terça-feira, 3 de novembro de 2020

Preconceito e Liberdade de Crença

 


O preconceito é uma opinião que se tem sobre algo ou alguém, baseada na ideia dos outros, formada antecipadamente sem ter conhecimento ou reflexão sobre o assunto. Existem vários tipos de preconceitos na sociedade: religião, raça (característica física), velhice, nacionalidade (país ou região onde nasceu), política, situação econômica, deficiência física, etc. Isso tem causado muitos sofrimentos, no mundo, e continua a causar.  Porque quem julga previamente não tem o cuidado de analisar se aquilo é verdadeiro ou não.  Isto é um obstáculo para o progresso da humanidade e da paz.

O preconceito é próprio dos orgulhosos. Todos os seres humanos são formados dos mesmos elementos. Têm as mesmas necessidades, como seja de comer, beber, dormir, amar e sonhar. Não há, pois, motivo algum para que alguém se julgue mais importante ou superior a quem quer que seja. Todos nós somos iguais perante Deus.

O bullying que ocorre nas escolas nada mais é que resultado de preconceito e discriminação. Um simples empurrão, uma risadinha ou um apelido maldoso pode ser considerado bullying. Se não gostamos de receber brincadeiras de mau gosto, não devemos fazer para os outros. Jesus disse: ''Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você.''  Devemos aprender a ser mais tolerantes e respeitar o nosso próximo.

Jesus, nosso mestre, não tinha qualquer tipo de preconceito. Comia na mesa de publicanos (cobradores de impostos), aproximava de leprosos e os curava, conversou com uma mulher samaritana (sendo que os judeus não conversavam com os samaritanos), andava entre prostitutas e pecadores, pregando o amor de Deus. O messias veio combater as velhas ideias e práticas, baseadas em orgulho e falso saber. Entretanto, ele mesmo sofreu o preconceito dos homens que não compreenderam a sua divina missão. Os sacerdotes e os fariseus o acusavam de trabalhar pelo demônio. Os seus próprios parentes achavam que ele era louco. Por ser um carpinteiro e filho de um humilde carpinteiro, e ter por mãe, irmãos e irmãs, gente do povo, não esperavam que Ele pudesse ter uma imensa sabedoria e realizar tantas curas.

Quem quer que se eleve acima do nível comum está sempre em luta com o ciúme e a inveja. Os que se sentem incapazes de chegar à altura em que aquele se encontra esforçam-se para rebaixá-lo, por meio da difamação, da maledicência e da calúnia.

O preconceito com relação ao Espiritismo também existe. E devemos estar preparados para sermos tolerantes e recebê-lo com naturalidade. As pessoas adultas são livres para escolher a sua crença e, portanto, devemos respeitá-las. Quando Jesus orientou que seus discípulos anunciassem a palavra de Deus para as pessoas, não disse que deveriam amaldiçoar aqueles que não os quisessem receber em sua casa. Não devemos impor as nossas ideias a ninguém ou forçar que deixe a sua crença.

É pela prática da caridade que seremos bem vistos por Deus. Para o nosso pai celeste, tanto o rico quanto o pobre, branco ou negro, independente da sua crença ou país de origem, possuem meios para conhecer a palavra de Deus e cada um será recompensado de acordo com suas obras.

Toda crença é respeitável, quando sincera e conduz à prática do bem.  As religiões do futuro compreenderam que o Espírito é imortal. E todas um dia terão o mesmo ideal, que é a prática da caridade e fraternidade universal. Segundo Leon Denis, ''O espiritismo não será a religião do futuro, e sim o futuro das religiões''. 

 Aula de Evangelização Espírita do Portal Passatempo Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário