terça-feira, 12 de novembro de 2019

A Voz da Consciência


Deus, nosso Criador e Pai, na sua infinita sabedoria, dotou-nos de um atributo que se chama CONSCIÊNCIA, que é um pensamento íntimo, existente em todas as pessoas.

Esse pensamento interior é conhecido como A VOZ DA CONSCIÊNCIA, que nos adverte para não cairmos em erro.

Esse pensamento ou voz sempre surge especialmente em momentos de decisões em nossas vidas, surge frente a situações em que temos oportunidade de escolher entre o bem e o mal, o certo e o errado.

O que nos acontece é que nós não a consultamos sempre que se faz necessário, isso por não termos o hábito ou quando ela nos fala não damos “ouvidos”, pois quase sempre estamos fazendo o que queremos e não o que é certo e deveria ser feito; é porque estamos sempre satisfazendo a nossos interesses primeiro e não nos importando com os outros ou com o que é certo.

É através dessa “voz” que temos a capacidade de julgar nossos próprios atos, que temos capacidade de escolher entre o bem e o mal. Ela está gravada em nossa alma desde o momento de nossa criação e ao encarnarmos ela vai aflorando à medida que crescemos. Ela é como uma plantinha que vai crescendo e vocês crianças, já a possuem bem crescidinha. É preciso que para essa plantinha cresça e dê muitos bons frutos, cuidar e dá atenção a ela cada vez que ela falarem a vocês.

Sempre que essa “voz” nos fala, temos a opção de ouvi-la ou não, isso porque temos o livre-arbítrio, uma oportunidade que Deus nos dá de escolher o bem. Mas, quando nos vemos tentados a ignorá-la, isso causa muitos problemas futuros, pois, podemos ferir corações muito queridos, ou ainda, deixar recair sobre um inocente uma culpa nossa! Enquanto, ao ouvi-la poderemos atrair simpatia e admiração quando, por exemplo, experimentamos confessar ou admitir um erro nosso, certamente quando somos sinceros, somos admirados e não castigados.

Sempre adquirimos virtudes ao fazer as coisas certas. Vamos fazer uma relação de virtudes que adquirimos ouvindo a voz da consciência?

Evangelização Espírita (Simone Anastácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário