sábado, 4 de setembro de 2010

O Médico dos Pobres














O Ano era de 1831. Numa cidadezinha chamada Jaguaratema, no interior do Ceará, no dia 29 do mês de agosto nasceu Adolfo Bezerra de Menezes. Desde pequenino Adolfo demonstrava notável inteligência e aos treze anos de idade, ele já ensinava aos seus coleguinhas de escola uma língua muito usada naquela época, chamada latim. Todos se impressionavam com o desempenho do menino que sempre se destacava em todas as matérias que estudava.

Seu pai, Antonio Bezerra de Menezes, um homem rico, era um fazendeiro honesto e generoso. Além de custear os estudos do filho Adolfo, nunca poupava esforços para amparar aos amigos e parentes em dificuldades. Um certo dia, ele percebeu que estava ficando pobre e já não podia mais assumir sozinho as suas despesas. Adolfo já era um rapaz e ao ver seu pai triste, naquelas condições, resolveu ajudá-lo. Conseguiu com a ajuda de parentes e amigos uma pequena quantia em dinheiro e partiu para a cidade do Rio de Janeiro a procura de trabalho.

Nessa ocasião, Adolfo já havia estudado o bastante. Ele era muito religioso e o seu sonho era tornar-se um médico para cuidar e aliviar o sofrimento das pessoas enfermas; especialmente aquelas que viviam nas ruas desamparadas ou em comunidades pobres.

Foi assim que Adolfo formou-se em medicina e por força do destino conheceu o Espiritismo. Recebeu como presente das mãos de um dos seus amigos uma edição de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Esse fato foi para ele um motivo de grande entusiasmo, pois ao ler aquelas páginas, Adolfo teve a sensação de que aqueles ensinamentos não eram novos para o seu espírito. Em verdade, Adolfo já trazia consigo alguns daqueles conhecimentos de uma outra vida. Tornou-se espírita e um grande divulgador da doutrina em nosso país.

O seu coração era imenso e cheio de bondade. Estava sempre disposto ajudar. Atendia prontamente e sem distinção a todos os doentes que lhe buscavam: ricos ou pobres eram acolhidos por ele com atenção e amorosidade. Ajudava também a muitos que não tinham como pagar as despesas com remédios, abrindo mão muitas vezes dos seus pertences em favor dos necessitados. Mas, contudo, não deixou de sofrer as provações necessárias para o seu crescimento espiritual. Além de passar por privações materiais, muitas vezes foi perseguido por opositores do espiritismo ou por pessoas que não compreendia o seu grandioso desiderato.

Adolfo ficou conhecido como Dr. Bezerra de Menezes, “O Médico dos Pobres” e ainda hoje morando no mundo espiritual, além de nos trazer belíssimas mensagens consoladoras e edificantes por intermédio dos médiuns ele ampara e socorre com suas bênçãos de luz, amor e caridade a todos que a ele recorre, tanto encarnados como desencarnados.





Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário