sexta-feira, 3 de junho de 2022

Boas Maneiras

 


Boas Maneiras são regras básicas de como viver em sociedade. Boas maneiras, também chamado de bons modos, resume-se basicamente a viver de forma educada e cordial na família, na escola, na sala de aula, na evangelização, em locais públicos, etc...

As palavras mágicas, tais como: por favor, obrigado, com licença, desculpe, bom dia, boa tarde e boa noite, são simplesmente palavras de boas maneiras e de boa educação para que se tenha um bom convívio na sociedade.

Entretanto, quando utilizarmos as regras das boas maneiras, não devemos nos revestir apenas de aparências, pois isto é falsidade. Não adianta ter gestos educados, como pedir desculpas ou dizer palavras de elogio, se o nosso coração não possuir esses verdadeiros sentimentos; acima de tudo devemos ser sinceros. Há muitas pessoas que trazem o sorriso nos lábios e o veneno no coração. É possível enganar os homens pelas aparências, mas não se pode enganar a Deus.

O Espírito André Luiz nos traz algumas orientações sobre atitudes cristãs que devemos ter no nosso dia-a-dia, para nos auxiliar na nossa convivência na família e na sociedade em geral:

AO LEVANTAR-SE: Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum.

SAUDAÇÕES: Toda saudação (por exemplo: bom dia, boa tarde e boa noite) deve basear-se em pensamentos de paz e alegria. Pense no seu contentamento quando alguém lhe direciona palavras de afeto e simpatia, e faça o mesmo para com os outros.

NOS DOMÍNIOS DA VOZ: A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos. Fale em tonalidade não tão alta que assuste e nem tão baixa que crie dificuldade a quem ouça. Sempre aconselhável repetir com paciência o que já foi dito para alguém.  A quem não disponha de facilidades para ouvir, nunca dizer frases como estas: "Você está surdo?", "Você quer que eu grite?", "Quantas vezes quer você que eu fale?" ou "já cansei de repetir isso". A voz descontrolada pela cólera (raiva), no fundo, é uma agressão e a agressão jamais convence. Converse com serenidade e respeito, colocando-se no lugar da pessoa que ouve.

MODOS DESAGRADÁVEIS: Empurrar portas a pancadas ou pontapés. Arrastar móveis com barulho sem necessidade. Criticar os pratos servidos à mesa. Sentar-se desgovernadamente. Assoar-se (ou cutucar o nariz) e examinar os resíduos recolhidos no lenço, junto dos outros, esquecendo que isso é mais fácil no banheiro mais próximo. Bocejar ruidosamente enquanto alguém está falando. Interromper a conversação alheia. Não nos esqueçamos de que a gentileza e o respeito, no trato pessoal, também significam caridade.

HÁBITOS INFELIZES: Usar palavrões, ainda que estejam supostamente na moda. Dar tapinhas ou cutucões a quem se dirija a palavra. Falar aos gritos. Rir descontroladamente. Queixar-se de tudo e de todos. Desrespeitar as pessoas com perguntas desnecessárias. Contar piadas suscetíveis de machucar os sentimentos de quem ouve. Zombar dos outros. Contar vantagens, sob a desculpa de ser melhor que os demais. Não procurar dominar-se, explodindo nas menores dificuldades. Discutir sem racionar.

Não devemos esperar que os outros sejam gentis conosco. Devemos ter o hábito da gentileza e das boas maneiras em todos os momentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário