segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nelson Mandela


















Quem aqui já ouviu a palavra apartheid?

A palavra apartheid significa "vida separada".

A apartheid aconteceu na África do Sul, quando os brancos, que dominavam o país, obrigaram os demais povos a viver separadamente. Isto os impedia de viver como verdadeiros cidadãos.

Os negros compunham 70% da população e foram excluídos de quase tudo. Eles não podiam circular por lugares onde os brancos viviam, a não ser com um “passe” especial, que era muito difícil de conseguir.

Os poucos hospitais que foram destinados a eles eram mal equipados.

As melhores praias só podiam ser frequentadas pelos brancos.

Quase não havia parques, cinemas, campos para esportes ou quaisquer amenidades nas áreas dos negros. Eles viviam na miséria, enquanto os brancos enriqueciam.

Pensem na situação desumana em que os negros viviam na África do Sul.

Mas um homem negro, Nelson Mandela, destacou-se na luta pelos direitos humanos naquele país. Ele conseguiu estudar Direito, apesar de todas as dificuldades, e como advogado liderou inúmeras ações visando acabar com a apartheid.

Acabou sendo preso e foi condenado à prisão perpétua.

Mandela ficou 27 anos na prisão. Pensem só. 27 anos preso, pelo fato de lutar pela igualdade de direitos em seu país...

Acontece que nesse período seu nome ficou de tal modo associado à luta contra o apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" espalhou-se ao redor do mundo.

Em 1990, devido principalmente a pressões internacionais, Nelson Mandela foi libertado da prisão, com 72 anos de idade. Em 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, acabando finalmente com esse tão nefasto regime chamado apartheid.

Em 1993 Nelson Mandela, junto com outra pessoa, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Nelson Mandela foi um idealista. Ele disse: “Minha luta é por uma sociedade democrática, livre, onde todas as pessoas de todas as raças vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais.”

Em 2004, aos 85 anos de idade, Mandela se retirou da vida pública.

Ele havia cumprido sua missão.



Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescente - 1º Módulo, por Saara Nousiainen.

Ilustração de Nelson Mandela: Carlo Alf

Nenhum comentário:

Postar um comentário