quinta-feira, 20 de março de 2014

O Outono



Está começando o outono. Vamos conhecer um pouco sobre essa bela estação?

Esta estação anual chega logo depois do Verão, preparando o Inverno. As temperaturas caem, a não ser nas áreas contíguas ao Equador. No Hemisfério Sul ele tem início quando o Sol toca o Equinócio - um dos dois instantes em que a órbita deste astro, sob o ponto de vista do Planeta Terra, atravessa a esfera do equador celeste, a linha da Terra incidida sobre o plano celeste -, no dia 21 de março, e se encerra em 20 de junho, quando se dá o solstício. Aqui se diz que há o ‘Outono Austral’.

No Hemisfério Norte, o Outono se inicia quando o Sol chega ao equinócio no dia 22 de setembro, e tem fim assim que ele atinge o solstício, no dia 20 de dezembro, cedendo lugar ao Inverno. Esta estação é aí conhecida como ‘Outono Boreal’.

O Outono – expressão de origem latina, autümnus ou autümum – é a época propícia para as colheitas. Ele detém propriedades tanto do Verão quanto do Inverno, por realizar entre ambos uma ponte transitória. Assim, nele encontramos a diminuição dos períodos de chuva, modificações repentinas no clima, névoas em alguns locais, entre outras.

No Brasil há várias frentes frias nesta estação, portanto as temperaturas são mais brandas, variando entre 12º a 18º C. Em 2008, o Outono teve início em 22 de setembro, exatamente às 15 horas e 44 minutos, em Portugal.



Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Outono

Nenhum comentário:

Postar um comentário