quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A Educação é o Caminho da Evolução

 


“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Devemos promover a coragem onde há medo, acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero.” Nelson Mandela. 

Nós somos aqueles com o poder de mudar o mundo. Em síntese, é necessário coragem e esperança e acreditar que podemos sim construir, juntos, um mundo melhor. 

Mesmo dentro de sociedades conflituosas contendo indivíduos com pensamentos retrógrados que disseminam o ódio para aqueles menos instruídos e suscetíveis às influências. 

Jesus Cristo veio a Terra nos ensinar a educar para evoluir. Ele teve paciência, amor e deixou para nós a mensagem de esperança no próximo. Além disso, educar é uma tarefa da sociedade, da família, dos professores, dos líderes e principalmente de cada um de nós. Aprender e ensinar fazem parte do nosso processo de evolução que passamos nesse planeta de provas e expiações. 

Visão espírita da educação 

“É pela Educação, muito mais do que pela instrução, que vamos atingir o progresso moral”, disse Allan Kardec

Primeiramente, a educação é o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano. É por meio dela que conhecemos o mundo, aprendemos a ouvir e a falar, a ser curiosos e questionar. Pois a educação nos ensinou que os estudos nos levam a uma conclusão de cada situação. 

Nos perguntamos diariamente, desde os simples atos do cotidiano, como é incrível questionar, pois assim mudamos e evoluímos. 

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas. Mário Quintana 

A humanidade aprendeu a registrar seus conhecimentos, com os desenhos de caça e sobrevivência nas pedras, até a surgimento da escrita. Com ela, pudemos passar para as gerações futuras nossa história e conhecimento. A educação propaga por meio da História, com os erros e acertos da humanidade. Os livros nos ensinam a cada dia, a cada frase, a cada pensamento, e cabe a nós discernir sobre as situações. 

“Educação, em boa síntese, é a Luz que circula vitoriosa do sentimento ao raciocínio, sustentando o equilíbrio entre o cérebro e o coração. A ideia esclarece. O sentimento cria. A palavra edifica.” Emmanuel. 

Equilíbrio 

Com isso, aprender a equilibrar o nosso interior nos faz conciliar os conhecimentos adquiridos através da educação com o amor de sentimentos puros. Em suma, devemos ter uma sociedade bem educada e instruída que ama seu próximo. Além disso, que pensa no progresso coletivo sabendo que todos somos irmãos no caminho da evolução. 

É isso que nos fará aproximar-nos dos ensinamentos de Deus, que é o puro amor e a prática dele sempre, principalmente com o crescimento coletivo que a educação nos proporciona.

Fonte: TV Mundo Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário