quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

As Bem-Aventuranças e os Bem-Aventurados



As Bem-Aventuranças, dentro do Sermão da Montanha, não são somente ensinamentos, são na verdade experiências íntimas da vida de Jesus. Não é para ser lida e ouvida simplesmente. É para ser sentida e refletida num profundo estado de espiritualidade. Mahatma Gandhi disse: “se toda a literatura espiritual da Humanidade perecesse, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido”.

Quem são os Bens aventurados? No sermão de Jesus ele fala:

1- Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Nessa afirmativa, Jesus nos ressalta quanto a importância de cultivarmos sempre a virtude da humildade para com todos.)

2- Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados. (resignação, luta contra seu interior para se melhorar moralmente, encarar os problemas da vida como aprendizado)

3- Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (cultivar a paz, agir sem violência)

4- Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão saciados. (acreditar na justiça de Deus)

5- Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Ter compaixão, saber perdoar e aceitar os defeitos do próximo)

6- Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus. (não dar abrigo para o ódio, a inveja, o orgulho, a maledicência... nos atos e pensamentos)

7- Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. (prezar pela paz)

8- Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. (não se revoltar ao ser incompreendido por seguir os ensinamentos de Deus)

Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

Na realidade, Bem Aventurados somos todos nós desde que sigamos as Leis de Deus.

Não precisamos necessariamente passar por todas as dores e sofrimentos para sermos bem aventurados.

Bem-Aventurança = Grande felicidade


Fonte: Evangelização Infanto-juvenil (Simone Anastásio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário