sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recesso de Carnaval



Caríssimos amiguinhos leitores de O Manancialzinho,

O carnaval é uma festa alegre que congrega pessoas de todas as nações. Que seja para todos vocês um momento fraterno para brincar com muita harmonia e paz no coração.

Comunicamos que durante os dias de carnaval faremos uma pausa com as nossas postagens e retornaremos normalmente com as nossas atualizações a partir do dia 06.03 (quinta-feira).


Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!

Abraço fraterno!

Carlos Pereira - O Manancialzinho

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A autoestima



“A autoestima é nosso senso de dignidade pessoal. Origina-se de todas as ideias, sensações e experiências que reunimos a respeito de nós mesmos durante a vida: achamos que somos inteligentes ou idiotas; sentimo-nos desajeitados ou graciosos; gostamos ou não de nós mesmos.”

“... todos precisam ter autoestima, pois esta afeta praticamente todos os aspectos da vida.”

“A adolescência é um dos períodos mais críticos da vida em termos de desenvolvimento da autoestima. É a ocasião em que a pessoa precisa adquirir um senso firme de identidade – conhecer-se como um indivíduo singular, separado dos outros, ter um senso dos próprios talentos e criatividade e ser capaz de se sentir uma pessoa de valor, com objetivos futuros. Durante estes anos, a criança se torna adulta, saindo da dependência para a independência e criando autoconfiança. Surgem muitas questões básicas a respeito da idade adulta que se aproxima que devem ser encaradas com seriedade, se não forem completamente resolvidas. Incluem a escolha da vocação, planos para sustento próprio, casamento, filosofia de vida, independência da família e capacidade de se relacionar com o sexo oposto.”

Certa vez, perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento. E Jesus lhes respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos. (Mateus, 22:34 a 40). Vocês podem notar que Jesus quando nos pediu para amar nosso próximo, explicou de que forma deveríamos amá-los: da mesma forma como nos amamos. Logo, amarmo-nos, gostarmos de nós mesmos é uma parte muito importante dos ensinamentos de Jesus. Como pode amar alguém quem não gosta de si mesmo, não é verdade? Será que gostamos de nós mesmos? Será que nos achamos pessoas inteligentes, agradáveis? Vamos hoje perceber a importância de aprendermos a gostar de si mesmos cada dia mais.


Evangelização Espírita - Lu Beheraborde

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Falando de Paz



Será que o mundo seria capaz
De viver em paz simplesmente,
Somente em paz, eternamente?

Gostaria que todos falassem de paz,
Que sorrissem, e se abraçando,
Em união, ficassem se ajudando.

Que a paz se tornasse um bem universal.
e independente de raça, cor ou religião,
As pessoas pensassem com o coração

Assim não haveria discórdia ou guerra,
Nada que fizesse alguém sofrer...
Este é o mundo em que eu gostaria de viver.

Muriel Elisa Távora Niess Pokk

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Carimbos Reciclados de Figuras EVA



Essa é uma dica do portal www.pragentemiuda.org



Você pode confeccionar carimbos de figuras EVA usando material reciclável (tampinhas plásticas ou de garrafas pet) para presentear ou brincar com os amigos.



As figuras EVAS podem ser encontradas em pacotes de 100 desenhos variados e o preço é bem baixo.



Anote o material:


01 pacote de figuras EVA
Tampinhas plásticas em geral ou de garrafas pet
01 almofada de carimbo



Um bom divertimento!.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Abecedário Espírita



O abecedário espírita é um dicionário para evangelização de publicação mensal em nosso blog com palavras e expressões comumente usadas na doutrina.

Educação: Educar é transformar, é conhecer, é criar hábitos saudáveis para o progresso.
Egoísmo: Estamos doentes quando pensamos somente em nós mesmos e não no próximo. É o maior inimigo da felicidade.
Encarnação: É quando o Espírito vem nascer em um corpo.
Ensinar: é orientar o próximo, amorosamente, para o reino da compreensão e da paz.
Escribas: Nome dado, no início, aos secretários dos reis de Judá e algumas pessoas dos exércitos judeus. Mais tarde, o nome foi dado aos doutores que ensinavam a lei de Moisés.
Espírita: Aqueles que creem no Espiritismo. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e esforços no bem.
Espiritismo: é o resultado do ensino dos Espíritos onde o Allan Kardec organizou em livros. É a prova da existência da alma após a morte. É uma doutrina puramente moral, que tem as bases do Cristianismo (dos ensinamentos do Cristo).
Espírito: São seres inteligentes que estão sem o corpo e que moram no Universo, fazem parte o mundo invisível.
Evangelho: é o livro e podemos dividi-lo em cinco partes que são os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. O evangelho é o livro do coração. O Evangelho comentado à luz do Espiritismo é o livro que ajuda a curar as feridas do sentimento. O evangelho de Jesus é o roteiro das pessoas para a vida feliz.
• Evangelização Espírita Infanto-juvenil: é a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus.
Evolução: é a modificação para melhor, é a superação de um estagio por outro. A evolução
nunca termina estamos sempre a progredir.
Evolução espiritual: é a que se realiza no intimo das pessoas. É uma serie de escolhas acertadas no sentido do bem.
Evolução material: é a que se observa no meio onde se vive, por exemplo, a melhoria dos
meios de transporte, comunicação,…

Fonte: FEB (Federação Espírita brasileira)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lousa Legal



Clique aqui para jogar

O jogo é um espaço para você usar sua criatividade onde você pode desenhar, inserir figuras, brincar com as formas geométricas, aprender as sílabas e formar palavras com as letras do alfabeto. Um jogo inteligente e multididático.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dica de Livro: E, para o Resto da Vida...



Wallace Leal Valentim Rodrigues (adaptador)
Autor: Diversos
Infantojuvenil - 136 págs. - 14x21 cm
Clarim - Livro - Espírita

Sinopse do livro:

Episódios da vida comum narrados em suaves contos e reflexões, traduzem caminhos para uma vida de mais harmonia e felicidade. Um livro para todas as idades "E, para o resto da vida..." Textos adaptados da revista Seleções Reader's Digest.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Livro Espírita



Onde ficam registrados os conhecimentos que os homens acumularam durante séculos? Vocês já imaginaram como seria nosso mundo sem a escrita? Como passar o conhecimento se não existisse uma forma de registrá-los? De certo não haveria livros e, portanto não haveria como guardar tanto conhecimento como existem nos dias de hoje. Então, a escrita tem muita importância, não é verdade? Através dela obtemos e passamos informações e fixamos, adquirimos conhecimentos. Sem a escrita muitos conhecimentos adquiridos através de gerações perder-se-iam no tempo por falta de como armazená-las.

Imaginem a dificuldade que encontra o analfabeto. Eles tem dificuldade em comprar e receber troco, pegar um ônibus correto, ler embalagens, etc. E ainda não podem desfrutar do prazer da leitura, não se desenvolvem intelectualmente.

Livros, revistas, jornais, placas, embalagens, etc. são formas de passar informações.

Vou aproveitar o momento para falar um pouquinho para vocês de como surgiu à escrita, foi assim:

A escrita surgiu através de simples desenhos no tempo da pré-história, os homens daquela época buscavam comunicar-se registrando os acontecimentos nas paredes das cavernas em que moravam.

Passam os milênios e por volta de 4.000 a.c começa surgir à escrita, onde usaram placas de barro e argila e pedra, depois o papiro feito de uma planta (usado em rolos), e depois foi substituído por pergaminho que era feito de couro de boi, cabra ou carneiro até o surgimento do papel.

Você pensa que era fácil arrumar uma folhinha para escrever naquela época? Hum...

O papiro era obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas.

A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

A escrita é de suma importância para a propagação dos conhecimentos, pois foi assim que foram surgindo os livros que armazenam as informações.

Quem gosta de escrever poesia, conto ou diário? Quando escrevemos estamos descrevendo um mundo (o nosso), e um livro é assim, descreve para nós novos mundos e novas ideias.

Livros de um modo geral devem trazer algo de bom, ter um objetivo, uma proposta. O livro é fonte de saber de informação onde adquirimos novos conhecimentos. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante ter o hábito da leitura porque com ela aprimoramos a linguagem e a comunicação com o mundo.

Há muitos tipos de livros que falam de muitos assuntos: livros científicos (que trata de ciências), livros didáticos (que usamos na escola), os literários (romances) e como existem livros que edificam nossa alma, nos confortam na dificuldade, aperfeiçoa ou desenvolve as qualidades da nossa alma e mantém o equilíbrio e melhoria dos pensamentos.

O primeiro resultado da leitura é o aumento dos conhecimentos que podem ser gerais (sobre vários assuntos) e específicos (apenas sobre determinado assunto).

Devemos ler muito sobre vários assuntos, mas, a dedicação á leitura (para nós espíritas) deve ser maior em relação aos livros espíritas. A leitura, o estudo das obras espíritas é absolutamente indispensável, sem os quais não se pode conhecer o Espiritismo.

O espiritismo veio para abrir horizontes, e o livro espírita tem o importante objetivo de ajudar a renovar sentimentos.

Vamos conhecer os benefícios do Livro Espírita:

1. Melhoria dos pensamentos – ajuda-nos a ter bons pensamentos e manter o equilíbrio da alma.

2. Discernimento – o bom livro espírita é aquele que nos ensina a selecionar as coisas boas das ruins na nossa vida.

3. Conforto na dificuldade – nos momentos difíceis que atravessarmos, ele traz a perspectiva da melhora e a compreensão de que a dificuldade é transitória.

4. Convite ao aprimoramento - procuramos conforto no ambiente que vivemos, mas, ele é inútil para nós quando passamos por dificuldades e sofrimentos. O livro espírita é aquele que traz conforto espiritual e o melhoramento das qualidades da alma.

Enfim, o livro espírita nos convida a pensar, a questionar, ele abre caminhos, liberta, consola, ensina, nos faz parar e refletir sobre o mais simples acontecimentos corriqueiros, levando-nos a compreender e possível modificação.

Existem muitos livros espíritas psicografados pelos médiuns ou escritos por estudiosos espíritas. Os médiuns mais conhecidos são: Chico Xavier que psicografou 412, livros, Divaldo P. Franco, etc. Muitos livros espíritas trazem mensagens consoladoras, outros romances ou conhecimentos científicos e fatos da vida espírita.

E os Espíritos que ditam as obras, quais já ouviram falar? (André Luiz, Emmanuel, Scheilla, Joana D’Angelis, etc.).

Há 152 anos recebemos a 1ª obra Espírita, denominada O Livro dos Espíritos, codificada ou reunida pelo prof. Rivail e a seguir vieram: O Livro dos médiuns, Evangelho segundo Espiritismo, O céu e o inferno e a Gênese que compõem as obras básicas da doutrina espírita e tudo que se ouve falar da doutrina constam nessas obras, pois são a base.


Fonte: Evangelização Espírita Infantil Simone Anastásio

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Assim Nasceu o Espiritismo

Um vídeo documentário encenado por jovens e crianças mostrando como se deu o nascimento do espiritismo com a codificação de Allan Kardec.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Retorno das Férias

Olá !



É o que desejo a todos os nossos amiguinhos leitores durante todo esse novo ano que iniciou.

Estamos de volta com muita alegria a nossa evangelização espírita infanto-juvenil.

Bem vindos de volta ao Manancialzinho!

Deus abençoe a todos!
Abraço fraterno!
Carlos Pereira