonita, chamada Pensamentos, foi ditada pelo Espírito Meimei a Chico Xavier e está no livro “Pai Nosso”. Ela tem uma porção de frases legais para aprendermos juntos e no final faz uma homenagem as mães, que nesse mês de maio teve o seu dia todo especial.

Vamos então conhecê-la ?











Pensamentos


* Deus é nosso Pai.

* Somos irmãos uns dos outros.

* Jesus é o Divino Mestre que Deus nos enviou.

* A oração é o meio imediato de nossa comunhão com o Pai Celestial.

* Nossos melhores pensamentos procedem da inspiração do Alto.

* A presença de Deus pode ser facilmente observada na bondade permanente e na inteligência silenciosa da Natureza que nos cerca.

* Devemos amar-nos uns aos outros.

* A voz divina pode ser reconhecida nos bons conselhos.

* Sempre que ajudarmos, seremos ajudados.

_______________________

Em nossa terna Mãezinha,
Cheia de santa afeição,
Sentimos que Deus nos fala
No fundo do coração.


Meimei

Francisco Cândido Xavier

terça-feira, 25 de maio de 2010

As Aventuras de Luizinho


















Luizinho era o caçula dos cincos irmãos de uma família fraterna. Todos já trabalhavam, menos Luizinho. Quando atingiu a idade de nove anos, também lhe fora atribuída uma tarefa, pois os pais queriam ensinar-lhe o valor do trabalho.

Quando Luizinho começou a trabalhar, passou a revelar uma certa insatisfação.

Oh! Que vida, trabalhar debaixo deste sol. Se chovia... Como esta chuva atrapalha o meu serviço. Quando frio, resmungava... Estou tiritando de frio.

Luizinho precisava ver com seus próprios olhos o valor das coisas. Um dia sonhou que estava do tamanho de um polegar e dentro de um frasco. Chegou um garoto, encheu o frasco de água e sabão e começou a fazer bolhas de sabão. Numa dessas, lá foi Luizinho pelo ar, numa bolha. O vento batia... batia... e ele subia cada vez mais. O vento o levou para bem alto, e ele estava admirando o céu azul, quando passa por ele uma gaivota branquinha que lhe diz:

-Olá Luizinho! Que está fazendo por aqui?

-Passeando – respondeu o menino – Mas você me conhece?

Sim, falou a gaivota. Você é aquele menino resmungão Resmunga do sol, da chuva do vento, do frio... Passo sempre por aqui e do alto eu o ouço por causa das vibrações que circulam na atmosfera. Bem, até logo amigo. Preciso trabalhar para levar alimento aos meus filhotes.













Já estava escurecendo, quando o vento conduziu a bolha sobre um ramo florido. Ali ele ficou. Quando amanheceu, o sol surgia majestoso, dando vida a tudo. Ficou deslumbrado em presenciar que com a presença do sol, as flores iam se abrindo e exalando um perfume... E ele podia ver de perto! Oh meu Deus! Que maravilha Estava extasiado quando uma abelha veio sugar o mel, depois outra e mais outra E pensou no trabalho dessas abelhinhas, nesse vai e vem continuo. Algo tocou o seu íntimo e começou a sentir a grandeza das coisas. Nisso o vento bateu no ramo florido, levando a bolha sobre uma plantinha ressequida, quase sem folhas, sedenta, parecia sem vida, quase morrendo. Uma nuvem escura se aproximou, o sol desapareceu, e começa a cair os primeiros pingos d’água. E ele pode ver como aquela plantinha saciava sua sede. A cada gota, era como um sopro de vida. Seus raminhos caídos, já se colocavam mais altivos. E observar o próprio vento que o conduzia, ora mais alto, ora mais baixo e notou que junto ao vento, muitas sementinhas bailavam, o vento pousou a bolha num capim macio, perto delas. Ali Luizinho ficou. Veio o sol, a chuva, e eis que ele vê desabrochar do solo uma plantinha. Ela foi crescendo, dando folhas, flores, e surgem os frutos.

De repente, ouve-se um burburinho. Eram crianças que vinham apanhar os frutos e saboreavam felizes, graças ao vento, ao sol e a chuva. Nesse instante ele agradeceu a Deus a grandeza da vida e de tudo que Ele fez por nós. Luizinho despertou, guardando no seu coraçãozinho a grandiosidade do ensinamento e passou a trabalhar feliz.


Maria Helena Fernandes Leite, em “A Nova Era”

domingo, 23 de maio de 2010

A Tartaruguinha Ecológica






Clique aqui para jogar


Ajude a uma tartaruguinha na tarefa de retirar, com as suas borbulhas, o lixo que é lançado no fundo dos oceanos. Em cada fase, você tem que desviar dos anzóis, de um baiacu e retirar a sujeira, sem contudo, esbarrar nos itens que vão surgindo no caminho.

Usa-se apenas o mouse para conduzir a tartaruguinha e clicar para fazer borbulhas.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Evangelho em nossa casa


















Era uma manhã de sol. As flores enchiam de cores o grande jardim da Casa Espírita Amor e Caridade.

A turminha já se arrumava afoita em suas carteiras, na sala de evangelização.

Tia Mara, muito entusiasmada ia dar início à lição do dia:

-Bom dia amiguinhos ! – disse ela sorridente.

-Bom dia Tia Mara ! – respondeu a turminha em coro.

- A nossa lição de hoje é sobre o Evangelho no Lar. – continuou ela – Mas, antes eu gostaria de saber se alguém sabe me dizer o que é o Evangelho ?

Gustavo foi o primeiro a se manifestar. Levantou o dedo indicador pedindo a vez para falar.

- Pode falar Gustavo. – consentiu ela .

- Tia Mara, - disse ele- lá em casa, eu ouvi a minha mãe dizendo uma vez, que, o Evangelho é a história de Jesus.

- Muito bem Gustavo !, a sua mãe estava certa. – assentiu Tia Mara – Agora, para dar continuidade, eu vou contar para vocês a história do Evangelho:









No tempo de Jesus, há mais de 2.000 anos atrás, tudo era muito diferente: não existiam os livros nem mesmo o computador. Então, os companheiros mais próximos do Nosso grande Mestre, assistindo aos acontecimentos tão importantes daqueles dias, resolveram registrar tudo em folhas de papéis que eram chamadas, naquela época, de papiros.

Esses escritos ficaram bem guardados e mais tarde foram transformados em um livro conhecido como o Novo Testamento, que faz parte da bíblia. Num desses acontecimentos, Jesus falou aos seus amigos que Deus enviaria mais tarde um Consolador que ensinaria a humanidade coisas que ela ainda não estava preparada para entender.

- E o que era o Consolador, Tia Mara ? – questionou Suzana, muito curiosa.

O Consolador prometido por Jesus era o Espírito de Verdade, que revelou para o mundo a Doutrina dos Espíritos, ou o Espiritismo. Todas esses novos acontecimentos, trazidos pelos espíritos, foram cuidadosamente estudados e estão registrados nas obras que foram publicadas por Allan Kardec.

- Já sei Tia Mara !! – interferiu Luizinho, demonstrando sabedoria – Essas obras são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, A Gênese, O Céu e o Inferno e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

-Perfeito Luizinho !! – disse Tia Mara, muito feliz. – Estou vendo que vocês estão aproveitando bem as nossas lições.

-Mas, o que é o Evangelho no Lar ? – perguntou novamente curiosa, a Suzana.













- O Evangelho no Lar é uma reunião em família, feita em nossa casa pelo menos um dia da semana, em que podem participar também pessoas amigas, com o objetivo de estudar o Evangelho. Nessa reunião é lido e comentado um texto de O Evangelho Segundo o Espiritismo e feito preces que auxiliam na harmonização do ambiente. Com isso, a nossa casa se torna um ponto de luz que beneficiará a todos, inclusive aos nossos vizinhos e contribuirá também para a Paz em nosso planeta.

- Tia Mara ! Quanta coisa boa o Evangelho no Lar nos faz ! – comentou Rosinha admirada.

- Isso mesmo Rosinha ! – exclamou Tia Mara – Vocês podem participar junto com seus pais, fazendo preces e lendo historias que falem sempre de coisas positivas, como as que foram contadas pelo nosso Amigo e Mestre Jesus. Lembrem-se sempre de que devemos nesse momento, nos mantermos em clima de Paz e oração.

- Agora que eu já aprendi sobre o Evangelho no Lar, – comentou Luizinho – vou convidar aos meus pais para virem a Casa Espírita, para conhecerem e fazerem também, essa reunião em nossa casa.

- Muito bem Luizinho ! É assim que se fala ! – concluiu a evangelizadora.

Tia Mara percebeu a alegria e satisfação de todos encerrando a lição com uma prece e agradecimento a Jesus pela participação e pelo aproveitamento da turminha.


Carlos Pereira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aprendendo a Canção

Olá amiguinhos !

Vamos aprender mais uma canção ?

Hoje nós aprenderemos juntos, com esse vídeo do Manancialzinho a canção, “Ele tudo Fez”, que fala de Deus, o Nosso Pai e nos apresenta todas as coisas que ele criou.



segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Que é o Amor ?












Em uma sala de aula havia várias crianças, quando uma delas perguntou a professora:

- Professora, o que é o Amor ?

A professora sentiu que a criança merecia uma resposta a altura da pergunta inteligente que fizera.

Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:

- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

A primeira criança disse:

- Eu trouxe esta flor, não é linda?

A segunda criança falou:

- Eu trouxe esta borboleta - veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.

A terceira criança completou:

- Eu trouxe este filhote de passarinho - ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

E assim as crianças foram se colocando.

Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.

Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

A professora se dirigiu a ela e perguntou:

- Meu bem, por que você nada trouxe?














E a criança timidamente respondeu:

- Desculpe, professora. Vi a flor, e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida... Ela parecia tão feliz, que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho, caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe, e preferi devolvê-lo ao ninho.

Portanto, professora, trago comigo: o perfume da flor; a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?

A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera, que só podemos trazer o Amor no coração.


(Autor desconhecido)

sábado, 15 de maio de 2010

Minha Canção





Clique aqui para jogar

Olá criançada !

Vamos brincar com os sons ?

Esse é um joguinho muito divertido, em que vocês vão compor diferentes canções usando as opções de sons que aparecem em quatro diferentes cenários.

São sons de bichos, instrumentos musicais, brinquedos e objetos de cozinha e no final, vocês também podem compor misturando todas as opções de sons num mesmo cenário.

Vamos lá ! é só começar a usar a sua criatividade !

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bons Hábitos – Ajudar o Próximo (Vitaminix)

Olá Amiguinhos !

Vamos assistir a mais uma lição da turminha Vitaminix ?

Dessa vez eles vão nos ensinar como é bom sermos solidários e para isso, eles nos dão exemplos de como a natureza cumpre bem o seu papel.

Vamos então, aprender como nos faz bem ajudar ao próximo ?


terça-feira, 11 de maio de 2010

O Príncipe e a Luz

















Um dia um pequeno príncipe de um principado distante e humilde, acendeu uma pequena lamparina e saiu a caminhar pelas ruelas do lugar.

Algumas pessoas não entendiam, pois era dia e não havia necessidade de luz, já que o sol brilhava a pino no céu azul. Elas olhavam curiosas e comentavam:

-Coitado, és louco!!, o nosso príncipe é um desvairado...

Andava por becos e aonde chegava, acendia um pequenino lume, ofertava a quem bem o recebesse e seguia rumo, caminhava...

Enfrentava dias de chuva ou de intenso calor, subia, descia montanhas íngremes e em cada canto uma candeia deixava.

Alguns riam e apontavam, outros só olhavam, cochichavam...

Noutros encontrava a hostilidade e silencioso, paciente, prosseguia em sua jornada.

Assim, levou grande parte de sua vida, até que um dia, sentindo que a velhice se aproximava, escalou a montanha mais alta e em seu cume sentou-se. Era tarde ainda e o céu sem nuvens estampava a beleza de um indescritível azul.

Muito sereno ele apreciou a beleza da paisagem, recolheu-se em uma pequena gruta e permitindo-se a um breve repouso adormeceu.

Sem noção de quanto tempo assim levou: se horas, dias, ou meses, despertou...

Era noite... O vento era forte e a escuridão era tão profunda que ao menos conseguia enxergar o seu próprio corpo.

Assustado percebeu que a sua pequena lamparina havia se apagado, levantou-se e com muita dificuldade deu alguns passos até sair da gruta.

Tão grande foi a sua surpresa !

Pode presenciar naquele momento um espetáculo que para sempre iria ficar registrado em sua alma.

Aquele foi para ele o maior presente de toda sua vida !

Percebeu que lá de cima podia contemplar milhares de pequeninas luzes brilhando acesas na escuridão da noite multiplicando-se a todo instante, tal qual estrelas de raro esplendor.

Compreendeu então que era finda a sua missão.

Despojou-se então de sua roupa já bastante desgastada pelo tempo e partiu daquele principado, iluminado por uma reluzente luz superior.



Carlos Pereira

*Ditado por Glauco em claraudiência

domingo, 9 de maio de 2010

Dedicado às Mamães


















Mãezinha


Quando o Pai Celestial precisou colocar na Terra as primeiras criancinhas, chegou à conclusão de que devia chamar alguém que soubesse perdoar infinitamente.

De alguém que não enxergasse o mal.

Que quisesse ajudar sem exigir pagamento.

Que se dispusesse a guardar os meninos, com paciência e ternura, junto do coração.

Que tivesse bastante serenidade para repetir incessantemente as pequeninas lições de cada dia.

Que pudesse velar, noites e noites, sem reclamação.

Que cantarolasse, baixinho, para adormecer os bebês que ainda não podem conversar.

Que permanecesse em casa, por amor, amparando os meninos que ainda não podem sair à rua.

Que contasse muitas histórias sobre a vida e sobre o mundo.

Que abraçasse e beijasse as crianças doentes.

Que lhes ensinasse a dar os primeiros passos, garantindo o corpo de pé.

Que os conduzisse à escola, a fim de que aprendessem a ler.

Dizem que nosso Pai do Céu permaneceu muito tempo, examinando, examinando... e, em seguida, chamou a Mulher, deu-lhe o título de Mãezinha e confiou-lhe as crianças.

Por esse motivo, nossa Mãezinha é a representante do Divino Amor no mundo, ensinando-nos a ciência do perdão e do carinho, em todos os instantes de nossa jornada na Terra. Se pudermos imitá-la, nos exemplos de bondade e sacrifício que constantemente nos oferece, por certo seremos na vida preciosos auxiliares de Deus.


Meimei (Espírito)

Por Francisco Cândido Xavier, do livro Pai Nosso.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Lenda da Árvore














No princípio do mundo, quando os vários reinos da Natureza já se achavam apaziguados e enquanto o ouro e o ferro repousavam no subsolo, o homem, os animais de grande porte, os passarinhos, as borboletas, as ervas e as águas viviam na superfície da Terra... E o Supremo Senhor, notando que os serviços planetários se desdobravam regularmente, chamou-os ao seu Trono de Luz, a fim de ouvi-los.

A importante audiência do Todo-Poderoso começou pelo Homem, que se aproximou do Altíssimo e informou:

— Meu Pai, o globo terrestre é nossa gloriosa oficina. Minha esposa, tanto quanto eu, se sente muito feliz; entretanto, experimentamos falta de alguém que nos faça companhia, em torno do lar, e nos auxilie a criar os filhinhos.

O Todo-Misericordioso mandou anotar a referência do Homem e continuou a ouvir as outras criaturas.

Veio o Boi e falou:

—Senhor, estou muito bem; contudo, vagueio sem descanso durante as horas de sol.

Grande é a minha fadiga e a resistência cada vez menor...

Veio o Cavalo e reclamou:

—Eu também, Grande Rei, sinto aflitivo calor cada dia...

Aproximou-se a Corça e rogou:

—Poderoso, estou exposta à perseguição de toda gente. Não terei a graça de um ser amigo que me proteja e defenda?

Logo após, surgiu gracioso passarinho e suplicou:

—Celeste Monarca, recebi a bênção da vida, mas não tenho recursos para fazer meu ninho. Nas pastagens rasteiras, não posso construir a casa...

Adiantou-se a Borboleta e implorou:

—Meu Deus, tudo é belo no mundo; todavia, onde repousarei?

Em último lugar, chegou o Rio e disse:

—Grande Senhor, venho cumprindo os meus deveres na Terra, escrupulosamente, mas preciso de alguém que me ajude a conservar as águas...

O Supremo Soberano ficou pensativo e prometeu providenciar.

No dia imediato, toda a Terra apareceu diferente.
As árvores robustas e acolhedoras haviam surgido, representando a sublime resposta de Deus.


Neio Lúcio

Do livro Alvorada Cristã, de Francisco Cândido Xavier.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Evolução dos Espíritos



















Olá Turminha !

Em nossas lições anteriores, aprendemos que existem três diferentes categorias de espíritos.

Os Espíritos imperfeitos, os Espíritos bons e os Espíritos puros.

A lição de hoje nos ensina como evoluem os espíritos. Quando é que um Espírito imperfeito torna-se um Espírito bom até passar a ser um Espírito puro ?

Vamos aprender juntos como é que isso acontece ?


A Evolução dos Espíritos


Deus criou os Espíritos simples e ignorantes. Cabe a eles ao longo da existência buscar o conhecimento e a sabedoria que os levarão à eterna paz. E esse aprendizado se faz pela realização do trabalho que Deus lhes dará. Os Espíritos preguiçosos se acomodarão. Os mais espertos irão a luta. Aqueles que trabalharem direito irão em frente. Já os outros se atrasarão. Cedo ou tarde, porém, todos acabam realizando seus trabalhos, atingindo a perfeição.

Os Espíritos não nascem bons ou maus. Deus os criou livres para escolherem o rumo que darão às suas vidas. Eles se tornarão bons ou maus por vontade própria. Os fracos se tornarão maus, influenciados pelos Espíritos imperfeitos que o cercam. Mas, à medida que amadurecem e comecem a andar com as próprias pernas, ficarão livres dos Espíritos que são seus inimigos e os atormentam.


O Livro dos Espíritos para Infância e Juventude Vol. I, a partir de o Livro dos Espíritos de Allan Kardec. ( por Marisa Alem)



Concluindo então, meus amiguinhos: as nossas escolhas são determinantes para a nossa evolução espiritual. Se escolhermos pelo bem, tendo sempre atitudes de amor e bondade para com o próximo, mais rápido estaremos caminhando para alcançarmos a perfeição a que, como espíritos, estamos destinados.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Sermão do Monte

Olá Amiguinhos !

Hoje nós vamos conhecer mais uma história do Nosso Amigo e Mestre Jesus que se chama “O Sermão do Monte”.

Ela é cheia de grandes ensinamentos.

Um verdadeiro roteiro para a nossa vida.



















O Sermão do Monte


As histórias do divino Mestre Jesus já se espalhavam por toda Galiléia. Todos queriam conhecer de perto aquele Homem que falava de amor, curava os enfermos e ensinava com belíssimas lições coisas como caridade, respeito e perdão.

Estava Ele nos arredores de Carfanaum, quando uma grande multidão o esperava próximo a um monte. Jesus vendo a aglomeração, subiu aquele monte até a uma certa altura em que podia falar com todos, começou o seu discurso que transmitia grandiosos ensinamentos e que ficou conhecido como “O Sermão do Monte” ou “As Bem-aventuranças”.

Falou então, Jesus àquela gente:

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

"Bem aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

"Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós".

Ouvindo isso, a multidão o exultou e seguiu levando consigo aqueles ensinamentos para toda vida.

















Agora amiguinhos, vamos falar um pouco sobre esses ensinamentos ?

Vamos tentar entender um pouquinho o que o nosso Divino Mestre ensinou àquele povo, naquele monte, que devemos também aprender para o resto de nossas vidas ?


"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

Dizendo isso Jesus nos ensina a lição da humildade, por isso ele chamou de “pobres de espíritos” aos humildes.

Ele nos diz que o homem que evolui em inteligência deve ser humilde e compreender que Deus é a causa primária de tudo o quanto existe no Universo, que o que faz a verdadeira grandeza no “Reino dos Céus” são as virtudes que não se perde, como a bondade, a humildade e não os títulos e os bens materiais que conquistamos aqui na terra, como a casa, a roupa, o dinheiro e a fortuna.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”

Com isso o Mestre Jesus nos ensina que o sofrimento, a dor, são lições para o nosso crescimento espiritual e que com isso, devemos aprender com as nossas dificuldades, sem portanto, nos revoltarmos contra Deus e o nosso próximo.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.”

Ser manso é não agredir, não usar a violência e resguardar a Paz. Jesus nos fala que os mansos são os herdeiros da terra e aqui eles irão reencarnar quando o nosso planeta passar a ser um mundo de Regeneração, onde habitarão somente os espíritos que evoluírem espiritualmente.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.”

Acreditar na justiça de Deus, em Sua bondade e sabedoria.

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.”

Ser misericordioso é saber perdoar e esquecer as ofensas, não guardar a mágoa contra o próximo.

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”

Limpos de coração são as pessoas que não desejam o mal a nínguem e que vivem fazendo o bem e ajudando a todos.

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”

Ser pacificador é viver em paz consigo e com as pessoas. É buscar sempre a paz em todas as situações.

"Bem aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”

O Mestre Jesus consola aos que são perseguidos e incompreendidos por crerem em Deus e nos seus ensinamentos, dizendo que eles terão “o Reino dos Céus”.

"Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós."

Jesus reforça o que havia dito antes, explicando que aqueles que o seguem poderão ser perseguidos e incompreendidos pela sua crença, mas que estão no caminho certo e evoluem para a conquista da perfeição.


Carlos Pereira



Referências:

Mateus cap. V a VII
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec
Seara do Mestre , Jesus Ensinamentos (Evangelização).

sábado, 1 de maio de 2010

Arrumando os Planetas










Clique aqui para jogar


Olá amiguinhos !

Vamos colocar os planetas em seu local correto ?

Usando apenas o mouse, esse joguinho dinâmico nos ajuda a aprender os nomes e a ordenar os planetas que estão em nossa galáxia.

Sucesso e um excelente final de semana para todos !