quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ciência, Filosofia e Religião


















Olá amiguinhos !


Vocês já devem ter ouvido falar em ciência, filosofia e religião, não é mesmo?

Mas, o que vem a ser essas palavras?

Consultando no dicionário encontramos que ciência é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. Isso que dizer que todas as coisas que estudamos, pesquisamos e concluímos é ciência.

Nele mesmo encontramos o significado da palavra filosofia que é o amor pelo saber, e, particularmente, pela investigação das causas e dos efeitos. Sistema particular de um filósofo célebre, de uma escola, de uma época. Elevação do espírito, razão, resignação, que nos coloca acima dos fatos da vida, dos falsos preconceitos, do amor das riquezas, etc...

E ainda no dicionário o significado da palavra religião que diz que é o culto prestado à divindade. Doutrina ou crença religiosa.

Podemos afirmar contudo que o Espiritismo é, por isso mesmo, ciência, filosofia e religião, porque ele abrange todos essas coisas, apresentando assim, para cada um desses aspectos um representante dentro de suas obras básicas.

Na filosofia:

















O Livro dos Espíritos representa o aspecto filosófico do Espiritismo, trazendo ensinamentos sobre Deus, a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos, suas relações com os homens, a reencarnação, a pluralidade dos mundos habitados, as leis morais, a vida presente e a vida futura.



Na ciência:



















O Livro dos Médiuns representa o aspecto científico do Espiritismo, trazendo ensinamentos sobre as manifestações dos Espíritos, os tipos de mediunidade e o desenvolvimento mediúnico.



E na religião:


















O Evangelho Segundo o Espiritismo representa o aspecto religioso do Espiritismo, trazendo a explicação dos ensinamentos morais de Jesus de acordo com a Doutrina Espírita.

Vamos então amiguinhos, buscar conhecer cada vez mais sobre o espiritismo, estudando em nossos aprendizados, seja na evangelização da casa espírita ou em nossa casa com a ajuda de bons livros, lembrando-se sempre que temos não só que aprender, mas também que colocarmos em prática todas essas lições em nosso dia a dia.


Carlos Pereira


Bibliografia
Turma do Dequinho (Apostila de atividades)
Priberam (Dicionário on-line)

2 comentários:

  1. Olá, Carlos! pesquisando na internet cheguei até voce e achei o seu espaço encantador. Também tenho um blog onde procuro levar ensinamentos espirituais. Meu blog tem de tudo um pouco, arte, cultura, cinema, mas o enfoque principal é a espiritualidade. Não falo só de uma religião, mas de Mestres: Jesus (cristianismo) Masaharu Taniguchi (Seicho no ie) e Chico Xavier (espiritismo).
    Gostaria de saber se posso tirar alguma matéria do seu blog e colocar no meu, dando os devidos créditos, falando do seu blog, recomendando-o,
    para que possamos juntos levar a luz ao maior número de pessoas, através de nossos blogs. A minha intenção é só ajudar. Fui Preletora da Seicho No Ie, mas hoje não me dedico mais a nenhuma religião, embora seja muito religiosa e espiritualista. Estou publicando lá a historia em quadrinhos sobre Chico Xavier, para as crianças. Se vc não gostar da idéia, me avise que eu retiro.
    Um grande abraço, e na torcida para que vc concorde...
    Lizete Ferraz

    www.comoascerejasdaminhajanela.blogspot.com

    Como as cerejas da minha janela...

    ResponderExcluir
  2. Olá Lizete !

    Gostaria antes de mais nada de agradecer-lhe pela visita e pelas palavras gentis que aqui deixou.

    Visitei o seu blog e achei adorável. Observo que você tem muito carinho com o seu trabalho.
    Deixei lá o meu abraço fraterno.

    Fiquei muito feliz com a sua referência ao "O Manancialzinho" e agradeço a vossa atenção.

    Como você pode ver "O Manancialzinho" é um blog voltado a educação espiritual da criança, reunindo material concernente a doutrina espírita. Sinta-se a vontade quando quiser referênciar alguma das nossas postagens.

    Desejo-lhe muito sucesso com o seu valoroso trabalho.

    Um grande abraço fraterno e que Deus a ilumine !

    ResponderExcluir