segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Compreendendo a Caridade














Evangelho no Lar é o momento semanal em que a família se reúne para aprender os ensinamentos de Jesus, orar e também enviar boas vibrações para aqueles que necessitam. Naquela noite, após a prece inicial, Fábio leu o trecho O Óbolo da Viúva em O Evangelho Segundo o Espiritismo (capítulo XIII, itens 5 e 6).

- Acho que não entendi muito bem, disse Susi.

- Vou tentar contar a parábola de outro jeito - disse Dona Janda. Há uma garota muito rica, que tem muitas roupas. Quando ela não gosta mais de uma roupa, coloca em um enorme baú; quando o baú enche, ela doa as roupas em um orfanato e fica esperando que lhe agradeçam.

- Uma outra garota, continuou o pai, não tem muitos brinquedos. Ela costuma brincar com as crianças em um orfanato perto de sua casa e, às vezes, leva um de seus brinquedos para doar àquelas crianças que tem menos que ela. Não espera agradecimentos e doa com amor.

- Qual delas faz a verdadeira caridade? A garota que doa o que sobra e espera agradecimento, ou a que doa pouco, mas faz com amor?

Antes que alguém pudesse responder, o pai continuou:

- E uma outra garota, muito pobre, será que ela pode fazer caridade?

- E o que ela vai dar, se não tem quase nada? - pergunta Susi.

- Amor, carinho, respeito - disse logo a mãe. Ela pode visitar um doente, ajudar um amigo, fazer boas ações, sempre com amor.

Conversando, eles entenderam que a verdadeira caridade é a que realizamos com amor, sem esperar agradecimentos. E que é possível realizá-la doando coisas materiais e através de pensamentos, palavras e ações.

Seguiram, então, enviando vibrações para que todas as pessoas compreendessem e praticassem a verdadeira caridade. Terminaram o Evangelho no Lar com uma prece. Mais uma vez, foi um momento importante de esclarecimento, união e amor daquela família.


Cláudia Schmidt

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reforma Íntima – Como fazer?









COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA?

A Reforma Íntima é uma luta constante até que o espírito chegue à perfeição e se torne um espírito puro. Será tanto mais rápida quanto mais disposição tiver o espírito de buscar o seu progresso espiritual.

Para isso é preciso substituir os defeitos por virtudes.

São defeitos: o orgulho, a inveja, o ciúme, o egoísmo, a agressividade, a maledicência, a intolerância, a vaidade etc.

São virtudes: a bondade, a humildade, a resignação, o bom senso, a generosidade, a caridade, a afabilidade, a doçura, a tolerância e o perdão.











PRIMEIRO PASSO: AUTOCONHECIMENTO.

O primeiro passo para realizar a Reforma Íntima é o autoconhecimento. É preciso conhecer para mudar.

Como querer eliminar nossos defeitos se nem ao menos sabemos quais são eles? Como trabalhar nossas virtudes se não sabemos quais são elas?

É muito raro as pessoas pararem um pouco para refletir sobre seus próprios atos, vícios, virtudes, comportamentos... Muitas vezes, acham que não têm defeitos e continuam a vida sem se preocuparem com isso. Outras acham que não têm qualidades ou virtudes e perdem a oportunidade de usar os talentos que possuem.

Como fazer o autoconhecimento?

Ao fim do dia, interrogue a sua consciência e relembre o que fez, perguntando-se a si mesmo se não faltou a algum dever, se não deixou de fazer o bem em alguma ocasião e se ninguém teve motivo para de você se queixar. Analise se você tratou mal alguém e se foi orgulhoso ou egoísta em algum momento.

Evite julgar os outros, mas permita-se analisar a si mesmo!










SEGUNDO PASSO: MUDAR ATITUDES.

Conhecendo a nossa própria personalidade, é hora de consertarmos nossos erros e trabalharmos nossas qualidades, para que nos tornemos pessoas melhores.

Allan Kardec nos deixou o seguinte ensinamento: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para dominar suas más inclinações.”

O espírita, dessa forma, não é melhor do que ninguém, mas tem obrigação de ser melhor do que ele mesmo. Deve, pois, trabalhar para que hoje tenha algo de melhor do que ontem e que amanhã tenha algo de melhor do que hoje.

As mudanças vêm progressivamente e os resultados são surpreendentes. A criatura que trabalha a sua Reforma Íntima torna-se, aos poucos, mais tranqüila, mais serena diante das dificuldades da vida, mais paciente e amorosa com os outros, enfim, torna-se mais feliz!

Vamos tentar?


Clésio Tapety, texto da apostila "A Turma do Dequinho"

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Reforma Íntima

Olá amiguinhos !












Vocês já ouviram falar em reforma ?

No dicionário, a palavra reforma significa o mesmo que modificar ou dar uma nova forma a alguma coisa.














Reformamos a nossa casa quando modificamos a arrumação dos móveis, dos livros da estante ou dos objetos de decoração, dando um novo aspecto ao ambiente em que vivemos.

Mas, o que vem a ser a reforma íntima ?


A Reforma Íntima


Nem sempre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento moral andam juntos. Por isso é que vemos, algumas vezes, pessoas muito inteligentes, mas inescrupulosas; e, outras vezes, vemos pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, mas que têm um coração muito bom.

Encontramos, ainda, pessoas que não se desenvolveram muito nem no campo intelectual, nem no campo moral, necessitando de oportunidades de aprendizado nos dois lados. Todos nós precisamos nos educar, tanto intelectualmente quanto moralmente. Não podemos nos esquecer de nenhum desses lados.

Durante muito tempo, a questão da educação do ser humano foi tratada apenas como “desenvolvimento do intelecto”, esquecendo-se, muitas vezes, da educação dos sentimentos ou do “desenvolvimento moral” do indivíduo.

No campo moral, o Espiritismo vem dar à humanidade uma contribuição muito importante, promovendo a reforma íntima, a superação de problemas, vícios e defeitos e, conseqüentemente, contribuindo para a regeneração do planeta através da mudança interior das pessoas.

A melhoria do ser humano é a grande proposta do Espiritismo. Para tanto, a Doutrina Espírita nos convida ao maior de todos os combates: o duelo de cada um contra si mesmo, buscando domar as más tendências. Esse é o “bom combate”. Trata-se da luta constante dentro de nossa intimidade, com o objetivo de vencermos os maiores inimigos da humanidade, que são a causa do nosso sofrer, mas que se instalam dentro de nós mesmos: o egoísmo e o orgulho.

Como fazer isso?

Através da Reforma Íntima!


Clésio Tapety, texto da apostila "A Turma do Dequinho"
Texto de introdução: Carlos Pereira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ditado do B e D














Clique aqui para jogar

Esse é um joguinho educativo, feito para treinar a ortografia. No ditado do B e D, escreva corretamente as palavras que são ouvidas e apresentadas nas gravuras para ir acumulando a sua pontuação. Em cada acerto, você acumula 1 ponto para o resultado final. Boa sorte !

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Evoluir , esta é a Lei











D. Amélia chamou o Menino com carinho.

- Meu pequenino é hora de levantar…

O garotinho foi abrindo os olhos devagarinho como se não desejasse parar de sonhar. Sorriu ao ver a mãezinha amorosamente a lhe observar.

- Bom dia meu rapazinho, o sol já está lá fora a lhe esperar .

- Ah mamãe, só mais um pouquinho !

- Não meu querido, deixa essa preguicite de lado, somente plantas e pedras crescem no mesmo lugar. Temos todos, deveres e compromissos a honrar !

A mesa os esperava com delicioso café da manhã, pães, leite, frutas e cereais, alimentos que proporcionavam uma nutrição matinal leve, saudável e rica em vitaminas e sais minerais.

Lavou o rosto, escovou os dentes, desejou um bom dia ao pai, arrumou o quarto, fez os deveres da escola e depois das tarefas cumpridas ainda lhe sobrou tempo para jogar bola.

As manhãs pareciam curtas, queria ter sempre mais um tempinho para poder usufruir de algumas diversões.

Riu ao lembrar que ainda há pouco estava a reclamar do tempo, queria ficar na cama viajando em pensamentos, e agora queria mesmo ter mais algumas horas para brincar e cumprir com suas obrigações.

D. Filó já havia explicado sobre a evolução voluntária e sobre a evolução natural do ser.

A natural é aquela que independe somente da nossa vontade, porém é conseqüência de um agrupamento de elementos causais, reflexos de todas as ações e energias pensamentais provocadas pela coletividade.

A individual é aquela que depende unicamente de nossos impulsos e escolhas pessoais, depende do esforço incontestável para que ocorram progressos intelectuais e morais. Evoluir é uma condição irreversível para todas as criaturas, da rudeza em que fora principiada, estagiando em vários reinos, mineral, vegetal e animal, migrando para a racionalidade humana e assim persistindo até que atinja o maior grau de sublimidade e perfeição espiritual.

Por isso a importância da conscientização, enfrentando face a face à luz da razão, só assim sairá da infância em busca do aperfeiçoamento das suas melhores faculdades.

Aquele que dormita, almejando apenas a tranqüilidade e desprezando suas capacidades, crendo que será levado e salvo sem do próprio esforço e motivação a necessidade, progredirá tal como um verme rastejante, lento, em estado de sonolência.

O espírito consciente de suas habilidades e inteligência, nunca se dá por contente ou realizado com poucos ensinamentos, sabe que a ignorância é o seu maior entrave, não se vê como sábio ou perfeito e está sempre em busca de conhecimentos e modelos mais avançados .

Se alcança sabedoria erudita , não a considera finita, tem o prazer em multiplicar e divulgar suas finalidades, de maneira simples e clara aos alunos que lhes são ofertados a dispõe e facilita.

Muitos desses professores, homens de gênio, por aqui já pisaram. A solicitude do Criador seus ensinamentos superiores ofertaram , revelando-lhes os caracteres do amor e da verdade. Krishna, Buda, Moisés, Aristóteles, Platão, Jesus, lançaram gentilmente sua luz sobre a humanidade.

Ciências, filosofias morais e os aspectos beneficentes da religiosidade. Cada qual servindo de guia, predispondo sua sapiência adquirida em vivências anteriores, no momento certo e na melhor oportunidade.

Ah ! Como é importante e bom poder contar com a grandeza desses Mestres em nossas vidas, saciando nossa sede de saber. Obrigada a todos Eles e também a todos os mestres como minha querida professora D. Filó, que atende sua vocação de ensinar, cumprindo com dedicação e amor seu dever, sem pensar apenas nas recompensas materiais da profissão. O dom de ensinar é talvez uma das mais belas formas de caridade, pois é uma amável atitude de plena doação, que temos que reconhecer.


Paty Bolonha, (série D. Filó e Sophia)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Caridade


















A caridade consiste em fazer o bem e evitar o mal.

Estudando-se a vida espiritual descobriu-se que os espíritos felizes são aqueles que viveram na Terra fazendo o bem, isto é, praticando a caridade.

Se é preciso fazer o bem para a gente ser feliz, devemos adotar a regra: — fora da caridade não há salvação.

Esta é a norma que o Espiritismo apresenta para todos os encarnados de boa vontade, que trabalham para o seu progresso.

Submetendo nossa vida à lei da caridade, nós nunca nos desviaremos do caminho do Dever e entraremos no mundo espiritual com a consciência tranqüila.

A pessoa caridosa é paciente, é bondosa, é honesta e trabalhadora. Não tem inveja de ninguém; não prejudica a seu próximo; não é soberba e não tem orgulho nem vaidades.

A pessoa caridosa não é ambiciosa; não é egoísta; não se irrita e não fala mal dos outros.

Quando precisa repreender alguém o faz com energia, sem magoar.

A pessoa caridosa é verdadeira e sincera; ama a justiça e a verdade.

A pessoa caridosa não se vinga e não guarda ódio; combate o mal, os vícios, os preconceitos e a hipocrisia.

Enfim, a pessoa caridosa faz aos outros somente aquilo que desejaria que os outros lhe fizessem.

A prática da caridade transformará a Terra em um paraíso; é por isso que o Espiritismo aponta como o caminho da felicidade a lei: — fora da caridade não há salvação.


Eliseu Rigonatti, (Catecismo Espírita)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Joguinho Pistas Musicais














Clique aqui para jogar



Um joguinho inteligente e muito divertido em que você escolhe os instrumentos musicais, arruma-os arrastando com o mouse até os quadrinhos para depois repetir corretamente a seqüência apresentada no desafio com os sons dos mesmos.

Com dois níveis de dificuldade, esse divertimento exige muita atenção e memória, além de ensinar a identificar os sons dos instrumentos.

Usa-se apenas o mouse.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jesus no Lar


















Jesus em Casa


O culto do Mestre, em casa,
É novo sol que irradia
A música da alegria
Em santa e bela canção.

É a glória de Deus que vaza
O dom de Graça Divina,
Que regenera e ilumina
O templo do coração.

Ouvida a benção à prece
Na sala doce e tranqüila,
A lição de bem cintila
Como um poema a brilhar.

O verbo humano enaltece
A caridade e a esperança.
Tudo é bendita mudança
No plano familiar.

Anula-se a malquerença
A frase é contente e boa.
Quem guarda ofensas, perdoa,
Quem sofre, agradece à cruz.
A maldade escuta e pensa
E o vício da rebeldia,
Perde a máscara sombria...

Toda névoa faz-se luz !

Na casa fortalecida
Por semelhante alimento,
Tudo vibra entendimento
Sublime e renovador.

O dever governa a vida,
Vozes brandas falam calmas...
É Jesus chamando as almas
Ao Reino do Eterno Amor !


Irene S. Pinto

Do livro: Luz no Lar, de Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Influências
















Vocês sabem o que é influência?


Vamos ver um exemplo:














São Francisco foi uma pessoa que sempre gerou uma influência boa, pelo que dizia e principalmente pelas suas ações.

Era um homem bom que irradiava alegria e amor. Ele amava a tudo, da mesma forma como uma fonte oferece suas águas para todos, sem exceção. Então, as pessoas que conviveram com ele foram influenciadas para o bem, para a alegria e para o amor.














Um exemplo oposto nós podemos ver em Hitler, que promoveu a Segunda Guerra Mundial, na qual morreram muitos milhões de pessoas.

Hitler usou de todos os recursos possíveis para influenciar os alemães a aceitarem a guerra. Ele fazia discursos inflamados e sabia como usar as palavras que mais tocassem o patriotismo das pessoas.

Hitler foi uma influência para o mal, enquanto São Francisco foi uma influência para o bem.




Agora vamos procurar exemplos de outras pessoas que conseguiram gerar influência para o bem?


Texto extraído do módulo I “Cinco minutos de valores humanos” (para crianças e adolescentes) , de Saara Nousiainen.



Nota “O Manancialzinho”:


Assim como São Francisco, temos inúmeras personalidades que influenciaram a humanidade promovendo o bem. São exemplos: Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, entre outros...

Os seus ensinamentos são verdadeiros roteiros a nos guiar em nossa caminhada evolutiva.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Relações além-túmulo


Entre os Espíritos há uma ordem de autoridade. Os superiores têm autoridade sobre os inferiores. Isso porque os Espíritos evoluídos nada mais desejam que indicar para os Espíritos imperfeitos os caminhos que deverão seguir para que atinjam a verdadeira paz fraternal. E tal ordem nada tem a ver com a hierarquia (níveis de autoridade) existente aqui na terra. Um Espírito que foi presidente de um país, ao ter sua alma separada do seu corpo, pode se ver na condição de um Espírito inferior, e um simples mendigo, além-túmulo, pode ser um Espírito de ordem mais elevada.

Quanto mais superior for o Espírito, mais liberdade terá de ir para onde desejar, uma vez que estará trabalhando para ajudar os Espíritos imperfeitos a evoluírem. Já os mais ignorantes não tem liberdade para ir e vir. Os Espíritos ficam próximos daqueles que lhes são simpáticos e evitam aqueles com os quais não tem afinidade, formando grupos para fazer o bem ou o mal. E eles se comunicam entre si sem precisar falar, pois o fazem pelo pensamento. E quanto mais puro for o Espírito, mais saberá sobre o outro.

O que define a aparência de um Espírito é o seu Perispírito. Um Espírito reconhece no outro um parente, amigo ou inimigo em vidas anteriores, observando seu passado.

Quando uma alma se desprende do corpo, ao retornar ao mundo dos Espíritos, a maneira como irá ser recepcionada dependerá do que foi em vida. Os bons se encontrarão com parentes e amigos queridos. Já os maus se verão isolados, cercados de espíritos iguais a ele.


O Livro dos Espíritos para Infância e Juventude Vol. I, Cap.VI,a partir de o Livro dos Espíritos de Allan Kardec. ( por Marisa Alem)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Ser Humano mais importante do Mundo


O desafio anual da escola era a seguinte pergunta: “Qual o ser humano mais importante do mundo?” A melhor resposta valia uma bolsa de estudos para o ano seguinte. Tita queria muito ganhar o desafio, porque sua família passava por dificuldades financeiras e o prêmio ajudaria bastante.

Ela, decidida a brigar pelo primeiro lugar, foi à luta! A primeira parada foi a Biblioteca Municipal, porém lá havia centenas de biografias de homens e mulheres que foram e são importantes para a humanidade. Tita fez algumas anotações, mas não encontrou uma resposta.

Em seguida a garota foi pesquisar na Internet. Procurou em vários sites, sem encontrar a informação que desejava.

Tita foi, então, perguntar a sua mãe:

- Jesus! – foi a resposta que ouviu. Ele mudou o mundo. A história e a contagem do tempo se dividem entre antes e depois da sua presença na Terra. Seus ensinamentos são muito importantes para a humanidade.

Era, sem dúvida, uma resposta muito interessante. Porém, logo em seguida, Tita lembrou que Jesus jamais se consideraria o ser humano mais importante do mundo. Embora ele seja o modelo e guia, o ser mais perfeito que já encarnou na Terra, Jesus é humilde. Ele disse que tudo o que ele fez e faz nós também podemos fazer, pois somos todos irmãos, filhos de Deus, um Pai bondoso e sábio.

Ela se lembrou, então, de diversos outros indivíduos que dedicaram sua vida em auxiliar as pessoas: Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Martin Luther King, Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, todos eles são exemplos de amor ao próximo.

- É isso!- disse Tita bem alto. Descobri quem é o ser humano mais importante do mundo!

E ela elaborou a resposta que ganhou o primeiro prêmio e a bolsa de estudos:


"Conforme ensinado por Jesus, o ser humano mais importante do mundo é o meu próximo, aquele que precisa de mim e me oportuniza realizar a caridade através de pensamentos, palavras e ações. Assim, considerando o meu próximo o ser humano mais importante do mundo, a quem devo respeitar, amar e fazer o bem, caminho na direção de Deus, nosso Pai."


Claudia Schmidt

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

De volta ao Manancialzinho















Olá amiguinhos !


Estamos de volta !

As férias do blog “O Manancialzinho” chegaram ao fim.

Agora, com as energias renovadas e muita alegria recomeçamos as nossas atividades trazendo para vocês muitas novidades:

Novos textos, historinhas edificantes e também muito entretenimento educativo com os ensinamentos da doutrina dos espíritos, codificada por Allan Kardec e as lições do evangelho de Jesus.

Agradecemos sempre a presença de todos vocês !

Sejam bem-vindos e que Deus os abençoe !

Abraços fraternos

O Manancialzinho.