segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Surpresa de Vovó Miquita














Vovó Miquita estava muito feliz, mas também um pouco preocupada...

Os netos Paulo, filho de sua filha Mariana, e Jorge e Andrea, filhos de seu filho Gilberto, estavam passando uns dias com ela na pequena e aprazível cidade em que residia e embora a presença dos netinhos a deixasse feliz, os modos de Paulo a incomodavam. O garoto simpático e bonzinho, era um furacão: fechava as portas com os pés, já havia quebrado várias louças, se balançava nas cadeiras apoiando-se nos pés traseiros ( o que ia acabar por bambeá-las ), colocava o fone no gancho com tanta força que ele geralmente não se encaixava direito...

Vovó Miquita chegou a pensar que ele estivesse doente, por isso o levou para o Dr. Antonio, o médico do lugar.

Após examiná-lo detidamente e ter conversado bastante com o garoto, o Dr. Antonio deu o diagnóstico:

- O nosso garoto está forte como um touro ! Em termos de saúde física não há com o que se preocupar...

Vovó Miquita achou, então, depois de muito pensar, que seu netinho querido talvez estivesse precisando de uma boa conversa. Alguém que lhe falasse sobre a importância de sermos cuidadosos, de usarmos as coisas com atenção, mas vovó Miquita não queria parecer ranzinza, enjoada. Aí teve uma idéia !

Logo após o almoço chamou os netos e, mostrando-lhes uma grande caixa encapada com papel colorido, disse :

- Tenho uma surpresa para vocês. Vejam !

E foi tirando de dentro da caixa vários objetos : uma bola de couro, um pião, uma peteca, uma lupa, dois bonés muito “maneiros”, um jogo de damas e outras miudezas.

- Puxa, vó, que legal ! – disseram os três a um só tempo. De onde você tirou essas coisas ? Estão tão novinhas...

- Estes brinquedos eram dos pais de vocês, quando pequenos. Eles sempre foram muito cuidadosos e caprichosos. Quando cresceram, demos muitas coisas para várias crianças, mas como estes eram os brinquedos preferidos, achei que seria interessante guardá-los para meus futuros netinhos.

- Vovó, como você é caprichosa – falou Andréa. Estes brinquedos estão perfeitinhos !

- É, minha querida. Se tivermos cuidado com as coisas que nos servem, poderemos usufruir delas por muito tempo. Não é sermos apegados ao objeto, egoisticamente; é sermos zelosos. Se os pais de vocês, quando crianças, fossem estabanados, desleixados, não estaríamos aqui agora com a possibilidade de nos divertirmos com estes brinquedos não é mesmo ? Na vida devemos cuidar bem das coisas.

- É vovó – falou Paulo – aqui na sua casa as coisas são antigas, mas parece tão novinhas ! Lá em casa mamãe às vezes dá algumas coisas para os outros, quando não vai mais precisar delas. Mas sempre diz como você está falando, vovó, que devemos usar tudo com cuidado, até para se dermos algo para alguém, que esteja em boas condições.

- Sua mãe está certa, meu querido ! Você não acha Paulo ? – falou vovó Miquita, olhando carinhosamente para o netinho trapalhão.

- Até que eu acho, vó. Mas, no meu caso, é meio difícil... Se depender de mim não vai sobrar um brinquedo inteiro para eu guardar para meus filhos...

Todos riram bastante, inclusive Paulo, mas vovó ajuntou:

- Você pode melhorar, meu netinho. Pense em quantas pessoas se envolveram na fabricação das coisas que nos servem e respeite o trabalho delas. Pense também que o que desperdiçamos e estragamos, poderia servir a alguém.

- Que tal a gente repetir várias vezes aquela sua frase, vovó ? – indagou Jorge.

Todos concordaram com a boa idéia, e vovó achou que aquele estava sendo um bom começo para Paulo mudar seus modos estabanados. E vocês o que pensam ?


Texto extraído da Apostila Evangelização AME – Ciclo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário