quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A Paz na Família



A necessidade de afeto como alimento da alma, levam os seres humanos a buscarem conviver em grupos, sendo a família o primeiro núcleo de convivência experimentada por cada um de nós.

As características das famílias foram sendo modificadas ao longo da história da humanidade, de acordo com a visão de vida de cada época, seus valores, cultura, etc. Na idade média, por exemplo, era comum a família ser formada não apenas pelas pessoas do núcleo familiar: pai, mãe e filhos, mas abranger outros parentes, como avós, tios, primos, etc.

Atualmente a sociedade entende que família seja o conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe os filhos.

A família é o que de mais importante temos no mundo. Ela é a nossa casa, o nosso aconchego, é o nosso refúgio de paz. Quando há brigas ou conflitos, a nossa paz interior fica afetada. Nos sentimos muito mal. Podemos dizer que a família é um laço que abraça a nossa vida, quando não estamos em paz, esse laço vira um nó.

A nossa família é a nossa raiz no mundo. Por isso, busque a paz em família. Aprenda sempre a cuidar dos sentimentos. Os sentimentos precisam sempre de atenção. Do mesmo modo que devemos cuidar para que os maus sentimentos não tomem conta de nosso mundo íntimo, precisamos, igualmente, nos esforçar para que os bons sentimentos se ampliem, alimentando atitudes que os promovam. Assim, se desejamos que em nosso lar exista amor, devemos incrementar nossas atitudes amorosas, ou seja, sermos mais carinhosos, elogiarmos mais, agradecermos mais, respeitarmos mais, etc. O amor cresce quando é estimulado.

Outra grande virtude para a construção de relacionamentos saudáveis é a tolerância. Cada pessoa é única e as diferenças fazem parte da espécie humana, mesmo dentro das pessoas de uma mesma família. Ser tolerante é entender que somos diferentes das outras pessoas, respeitando a forma de ser, pensar e de fazer escolhas de cada um. A tolerância é geradora de paz no mundo e na família.

Dessa forma, para promovermos a paz na sociedade, devemos considerar, primeiramente, a cultura da paz no lar nos esforçando para a construção de um convívio familiar harmonioso e equilibrado.

Carlos Pereira

Texto adaptado do módulo II, Programa Educacional Você e a Paz para Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário