terça-feira, 23 de março de 2010

Gandhi, o Herói da Paz














Olá criançada !

Hoje nós vamos contar para vocês a história de um grande herói da Humanidade, o Gandhi.

Sabemos que todo herói é famoso pela suas conquistas, não é mesmo ?

Mas, o que será que o Gandhi conquistou ?


Vamos aprender juntos ?


Gandhi nasceu na Índia, um país que fica na Ásia e que possui uma profunda riqueza: sua fé e devoção. Na Índia, até os dias de hoje, é muito comum existirem sábios caminhando pelas ruas, falando sobre Deus e sobre os diferentes caminhos para conhecê-Lo.

Gandhi nasceu em uma família de comerciantes, que também valorizava muito a vida espiritual. Cresceu em um ambiente em que, enquanto as pessoas realizavam suas tarefas, procuravam sentir, no cotidiano, a presença divina.

Sua mãe era muito religiosa, estava sempre orando e ajudando as pessoas necessitadas. Gandhi aprendeu muito com ela, dando seus primeiros passos nesse caminho, onde percebeu a força única que tudo move: o amor.















A luta pela igualdade entre todos os homens foi um dos pontos principais da vida de Gandhi. Anos mais tarde, ele travou uma grande batalha espiritual na Índia em favor dos chamados “Intocáveis”. Os indianos das castas superiores praticamente não falavam com eles, por que sentiam uma espécie de aversão. Assim, durante muito tempo, a sociedade indiana renegou essas pessoas, isolando-as em bairros separados, não permitindo que elas tivessem acesso a escolas ou o direito de escolher qualquer profissão. Elas podiam apenas realizar trabalhos considerados, pelos hindus, como inferiores.













As grandes almas como Gandhi trazem a sabedoria da Verdade para o nosso dia-a-dia, nas pequenas coisas, ensinando que somos todos irmãos, independentemente da situação financeira, da cor da pele ou da quantidade de objetos que temos. Não é um alívio quando percebemos que tudo isso não importa para nos classificar ?

Quando Gandhi estava com 18 anos, ele foi estudar na Inglaterra. Tornou-se advogado e conseguiu emprego na África do Sul. Esse país, na época em que Gandhi lá viveu, estava dividido entre diferentes tipos de raça e origens de cada pessoa. Havia negros, indianos, muçulmanos, e também os brancos, que, apesar de não serem muitos, utilizavam-se da força para comandar todo o país.

É claro que Gandhi logo percebeu que alguma coisa estava em desarmonia. Os negros, indianos e muçulmanos não podiam compartilhar os mesmos lugares, os mesmos vagões de trem, as mesmas salas ou a mesma calçada que uma pessoa branca. Imagine como Gandhi, que sentia a presença divina em todas as pessoas, independentemente de sua cor de pele, cabelo ou olhos, estava insatisfeito com essa situação.
















Um dia, quando precisava fazer uma viagem, Gandhi recebeu de seu chefe uma passagem de trem de primeira classe. O que ele não sabia era que indianos e outros estrangeiros não podiam viajar de primeira classe naquele país. Assim que um homem branco o viu, mandou-o sair desse vagão. Como ele não obedeceu, pois tinha o bilhete correto, esse homem chamou um guarda, e ele foi atirado, com suas malas, para fora do trem.

Gandhi passou a noite sentado na estação ferroviária, fazendo a si mesmo muitas perguntas sobre sua vida, sobre as condições em que os indianos viviam na África do Sul e de qual seria o seu papel. Deveria seguir viagem e encontrar soluções para esses problemas, ou retornar a Índia ?

Ao amanhecer, Gandhi tinha decidido prosseguir viagem e enfrentar as dificuldades e preconceitos para ajudar a realizar as mudanças necessárias para que os indianos ganhassem mais respeito na África do Sul. Muitos fatos se passaram em sua cabeça, sentiu que estava sendo levado a fazer aquilo por uma força superior que o impulsionava. Uma missão muito especial.

Ele sabia que estava no início de uma longa jornada. E pressentiu que o grande ensinamento de sua vida seria a paz.

Gandhi foi jogado para o chão da estação, mas você acha que ele revidou ? Gandhi não reagiu. Seguindo viagem, ele ainda recebeu a agressão de um cocheiro. Mas, novamente, Gandhi se manteve imóvel.

Estava nascendo a base para o resgate do antigo recurso espiritual oriental: o da não-violência, método que, para acabar com a injustiça ou a violência, busca utilizar a inteligência divina em vez de usar a força física.

E Gandhi veio comprovar como a força do amor e da verdade pode transformar profundamente qualquer tipo de situação. Gandhi passou a ensinar esse método a todos os indianos que moravam na África do Sul. E quando retornou à Índia, 20 anos depois, esse modo de vida já tinha um nome: Satyagraha, que significa Força da Verdade.

Por meio dela, sendo ele próprio o maior exemplo, Gandhi demonstrava o poder dessa força que supera balas e canhões e que foi responsável pela Independência da Índia, na época, dominada pelos ingleses.

A partir de 2007, a data do seu nascimento, 2 de outubro, passou a ser comemorada com o Dia Mundial da Paz.


Fonte: Gandhi, o Herói da Paz, de Ligia Miragaia e Maeve Vida.
Adaptação: Carlos Pereira


Gandhi foi um grande herói da verdade, porque ele, com o seu exemplo, nos ensinou que somente a força do amor é capaz de vencer a violência e as injustiças.



















Agora que você já conheceu a história desse grande Herói da Paz, que tal imprimir e colorir a sua imagem ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário