Sou criança do ano 2000. Sei que no mundo existe muita violência entre as pessoas. Sei que existe também destruição da natureza por toda parte. Se continuar assim, o mundo de amanhã, quando eu for grande, vai ser muito ruim. Acredito que tudo isso pode mudar se não houver famílias pobres, se as pessoas se ajudarem umas às outras para que todos possam ter uma vida melhor. Acredito que eu também já posso ajudar a melhorar o futuro para nós e para as outras crianças que ainda vão nascer. E por isso, em minha vida diária, na minha família, na minha escola e na minha cidade, eu me comprometo a:
1. Respeitar todas as pessoas, sejam elas semelhantes ou diferentes de mim.
2. Ser contra as brigas, os xingamentos e contra todas as formas de ofensas entre as pessoas.
3. Não querer as coisas só para mim. Eu quero convidar outras crianças para brincarem com os meus brinquedos. Conversar com todos os colegas, não deixando ninguém sentir-se sozinho e excluído pelo grupo.
4. Defender a liberdade de todo mundo falar o que pensa e de cada uma ser do seu jeito, sem prejudicar os outros. Quero ouvir com atenção quando os outros estão falando e não somente eu ficar falando todo o tempo.
5. Cuidar com carinho dos lugares que são de todos como a sala de aula, o pátio da escola, as praças da cidade, os jardins e toda natureza.
6. Ajudar a melhorar o mundo para que todos nós tenhamos o mesmo direito de comer, brincar, ter saúde, ter casa para morar, poder ir à escola e sermos todos felizes.
Texto adaptado para crianças pelo Núcleo pela Tolerância Departamento de Ciências Humanas - UNESP – Bauru - por uma Cultura de Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário