A higiene física ajuda a prevenir doenças de origem física.
A higiene mental ajuda a prevenir doenças de origem espiritual.
Somos corpo, perispírito e espírito.
Está tudo interligado: se o corpo adoece, o perispírito também. Nosso Espírito precisa estar alerta para corrigir os problemas, que não surgem à toa.
As doenças físicas podem ser causadas por vírus, bactérias, acidentes, etc., e são tratadas pela medicina. As doenças de origem espiritual são causadas por problemas de outras vidas ou desta, e algumas vezes por obsessores.
Exemplos de problemas de outras vidas que trazemos à atual, porque infringimos Leis de Deus:
Crianças que nascem com alguma deficiência física, como síndrome de Down;
· doenças hereditárias, (lábio leporinos, nanismo)
· câncer, (de fígado, de sangue)
· diabetes,
· doenças crônicas, (anencefalia...)
· alergias, (rinites, asma, bronquites)
· problemas de estômago, (hérnia de hiato)
· suicídio
São marcas profundas que ficam no CORPO ESPIRITUAL (perispírito) e ao encarnarmos trazemos essas marcas que se manifestam em nosso novo corpo físico.
O que fazer?
O contrário de tudo o que foi falado acima:
· Perdão
· Caridade
· Amizade,
· Compreensão
· Respeito
· Tolerância
· Falar coisas boas
· Bons pensamentos
· Paciência
· Bondade
· Benevolência
· Disciplina
· otimismo
· estudo
O homem só é infeliz pela importância que dá às coisas deste mundo.
“Disciplinar e edificar o pensamento através da fixação da mente em ideias superiores da vida, do amor, da arte elevada, do bem, da imortalidade, constitui objetivo moral da reencarnação, de maneira que plenitude, a felicidade sejam a conquista a ser lograda. Pensar bem é fator de vida que propicia o desenvolvimento, a conquista da vida.” (Joanna de Ângelis).
Os pensamentos e as palavras expressam os sentimentos que temos no coração.
O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando.
Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas.
Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.
O que é saúde? – No dicionário:
1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.
2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar.
O que podemos fazer para manter nossa saúde física? – Cuidar de nossa alimentação, lavar bem as mãos, fazer sempre a higiene corporal, dormir ao menos 8 horas, brincar, se vacinar, não fumar, não beber alcoólicos, não usar drogas, etc.
E a saúde mental? – Elevação dos pensamentos, ler bons livros, assistir bons filmes, se exercitar, frequentar bons lugares, pois a saúde mental é alimentada pelas nossas atitudes.
Todos nós conhecemos frases do tipo: “Quem canta seus males espanta”, “O bom humor afasta as doenças”, “vive melhor aquele que ri mais” etc. Com isso, percebemos que o bem ou mal-estar mental/emocional, reflete-se em nosso estado físico.
Quem nunca ficou com dor de cabeça depois de um problema? Quem nunca ficou com o coração disparado e as mãos geladas ao se deparar com um perigo?
Alterações mentais como o estresse, depressão, medo, ansiedade, raiva, etc., podem provocar vários problemas orgânicos como: asma, rinite, úlcera, artrite reumatoide, hipertireoidismo, diabetes, hipertensão arterial, doença das artérias coronárias, derrame, enxaqueca, ...
Evangelizadora Marita Pianaro