sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vídeo Cultura

O Movimento dos Planetas


Vídeo da série "ABC da Astronomia", da TV Escola, com uma breve exposição sobre os movimentos dos planetas que fazem parte do sistema solar.



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobre a Não-Violencia



A consciência da não-violência corresponde ao estágio máximo da evolução humana, pois se expressa no relacionamento compreensivo e harmoniosos com tudo e com todos, dos amigos e parentes e todas as criaturas do planeta. A prática desse conceito se dá proporcionando a todos o aprendizado capaz de valorizar e proteger as próprias qualidades e respeitar as do próximo.

Não-violência é a abstinência de ferir por pensamento, palavra ou ação. (MESQUITA, 2003, p. 72). Mesquita (2003, p. 73) estabelece os subvalores da nãoviolência e suas definições:

FRATERNIDADE- é o reconhecimento de que todos têm a mesma origem divina e os anseios são basicamente os mesmos.

ALTRUÍSMO- é a vitória sobre o egoísmo. É a satisfação de realizar algo sem a preocupação de satisfazer o ego.

RESPEITO A CIDADANIA- é a consciência de que nosso bem estar está ligado ao bem estar social.

CONCÓRDIA- é a apreciação lúcida e paciente de uma opinião ou situação.

FORÇA INTERIOR- é o cultivo dos valores humanos, que fortalece o caráter do ser. E também a manifestação consciente do Deus interno.

UNIDADE- é a consciência da interdependência em relação ao todo. Tudo interage e se comunica, ninguém vive isolado.

PATRIOTISMO- é o amor pela terra em que vivemos e o oferecimento de nossos dons para o crescimento e o desenvolvimento dela.

RESPONSABILIDADE CÍVICA- é a colaboração ativa com o crescimento de uma nação, quer como indivíduo, quer como empresa, quer como organização governamental. É uma alternativa positiva e crítica ao sistema e da omissão, que nada resolvem.

SOLIDARIEDADE- é a identidade de sentimentos com nosso semelhante.

RESPEITO À NATUREZA- é a consciência da importância de todas as formas de vida e da interdependência delas.

RESPEITO ÁS RELIGIÕES- é o despertar do respeito às diferenças, a abertura para novos conhecimentos, que não dá espaço ao julgamento.

USO ADEQUADO DO TEMPO- é aproveitar todo momento como se fosse único, executando-se as atividades de acordo com o tempo proposto pela natureza.



Texto extraído do fascículo IV, por uma Educação pela Não-Violencia, de Adriane Valéria Kiszka

domingo, 23 de junho de 2013

Recesso de O Manancialzino



Caros leitores,

Faremos uma breve pausa de recesso em razão dos festejos do São João.
Retornaremos com as nossas atualizações normais a partir de 25.06 (terça-feira).
Desejamos a todos um São João de muita Paz!

Abraços fraternos!
Carlos Pereira

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cultivo de Vegetais



A nossa dica para jogos online do mês é o “Cultivando Vegetais”. Nele você tem que irrigar, através da montagem de um canal, todas as áreas que foram cultivadas para fazer brotar os vegetais. Um divertimento inteligente e educativo.



Clique aqui para jogar

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Palavras Cruzadas

Um passatempo para treinarmos o nosso conhecimento sobre a vida de Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita.





Clique na imagem para ampliá-la.


Fonte: Livro de Atividades do Dequinho, autor Clesio Tapety.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Perispírito



O corpo fluídico, semimaterial,
Da própria consciência recebe as impressões.
Assim é o perispírito que acompanha o Ser.
Fora da matéria ou nas reencarnações.

Ao corpo físico é quase igual,
Até mesmo o semblante.
Assim, é o corpo espiritual
Do Ser quando ainda errante.

O Espírito, ao evoluir,
Depura seu corpo astral.
E com vibrações de amor
Alivia seu peso mental.

Surpresa maior para o homem
É descobrir o corpo perispiritual,
Com o qual se movimenta,
No plano espiritual.

Dos papéis fundamentais do perispírito,
O mais importante é o elo de união
Entre o Espírito, Princípio Inteligente,
E o corpo físico, na bênção da reencarnação.

(autor desconhecido)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Antonio de Pádua



Foi no final do século XII, em Lisboa, então Reino de Portugal, que nasceu Fernando Martins de Bulhões, nome de batismo do conhecido Santo Antonio de Pádua. Filho de nobres cristãos fervorosos, o menino Fernando, desde muito cedo conviveu num ambiente cheio de caridade e devoção cristã.

Ainda muito pequeno, com apenas oito anos, foi entregue aos cuidados dos clérigos da Catedral vizinha para estudar e daí em diante, sua vida passou a ser dividida entre suas tarefas escolares na Catedral e o aconchego carinhoso do seu lar.

Assim o menino Fernando cresceu e em sua juventude começaram a aparecer os primeiros sinais de sua mediunidade. Com 15 anos foi ordenado padre no convento agostiniano, aonde vinham sempre franciscanos a pedir pão para distribuir com os pobres. Padre Fernando então ficou amigo dos franciscanos e quando soube que eles seguiriam em viagem para o Marrocos (um país distante, aonde poucos conheciam os ensinamentos de Jesus) para ensinar as pessoas o evangelho, resolveu segui-los , tornando-se um missionário franciscano e passando a ser chamado, a partir de então, de frei Antonio.

A missão em Marrocos era perigosa, lá na terra dos mouros, os cristãos eram perseguidos e cruelmente mortos. Padre Antonio com pouco tempo de chegada adoeceu fortemente e teve que voltar às pressas de navio a Portugal, mas, na viagem, uma forte tempestade desviou o seu rumo e ele foi parar junto com seus companheiros missionários na costa da Sicília, ilha do sul da Itália. Era primavera e nesse lugar de ares e energias salutares, frei Antonio restabeleceu a saúde. Foi na Itália também que frei Antonio conheceu frei Francisco de Assis, o representante da ordem dos franciscanos.

Frei Antonio escolheu a cidade de Pádua, na Itália, para viver o resto de sua vida. Ele dedicou-se ao evangelho espalhando o ensinamento de amor ao próximo cuidando de doentes e ajudando aos pobres. A sua partida para a pátria espiritual deu-se lá mesmo, em Pádua, em 13 de junho de 1231.

Das faculdades mediúnicas de Frei Antonio, podemos destacar a de efeitos físicos, capaz de materializar espíritos, como o do luminífero menino Jesus, em casa do amigo Conde Tiso; a de bicorporeidade, quando estando em repouso em Lisboa deslocou-se em espírito e materializou-se em Pádua para defender o seu pai que estava necessitando de auxílio.


Por Carlos Pereira

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Lenda da Pérola



Era uma vez um grãozinho de areia que vivia no deserto no meio de milhões e milhões de outros grãos de areia.

Um dia disse aos amigos:

- Eu hei de sair do deserto!

E os amigos às gargalhadas começaram a fazer pouco dele:

- Tu não passas de um grão de areia. A tua vida é no deserto. Nunca hás de sair daqui!

- Eu digo-vos que hei de sair – insistia o grãozinho.

E os amigos rebentavam de novo à gargalhada a fazer pouco dele, repetindo-lhe:

- Tu não passas de um grão de areia!

Um dia o vento começou a soprar muito forte. Levantou-se uma tempestade no deserto. Todos os grãozinhos de areia deram as mãos uns aos outros e juntaram-se muito juntinhos para não voar com o vento. Foi então que o nosso grãozinho aproveitou para largar as mãos de todos e se deixar levar pelo vento.

Levantou voo e voou, voou durante horas.

Quando o vento deixou de soprar, ele já estava sobre as águas do mar. Caiu. Foi para o fundo dos oceanos, aterrou numa ostra e transformou-se numa pérola.


Autor desconhecido

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Livro: Ler e Crescer com a Doutrina Espírita



Uma série que teve início em 2012, com a primeira edição intitulada O que é Deus, “Ler e Crescer com a Doutrina Espírita” é um lançamento editorial da Federação Espírita Portuguesa que tem como objetivo levar o conhecimento espírita a crianças e jovens.

Nesses livros são tratados diversos temas doutrinários numa linguagem dirigida às faixas etárias mais jovens. Ideal para evangelizandos.

Os livros podem ser adquiridos por pedidos junto à FEP (Federação Espírita Portuguesa).

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Valores e Virtudes



O que são valores?

São fundamentos éticos e morais “que consideramos importantes em nossas vidas. Valorizar alguma coisa significa dar-lhe importância. Naturalmente, pessoas diferentes terão valores diferentes” (O’Connor e Seymour, 1996, p. 107).

De acordo com Anthony Robbins (2001, pp. 317 e 318), valores “são simplesmente suas próprias crenças, pessoais e individuais, sobre o que é mais importante para você. Seus valores são seus sistemas de crenças sobre certo, errado, bom e mau”.

O que são virtudes?

“Virtude é uma disposição estável para praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação”.

VIRTUDE é tudo aquilo que ajuda na evolução.
VÍCIO é tudo aquilo que atrasa a evolução.

Qual a mais meritória de todas as virtudes?

Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada”.

Como podemos vencer os males do mundo?

“Os males deste mundo estão na razão das necessidades artificiais que criais para vós mesmos. Aquele que sabe limitar os seus desejos, e ver sem cobiça o que está fora das suas possibilidades, poupa-se a muitos aborrecimentos nesta vida. O mais rico é aquele que tem menos necessidades.”

Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más?

As paixões são como um cavalo, que é útil quando governado. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perigosa no momento em que deixais de poder governá-la, e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro”.

Como definir o orgulho?

“O Orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então ? Entregai-vos à cólera”. ( Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos - A Cólera.)

Como trabalhar as paixões carnais?

Que tipos de paixões poderemos ter? As paixões são boas para dar estímulo ao nosso desenvolvimento, mas devemos ter equilíbrio, que vai sendo adquirido com o tempo. Pode-se mencionar as paixões comuns, como videogame, leitura, esporte, comida, assistir a TV, etc.


Gina de Paula


Virtudes para colorir:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Bullying



• O bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

• É freqüentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:

• Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual.

• O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying freqüentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.

• Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.

• Isolamento social da vítima.

• Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento etc).

• Chantagem.

• Expressões ameaçadoras.

• Grafitagem depreciativa.

• Usar de sarcasmos.

As diversas formas de maus-tratos a que são submetidas crianças e adolescentes nas escolas, não é fato novo, nem desconhecido dos adultos. O cotidiano de muitos escolares tem sido marcado por um fenômeno, que se caracteriza pelo desrespeito, intolerância, indiferença, exclusão, perseguição aos considerados “diferentes”, resultando em prejuízos na aprendizagem e trazendo conseqüências para a saúde física e mental dos envolvidos.


Conheça o trabalho do portal IDEPAZ – Ideais de Paz, da pedagoga Cléo Fante, autora do programa antibullying “Educar para a Paz”, clicando aqui, ou no logotipo do portal afixado em nosso blog.


Fontes:
Projeto Educar para a Paz
IDEPAZ

sábado, 1 de junho de 2013

Somos Espíritos

Clique na imagem para ampliá-la



Fonte:Curso Criança Espírita - Evangelização, Centro Espírita André Luiz.