terça-feira, 7 de abril de 2020

Todos por um Mundo Melhor



Por Marcela Prada

Era uma vez, num povoado distante, uma menina que morava numa casinha pobre com seus pais. A família não tinha muitos recursos e a menina sabia que, para melhorar de vida, ela precisava estudar. Tinha vontade de conhecer tudo, de aprender a fazer as coisas. Queria preparar-se para ter uma profissão e fazer boas coisas com seu trabalho. Por isso, tantas vezes pediu que seus pais a matricularam na escola.

Logo nos primeiros dias, a professora percebeu quanto a menina era esforçada. Prestava atenção nas aulas. Cuidava do seu material. Era educada com as pessoas. Estava sempre arrumada, limpa e de cabelos penteados, embora não tivesse nenhuma roupa bonita.

A professora, notando o bom comportamento da menina, sempre a elogiava.

Um dia, a professora pensou:

– Que pena! Ela é tão boa, mas sua aparência está sempre feia, por causa das roupas que usa. Vou dar-lhe de presente um vestido bem bonito!

A menina ficou linda no vestido azul que ganhou da professora. E sentiu-se tão bem com ele que passou a se arrumar ainda mais. Tomava banho antes de ir para a escola, penteava bem o cabelo e amarrava uma fita.

Ao ver como a filha ficava bonita com o vestido novo, sua mãe decidiu guardar dinheiro para comprar tecidos e fazer outras roupas bonitas para ela.

A menina passou a andar sempre com aparência agradável, além de continuar estudiosa e educada, encantando a todos que conviviam com ela.

Após algumas semanas, o pai, orgulhoso da filha, de quem só recebia elogios, disse à esposa:

– Querida, nossa filha merece morar numa casa mais bonita. Nas horas vagas, vou pintar as paredes, arrumar a cerca e plantar flores no jardim.

Assim ele fez. Depois de certo tempo, a casa estava tão bonita que era a mais chamativa da rua.

Os vizinhos, então, seguiram o exemplo do pai da menina. Começaram a arrumar suas casas e, depois de alguns meses, a rua toda estava bonita, com canteiros floridos, árvores frondosas e lindas casas.

Então, aquela rua passou a ser a mais agradável do bairro. Os moradores das outras ruas, ao verem aquilo, também quiseram cuidar de suas casas. De pouco em pouco, todo o bairro estava melhorado.

Um dia, um representante da prefeitura passou por ali. Diante das bonitas casas, jardins e árvores, pensou que aquele bairro tão bom merecia melhorias.

Pouco depois, começaram as obras. As ruas foram pavimentadas, a iluminação melhorada, a coleta de lixo regularizada e a praça reformada.

A menina, que queria estudar e melhorar sua vida e de sua família, nem tinha ideia de que ela havia começado toda aquela transformação.

Nenhuma das pessoas desta história sabia que, quando fizeram o melhor ao seu alcance, estavam influenciando alguém. Mas é isso o que acontece quando cada um se esforça para fazer o bem: o mundo inteiro fica melhor.

Texto adaptado da história “O Vestido Azul”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário