quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Oração de uma Criança


Querido Deus, Pai e Amigo!
Como é bom viver com a sua companhia!
Obrigado por ter me dado uma linda família
E pelos amiguinhos também!
Obrigado pelo aprendizado na escola...

A minha gratidão Senhor, é ainda maior
Quando vejo todas as coisas boas
e maravilhosas que fizeste para mim...
Obrigado pelas estrelas de prata no céu
E pelas flores que enfeitam o meu jardim.

Não posso esquecer do sol dourado
Com seus raios que iluminam a natureza
Das gotinhas de chuva regando as plantinhas,
Do mar e do rio que corre,
Oh Deus, quanta beleza!

Quero agora pedir-te por todas as crianças,
Para que possam conhece-Lo e ama-Lo,
tal qual como eu...
Que tenham a luz da Paz
E assim seja, meu Deus!

Amara Luzia

Por Carlos Pereira

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Olhar de Criança



Olhar de criança quero ter,
Para colorir a vida com as mais belas cores.
Cores vibrantes como o seu grito.
Cores alegres como o seu riso.
Cores singelas como o seu olhar.

Cores leves como o seu corpo.
Cores puras como a sua alma.
Cores eletrizantes como os seus saltos.
O seu olhar faz resplandecer a pureza de viver.
Viver a vida com alma pura, doce, singela.

Cercada de beleza pura e de pura beleza.
Este olhar é comparável
As mais lindas flores ao amanhecer,
Cheias de orvalho e perfumada.
És a mais linda de toda criação de Deus.

Mãos pequeninas,
Mãos delicadas,
Mãos sem marcas,
Mãos da gênese da vida.

Oh! Como querias voltar a ser criança,
Criança de alma,
De alma serena.
Olhar nos olhos delas faz-nos
esquecer a mais terrível dor.
E ao estender as mãos pequenas e delicadas
para ofertar uma flor sinto o toque da realidade.

Passo então a observar o seu olhar.
Olhar que acalma e consola,
Olhar cheio de terno amor,
Porque sorri com os olhos.

Nady Santos

domingo, 20 de outubro de 2019

ABC Cubos



O desafio desse divertido joguinho de raciocínio é eliminar em cada fase todos os cubos compostos com as primeiras letras do alfabeto. Para isso, basta clicar nos grupos de letras iguais e vencer as etapas.

Clique na imagem para jogar

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O Livro Espírita



Onde ficam registrados os conhecimentos que os homens acumularam durante séculos? Vocês já imaginaram como seria nosso mundo sem a escrita? Como passar o conhecimento se não existisse uma forma de registrá-los? De certo não haveria livros e, portanto, não haveria como guardar tanto conhecimento como existem nos dias de hoje. Então, a escrita tem muita importância, não é verdade? Através dela obtemos e passamos informações e fixamos, adquirimos conhecimentos. Sem a escrita muitos conhecimentos adquiridos através de gerações perder-se-iam no tempo por falta de como armazená-las.

Imaginem a dificuldade que encontra o analfabeto. Eles tem dificuldade em comprar e receber troco, pegar um ônibus correto, ler embalagens, etc. E ainda não podem desfrutar do prazer da leitura, não se desenvolvem intelectualmente.

Livros, revistas, jornais, placas, embalagens, etc. são formas de passar informações.

Vou aproveitar o momento para falar um pouquinho para vocês de como surgiu à escrita, foi assim:

A escrita surgiu através de simples desenhos no tempo da pré-história, os homens daquela época buscavam comunicar-se registrando os acontecimentos nas paredes das cavernas em que moravam (fig1).


Fig1- Os desenhos nas paredes das cavernas são "Documentos históricos", verdadeiros testemunhos da vida do Homem em tempos remotos e de culturas extintas.

Passam os milênios e por volta de 4.000 a.c começa a surgir à escrita, onde usaram placas de barro e argila e pedra (fig2),


Fig2- A Escrita era feita na pedra, argila ou placa de barro.

Depois o papiro (fig3 e 4) feito de uma planta (usado em rolos), e depois foi substituído por pergaminho (fig5) que era feito de couro de boi, cabra ou carneiro até o surgimento do papel.

Você pensa que era fácil arrumar uma folhinha para escrever naquela época? Hum...



Fig3 e 4- O papiro era obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas.

A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.


Fig5 - Pergaminho era feito de couro de boi, cabra ou carneiro.

A escrita é de suma importância para a propagação dos conhecimentos, pois foi assim que foram surgindo os livros que armazenam as informações.

Quem gosta de escrever poesia, conto ou diário? Quando escrevemos estamos descrevendo um mundo (o nosso), e um livro é assim, descreve para nós novos mundos e novas ideias.

Livros de um modo geral devem trazer algo de bom, ter um objetivo, uma proposta. O livro é fonte de saber de informação onde adquirimos novos conhecimentos. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante ter o hábito da leitura porque com ela aprimoramos a linguagem e a comunicação com o mundo.

Há muitos tipos de livros que falam de muitos assuntos: livros científicos (que trata de ciências), livros didáticos (que usamos na escola), os literários (romances) e como existem livros que edificam nossa alma, nos confortam na dificuldade, aperfeiçoa ou desenvolve as qualidades da nossa alma e mantém o equilíbrio e melhoria dos pensamentos.

O primeiro resultado da leitura é o aumento dos conhecimentos que podem ser gerais (sobre vários assuntos) e específicos (apenas sobre determinado assunto).

Devemos ler muito sobre vários assuntos, mas, a dedicação à leitura (para nós espíritas) deve ser maior em relação aos livros espíritas. A leitura, o estudo das obras espíritas é absolutamente indispensável, sem os quais não se pode conhecer o Espiritismo.

O espiritismo veio para abrir horizontes, e o livro espírita tem o importante objetivo de ajudar a renovar sentimentos.

Vamos conhecer os benefícios do Livro Espírita:


1. Melhoria dos pensamentos – ajuda-nos a ter bons pensamentos e manter o equilíbrio da alma.

2. Discernimento – o bom livro espírita é aquele que nos ensina a selecionar as coisas boas das ruins na nossa vida.

3. Conforto na dificuldade – nos momentos difíceis que atravessarmos, ele traz a perspectiva da melhora e a compreensão de que a dificuldade é transitória.

4. Convite ao aprimoramento - procuramos conforto no ambiente que vivemos, mas, ele é inútil para nós quando passamos por dificuldades e sofrimentos. O livro espírita é aquele que traz conforto espiritual e o melhoramento das qualidades da alma.

Enfim, o livro espírita nos convida a pensar, a questionar, ele abre caminhos, liberta, consola, ensina, nos faz parar e refletir sobre o mais simples acontecimento corriqueiro, levando-nos a compreender e possível modificação.

Existem muitos livros espíritas psicografados pelos médiuns ou escritos por estudiosos espíritas. Os médiuns mais conhecidos são: Chico Xavier que psicografou 412 livros, Divaldo P. Franco, etc. Muitos livros espíritas trazem mensagens consoladoras, outros romances ou conhecimentos científicos e fatos da vida espírita.

E os Espíritos que ditam as obras, quais já ouviram falar? (André Luiz, Emmanuel, Scheilla, Joana D’Angelis, etc.).

Há 152 anos recebemos a 1ª obra Espírita (relembrar aula Allan Kardec), denominada O Livro dos Espíritos, codificada ou reunida pelo prof. Rivail e a seguir vieram (estimular os evangelizando a enumerar as obras): O Livro dos médiuns, Evangelho segundo Espiritismo, O céu e o inferno e a Gênese que compõem as obras básicas da doutrina espírita e tudo que se ouve falar da doutrina constam nessas obras, pois são a base.

Evangelização Espírita Infantil (Simone Anastácio)

sábado, 12 de outubro de 2019

Dez Anos de O Manancialzinho!

Olá pequeninos!

Dia de comemoração de aniversário em nosso blog!

E é para vocês que estamos festejando!

Vamos todos vibrar saúde, paz, amor, harmonia e muita felicidade por esses dez anos juntos com vocês!

Nesse dia tão especial, vamos somar a nossa alegria! Juntos, somos 10!

Hoje, 12 de outubro, a nossa festa se torna ainda maior por ser também o dia dedicado a vocês.

Parabéns a toda garotada desse nosso planeta!

Que Senhor Jesus, o nosso Mestre e Amigo, abençoe a todas as crianças!

Um abraço fraterno e cheio de Luz para vocês!

São os votos de,

Carlos Pereira - O Manancialzinho

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Brinquedos com Reciclados

Selecionei esse vídeo que ensina como fazer brinquedos com materiais reciclados para o dia das crianças. Entre eles um vai e vem, um bilboquê e um canhão de espuma. Fáceis de fazer eles são uma diversão garantida para os pequenos.


terça-feira, 8 de outubro de 2019

Aprendendo a Canção: Toda Criança tem Direitos

No mês das crianças fazemos uma homenagem em nosso “Aprendendo a Canção” com o vídeo oficial do DVD de “O Mundo Encantado de Belinha, a Ovelhinha” e a música, “Toda Criança tem Direitos”. A canção foi composta por Verônica Firmino e tem como intérpretes Guigo Saraivah e Gabriella Saraivah.


domingo, 6 de outubro de 2019

A Importância da Religião


A palavra "religião " deriva do latim religare, que significa religar, ligar novamente, isto é, restabelecer a ligação perdida com Deus. A religião é o sentimento divino que liga o homem ao Seu Criador. Ela é a ciência que revela a verdade, isto é, as leis divinas e indica o caminho que devemos seguir para alcançar a felicidade. Uma religião, em sua significação verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças. Mas em poucas palavras, no que consiste a Religião? O seu principal fundamento é amar a Deus de todo o nosso coração, entendimento e alma, com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos, conforme ensinou o Nosso Mestre Jesus.

Jesus Cristo foi o Espírito mais puro e luminoso que se encarnou na Terra; é o modelo de perfeição que devemos seguir. Ele já existia antes da formação deste planeta e foi escolhido por Deus, para governar este mundo e revelar Suas leis aos homens. Antes da Sua vinda, Jesus enviou, periodicamente, os Seus mensageiros e missionários, para revelar gradualmente as leis divinas as primeiras organizações religiosas do nosso planeta. As religiões de todos os séculos estão cheias de sábios e profetas, que trouxeram ao mundo a ideia de Deus e das leis morais a que os homens se devem submeter para a obtenção da evolução espiritual (progresso moral e intelectual).

As primeiras religiões surgiram entre os povos primitivos do oriente. A história da origem de quase todos os povos antigos se confunde com a da religião deles. Os seus primeiros livros sagrados foram ao mesmo tempo os primeiros livros de ciência, como foram, durante largo período, o código único das leis civis. No entanto, devido à falta de desenvolvimento intelectual e conhecimento científico, as explicações que davam sobre a origem do universo possuíam erros grosseiros. Além disso, muitos deles inventaram cultos exteriores extravagantes, normas socias e princípios dogmáticos (crenças que não podiam ser contestadas) que não provinham do Senhor. Apesar disso, não devemos desprezar as escrituras antigas, pois todas possuem gérmens de grandes verdades. Embora haja desvios ou interpretações erradas, todas possuem o mesmo princípio que é “amai-vos uns aos outros”, base imortal dos ensinos de Jesus.

Atualmente existem inúmeras religiões antigas sendo praticadas no mundo, as principais são: o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o confucionismo, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo (1). O Hinduísmo é considerada a organização religiosa mais antiga da história. Suas crenças foram transmitidas oralmente, de geração em geração, por muitos séculos na Índia, até serem transcritas nos Vedas, escrituras dos grandes mestres das ciências hindus, que contam cerca de 2000 anos a.C. O budismo, surgiu tempos depois, com o nascimento do Buda e se espalhou para diversas regiões do oriente. Na China, os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas (tais como: o confucionismo, o taoísmo e o budismo). Os seus principais fundamentos estão contidos nas obras de três grandes sábios: Fo-Hi, Lao-tsé e Confúcio. Em Israel, os adeptos do judaísmo seguem os ensinos dos antigos profetas e de Moisés, contidos no Antigo Testamento (na Bíblia). O islamismo surgiu a partir das revelações feitas pelo profeta Maomé, registradas no livro Alcorão. E as várias vertentes do Cristianismo, tais como: a Católica (325 d. C), a Ortodoxa (1054 d.C) e a Protestante (1517 d. C) surgiram séculos depois da vinda do Cristo.

O Cristianismo primitivo, vivenciado pelos primeiros cristãos, é a síntese (o conjunto das partes essenciais), em simplicidade e luz, de todos os sistemas religiosos mais antigos. Os ensinamentos contidos no Evangelho, mostram todos os deveres do homem para com o próximo, explicando que a prática da caridade é fundamental. No entanto, o Cristo não pode dizer tudo na sua época. Ele nos prometeu um outro Consolador, que viria mais tarde, para ensinar todas a coisas e relembrar tudo que havia dito. O Espiritismo vem, na época predita (1857), cumprir a promessa do Cristo. A Doutrina (2) Espírita, como também é chamada, nos traz o conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; por que sofre temporariamente e necessita progredir incessantemente, através de uma série de existências. Ensina que que a vida continua após a morte, e que a Justiça de Deus atinge a todos.

O Espiritismo é uma Doutrina filosófica, cientifica e religiosa, revelada pelos Espíritos Superiores e organizada por Allan Kardec. A filosofia busca compreender a existência humana, a ciência esclarece a nossa ignorância e a religião traz consolo para a nossa alma. Entretanto, o Espiritismo não é uma religião como as outras, visto que não tem cultos, nem rituais, nem dogmas e nenhum dos seus adeptos recebe o título superior de Sacerdote ou Papa. O Espiritismo respeita todas as convicções sinceras e não afasta pessoa alguma das suas crenças. Uma de suas metas é reformar a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; colocar fim às interpretações erradas, e restaurar a religião do Cristo, que foi modificada e corrompida. Além disso, pretende unir os homens em uma mesma crença, porque não há senão um Deus, e suas leis são as mesmas para todos.

O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. A verdadeira religião não é uma manifestação exterior (com formas de adoração, cultos e rituais), é um sentimento, e é no coração humano que está o verdadeiro templo. A verdadeira religião ilumina o caminho das almas. O indivíduo que tem uma boa formação religiosa, possui muito mais resistência em relação as dificuldades da vida do que aquele que não a tem, pois se apoia na fé e na esperança. A presença de Deus na mente e no nosso coração, será sempre uma bússola apontando o porto de segurança e de paz que desejamos. Por isso devemos participar das aulas de evangelização infantojuvenil e dedicarmo-nos ao estudo de Suas leis, que é a Religião.

Algumas citações bíblicas com o tema religião:

Timóteo - 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver”.

Tiago 1.26 “Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã”.

Tiago 1.27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”.

Lucas 11.28 “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática”.


Referências (1): https://super.abril.com.br/blog/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/ (2): DOUTRINA: Conjunto de princípios em que se fundamenta um sistema religioso, político ou filosófico; ideologia, sistema, teoria. (http://michaelis.uol.com.br/busca?id=W014 - Data de consulta: 13- 08-18)

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Salve São Francisco de Assis!



Hoje, 4 de outubro comemora-se o dia de São Francisco. Em sua homenagem destacamos o texto “Retornando a Assis”, que descreve toda a sensação experimentada pelo médium e conferencista espírita, Divaldo Franco, quando em visita a terra natal do santo da Úmbria. Lembrado singularmente pela perseverança de vencer o egoísmo reinante em sua época (e ainda em todos os tempos), ele deixou para as nossas Almas com a sua missão na terra, a lição de renovação através do exemplo de renúncia e amor ao próximo.


Retornando a Assis


Por Divaldo Franco

Aproximadamente há trinta anos vivi a notável experiência de visitar a cidade de Assis, procurando reencontrar o inolvidável São Francisco. A magia da sua vida que vem sublimando outras vidas ao longo da História embriagou a minha infância e juventude, oferecendo-me a doce presença de Jesus no mundo atribulado e enfermo dos tempos…

As suas sublimes canções embalaram a minha existência, convidando-me ao enternecimento e à esperança de que é possível amar-se a tudo e a todos, voltando-se à infância com toda a sua ingenuidade.

Pareceu-me revê-lo pelas ruas de pedras irregulares cantando as baladas enternecedoras que se tornaram inolvidáveis.

Jamais hei-me olvidado do seu amor por todas as criaturas, assim como da sublime entrega de Clara ao seu chamado de misericórdia e de compaixão.

Neste ínterim, retornei por diversas vezes, reencontrando-o sempre nas alamedas dos foras da cidade e das suas paisagens iridescente cobertas de lavanda em flor…

Estou novamente na cripta de São Francisco, reflexionando sobre a sua mensagem nestes dias de ultraje e agressividade, de desespero e de injustiça, de violência e de horror…

A sociedade que alcançou as estrelas e as micropartículas não conseguiu fazer-se solidária à dor que ulula em toda parte aguardando oportunidade de renovação.

Aos meus ouvidos chegam as notícias de que a guerra da Síria terminou, ao tempo em que reacende a raiva iraniana contra os judeus e Gaza é tomada pela expectativa de bombardeios.

O grande problema, porém, é que o homem e a mulher modernos ainda não aprenderam a conviver como irmãos, dando-se conta da transitoriedade das conquistas inúteis e do vazio existencial que devora povos e indivíduos, reduzindo tudo ao caos.

Em uma análise mais profunda constato que é muito fácil amar e compreender o próximo, bastando uma autovistoria desvelando as próprias dificuldades.

A tecnologia de ponta aproximou os indivíduos, reduziu as distâncias, ao tempo que produziu uma incomensurável solidão, proporcionando um individualismo perverso e destruidor da alegria de viver e de cantar.

Logo mais, voltarei a esse mundo diferente onde vivo e desejo rogar-te, Irmãozinho dos animais e amigo da Natureza, que venhas comigo e com todos aqueles que te visitam, ajudar-nos a disseminar a paz e o amor nas existências estioladas e nos sentimentos amargurados.

Se voltares a cantar outra vez e te utilizares de nossas vozes para dialogar e nossos braços para servir, estaremos sendo instrumentos da paz de Deus no mundo.



Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 17-05-2018.


Prece de São Francisco


Por Alziro Zarur

“Senhor, fazei de mim um
instrumento da Vossa Paz;
onde haja ódio, consenti que eu
semeie Amor;
perdão, onde haja injúria;
fé, onde haja dúvida;
verdade, onde haja mentira;
esperança, onde haja desespero;
luz, onde haja treva;
união, onde haja discórdia;
alegria, onde haja tristeza.

Ó Divino Mestre!
Permiti que eu não procure
tanto ser consolado quanto consolar;
compreendido quanto compreender;
amado quanto amar.

Porque é dando que recebemos;
perdoando é que somos perdoados;
e morrendo é que nascemos para a
Vida Eterna”.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Os Dez Mandamentos



Sinopse do livro:

Os Dez Mandamentos, ou A Lei de Deus Explicada às Crianças, destina-se a orientar infância e juventude à observação da natureza quanto ao cumprimento das leis de Deus. Partindo dos dez mandamentos transmitidos a Moisés, apresenta a humildade no trabalho das árvores, dos pássaros, da abelha, da formiga, do vento, da chuva e de todos os elementos da Terra que trabalham seguindo a divina vontade. Em linguagem fácil, é um convite ao ser humano para o serviço do bem e do progresso geral. Livro com ilustrações coloridas.

Autores: Clóvis Tavares e Nina Arueira
Gênero: Infantojuvenil
Editora: LAKE