quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Os Pacificadores



A Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Pode referir-se à ausência de violência ou guerra. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, a ponto de ter se tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.

Para que haja a paz é necessário que estejamos em paz consigo mesmo e com os outros. Quando alcançamos esse estado pleno, desejamos estendê-lo para toda a humanidade, e é aí que passamos a conhecer a figura do pacificador.

Pacificador é todo aquele que trabalha e se compromete positiva e concretamente em favor da paz, desde a paz em seu ambiente de vida, trabalho e influência, até a construção da grande paz no mundo. Promover a paz é favorecer a aproximação, a reconciliação e, portanto, a fraternidade e a comunhão de pessoas, famílias, grupos sociais divididos ou em conflitos.

Vamos entender melhor esse conceito conhecendo um pouco sobre alguns importantes pacificadores da humanidade?



1 - JESUS CRISTO (viveu 33 anos)

- Nasceu em Belém, numa manjedoura, há 2019 anos atrás.
- Mestre, Modelo, Guia
- Filho de Maria e José
- Jesus passou a infância e a juventude em Nazaré.
- Aos 12 anos já conversava com os sacerdotes igual gente grande.
- Aos 30 anos, depois de batizado por João Batista, parte para uma vida de pregações e milagres.
- O principal mandamento (ensinamento) do Mestre Jesus é: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos ameis!”
- Jesus escolhe os Apóstolos para seguir com Ele na Missão Evangélica, levar os Seus ensinamentos a todos os povos.
- Depois da morte de seu corpo, Jesus aparece a seus Apóstolos, provando que a vida prossegue no mundo espiritual.



2 - ALBERT SCHWEITZER (viveu 90 anos)
- Alemão
- Teólogo, filósofo, médico
- Albert era um investigador (pesquisador) da vida de Jesus. Ele era muito solidário (caridoso), se sentia incomodado com as aflições (sofrimentos) do próximo.
- Trabalhou em Universidade e foi pastor de Igreja. Ele dava assistência (cuidava) a africanos que moravam na França.
- Fez medicina e pôde cuidar de muita gente!
- Tinha muitas dificuldades financeiras, mas nunca desistiu. Chegou a fundar um hospital com outros profissionais, e nesta época, começou a escrever livros e a vendê-los para com o dinheiro, continuar a atender as pessoas doentes no hospital.
- Quando consultava, falava de Jesus com as pessoas que atendia e dizia que todos deveríamos agir em benefício do próximo.
- Ganhou prêmios por ser muito caridoso e querer um mundo de paz.



3 - MAHATMA GANDHI (viveu- 78 anos)
- Indiano
- Advogado
- Gandhi era ativista da não violência! O que quer dizer isso? Quer dizer que ele lutava para não ter mais violência, porque queria um mundo de paz!
- Trabalhou na África do Sul, onde começou a lutar pela paz e quando voltou à Índia foi recebido como um herói por ter ajudado os indianos na África do Sul, principalmente os mais pobres.
- Seu sonho era que hindus (indianos) e paquistaneses (mulçumanos) vivessem juntos e em paz.
- Mesmo doente, ele não parava de falar para todos sobre a importância de vivermos num mundo de paz.



4- MADRE TERESA DE CACULTÁ (viveu 87 anos)
- Albanesa
- Professora, enfermeira
- Com 18 anos ela começou a ajudar aos pobres na Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto.
- Seu sonho era ir para a Índia fazer um trabalho em benefício dos pobres. E ela conseguiu! De lá, foi para a Índia e deu aula de História e Geografia, chegando a ser diretora da escola.
- Com 36 anos, numa viagem de trem, ela ouviu um chamado, dentro de seu coração, para que dedicasse a sua vida aos pobres e necessitados.
- Fez curso de enfermagem e permaneceu na Índia. No princípio dava aula para 5 crianças e depois de 10 dias já estava com 50.
- Madre Teresa ia de abrigo em abrigo levando doações, uma palavra amiga e ajudando em qualquer trabalho.
- Suas alunas começaram a realizar o trabalho junto com ela e eram chamadas de “Missionárias da Caridade”. Exemplo!
- Madre Teresa, também chamada de “Mãe dos Pobres” recebeu em 1979 o Prêmio Nobel da Paz. Nesta data ela já havia fundado 158 casas de caridade pelo mundo!



5 – MARTIN LUTHER KING (viveu 39 anos)
- Americano
- Sociólogo, pastor protestante e ativista político.
- Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
- Reivindicava salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra. Além disso, defendeu os direitos das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã.



6 – ZILDA ARNS (viveu 75 anos)
- Brasileira
- Médica pediatra e sanitarista (especialista em saúde pública)
- Uma mulher de coragem! Dra. Zilda viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano.
- Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Ela costumava dizer: “Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.
- Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário