quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lei de Trabalho














O trabalho é uma lei da natureza. Se bem observarmos, tudo na natureza trabalha. Os pássaros constroem seus ninhos e protegem a sua ninhada. As abelhas dedicam-se e esmeram-se na construção de suas colmeias fabricando, contudo, o mel. As águas correm nos riachos cumprindo o papel de abastecer as populações, gerar energia até desaguar no mar ajudando na preservação de milhões de seres vivos. Os animais não possuem inteligência, mas trabalham usando o instinto para a sua sobrevivência. 

Assim também, o homem trabalha. Usando da inteligência de que é possuidor ele cria, desenvolve, aperfeiçoa, auxiliando no progresso. 

Toda ocupação útil é trabalho. 

Quando se lê um livro, você estará ganhando conhecimento. A leitura de um livro é trabalho. Auxiliar em casa, fazer exercícios, estudar e até mesmo as brincadeiras saudáveis são ocupações úteis, portanto são trabalhos. 

Não só o corpo, mas também, o Espírito trabalha. Dizem os Espíritos em o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec: “A natureza do trabalho está em relação com a natureza das necessidades. Quanto menos materiais são estas, menos material é o trabalho.” 

O homem, mesmo que possua bens suficientes para assegurar-lhe a existência, não está isento da lei de trabalho, pois se Deus lhe concedeu a riqueza, assim foi para que com ela ele soubesse fazer bom uso, praticando o bem, sendo útil aos seus semelhantes. 

O limite do trabalho é o limite das forças. Após o trabalho, naturalmente sentimos o cansaço físico e mental, por isso, o repouso é também uma lei natural e está inclusa na lei de trabalho. Na velhice, tem o homem o direito ao repouso. O ancião que necessita do trabalho para viver e não pode, deve ser ajudado, pois, “o forte deve trabalhar para o fraco. Não tendo este família, a sociedade deve fazer as vezes desta. É a lei de caridade.” (O Livro do Espíritos, questão 685a) 

Todo trabalho é importante! 


Carlos Pereira, Com base em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário