domingo, 8 de agosto de 2010

Dedicado aos Papais

Olá amiguinhos !


Nesse dia especial, dedicamos aos Pais essa mensagem que é uma comovente lição de amor filial que vale a pena ser refletida com os nossos votos de Paz, Saúde e Felicidade a todos eles.















Devoção Filial



Existem exemplos, ao longo da História, que falam do amor e da extrema dedicação filial.

Recordamo-nos de uma lenda romana dos tempos finais da República. Muitas foram as perseguições injustas a velhos servidores daquele regime. Afinal, o Império estava por surgir.

Os governantes de Roma chegaram a decretar que velhos servidores da República fossem banidos da cidade.

Entre esses, havia um velho doente. Ora, ele adoecera simplesmente servindo a Roma, que tanto amava.

Por isso mesmo decidiu, apesar da insistência do filho, que não sairia da cidade.

Velho estava, pensou. E doente. Se deveria aguardar a morte, por que fazê-lo distante das terras que tanto amava e que servira, com total dedicação? Preferiria morrer em sua própria cama.

Chegou finalmente a noite do último dia que lhe era permitido ficar. Se fosse apanhado dentro dos muros de Roma, após o prazo, seria morto.

O filho tornou a insistir para que o pai se salvasse.

Sei que você nem consegue andar, meu pai. Mas eu o carregarei. Deixe-me cuidar de você. Reunirei todas as minhas forças para levá-lo para fora da cidade.

Tanto insistiu que o pai acabou por ceder. O rapaz carregou a preciosa carga às costas e seguiu pelas ruas de Roma.

A multidão se apinhava para ver a incrível cena e, ante os esforços do filho, aplaudia, incentivando-o.

Os poderosos simplesmente olhavam. De certa forma, se comoveram e decidiram não interferir.

Aproximava-se a hora em que o velho seria morto se fosse encontrado dentro dos muros da cidade e era ainda grande a distância que separava os dois do portão.

As forças estavam quase no fim. O rapaz se curvava ante o peso do fardo. Mesmo assim avançava, devagar, lento. E a multidão aplaudia.

Conseguiu sair da cidade nos últimos instantes do prazo. Porém, o velho cônsul ainda não estava a salvo. Era preciso deixar as terras romanas.

Encobertos pelas sombras da noite, Appius carregou seu pai até a praia, onde embarcaram para outras terras, a salvo.

Para que nunca fosse esquecido esse gesto de amor filial, ele foi inscrito nos anais da quase extinta República romana.

* * *

O mandamento “Honrai o vosso pai e a vossa mãe” quer dizer muito mais do que respeitar os que deram a vida aos filhos.

Quer dizer também assisti-los na necessidade e lhes proporcionar repouso na velhice. Cercá-los de cuidados como eles fizeram com os pequenos, no período da infância.

Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, as quais tanto maior mérito tem, por abrigarem os filhos alheios em seu seio, alimentando-os com seu amor e carinho.

Os filhos devem aos pais não só o estritamente necessário, devem-lhes também os pequenos nadas supérfluos, os cuidados amáveis, os agradinhos que, ao final, não são mais do que apenas o retorno do que receberam em sua infância e juventude.

Este o verdadeiro sentido do mandamento do Decálogo.



Redação do Momento Espírita, com base no item 3 do cap. XIV do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, ed. FEB e na lenda romana Após, recontada por H. Twitchell, de O livro das virtudes, v. II, de William J. Bennett, ed. Nova fronteira.


Um Feliz Dia dos Pais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário