quinta-feira, 27 de julho de 2023

Importância de Jesus na vida das nossas crianças

 


Qual a melhor idade para se apresentar Jesus às nossas crianças? Como apresentar? Qual importância disso?

Estas são perguntas que muitas pessoas me fazem, independente de qual religião professam. O primeiro pensamento deve ser: conheço Jesus. Ele faz parte da minha vida, que transformações ele proporcionou à minha existência atual? Ou seja, o exemplo será sempre a melhor forma.

Este Ser que veio até nós e dividiu a história da humanidade em antes e depois dele, não pode ser qualquer espírito.

No livro Primícias do Reino, de Amélia Rodrigues, diz: “O Mergulho de Jesus nos fluidos grosseiros do orbe terráqueo é história da redenção da humanidade que sai da furnas do ‘eu’ para os altos píncaros da liberdade”.

Analisando esta mensagem entendemos a importância da descoberta deste Jesus interior em cada um de nós. Ele vive em nós, sendo assim, como poderemos apresentar Jesus às nossas crianças e jovens, se não o conhecemos? Vamos saber um pouco dele?

Conforme descrito em O Livro dos Espíritos, na questão 625: “Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava”.

Segundo os jovens, “Jesus é o cara”.

“(…) Jesus transcende, desse modo, os estágios do processo de evolução na Terra, porquanto Ele já era o construtor do planeta, quando sequer a vida nele se apresentara (…)”  (Desperte e Seja Feliz – Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)

Jesus está conosco desde que o nosso mundo é mundo, sendo ele o nosso coordenador, arquiteto, responsável pela administração do nosso orbe, nos inspirando e orientando e, saber de onde veio e quando nasceu, será diferente em cada um de nós.

Vinícius, no livro Em torno do Mestre, nos fala sobre o assunto, mostrando que para cada um de nós, a resposta será de acordo ao momento que Ele adentra em nossos corações.

Já para Paulo, ele nasceu em Damasco. Quando encontrou Jesus, se viu “envolvido de luz, dali por diante, já não sou eu mais quem vive, mas o Cristo é que vive em mim”.

Para Madalena ele nasceu em Betânia: “Despertou em mim a sensação de uma vida nova”.

Pedro, “nasceu no átrio do paço de Pilatos, no momento em que o galo, cantando pela terceira vez, acordou minha consciência para a verdadeira vida”, e para você que nos lê: quando Jesus nasceu?

Essa tomada de consciência da importância deste Ser em nossas vidas, nos leva a refletir sobre e com as nossas crianças, da necessidade de Jesus bem pertinho, sendo o melhor caminho a ser seguido e vivenciado.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos apresenta duas passagens, a primeira no capítulo X:

 “Segui esse modelo divino; caminhai em suas pegadas; elas vos conduzirão ao refúgio onde encontrareis o repouso após a luta”, nesta mensagem encontramos uma possibilidade salutar e de acolhimento na caminhada cheia de desafios. Nesta outra, capítulo VIII:

“Envolveu em ternura as criancinhas”. Entenderemos a importância dada pelo Mestre à estas crianças, envolvendo-as a todas em seu abraço fraterno. O resultado, pode ser aferido junto ao personagem Ignácio de Antioquia, uma das crianças que estiveram com Jesus na passagem bíblica citada acima, e grande discípulo, atendendo às crianças e jovens em suas jornadas, mostrando sua fidelidade ao Cristo.

No livro Trigo de Deus, Amélia Rodrigues nos mostra esse Ignácio, “Sou trigo de Deus e desejo ser triturado e os dentes das feras devem moer-me, para que possa ser oferecido como limpo pão de Cristo”, ele nos apresenta a fé nesse Cristo (o escolhido, ungido por Deus) Jesus, nos mostrando a importância de tê-lo em seu coração.

Essa criança, que nos apresenta na atual existência em corpos frágeis, conserva em si o gérmen do potencial Divino. Devemos apresentá-la ao Mestre o quanto antes, para que os homens e mulheres de bem se façam presentes em nossa humanidade; levando-nos o quanto antes ao mundo de regeneração. “(…) sua ação preventiva evitará derrocadas no erro, novos desastres morais (…)” (Guillon Ribeiro)

No dia que a humanidade compreender a mensagem de Jesus uma nova ordem se estabelecerá em nosso planeta através das Leis de Deus, incutidas em nossa consciência e o despertamento na infância se faz necessário. “Para uma sociedade nova é necessário homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de capital importância.” (Léon Denis)

Trazer jesus às nossas crianças, é “luz nas almas”, e a importância da participação delas nas atividades da evangelização infantil, leva-nos a entender que: “Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina, mas, quando você evangeliza, salva”. Amélia Rodrigues

Aproximemo-nos todos de Jesus, esse ser incomparável, e tornemo-nos plenos com Ele.

Para finalizar, deixo a mensagem do Espírito Emmanuel, do livro Pão Nosso: “Quando Jesus penetra o coração de um homem, converte-o em testemunho vivo do bem e manda-o a evangelizar os seus irmãos com a própria vida e, quando um homem alcança Jesus, não se detém, pura e simplesmente, na estação das palavras brilhantes, mas vive de acordo com o Mestre, exemplificando o trabalho e o amor que iluminam a vida, a fim de que a glória da cruz se não faça vã.”

“Passarão o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos 13:31)

Por Marco Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário