quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Esforço e Perseverança

Esforço é uma ação enérgica do corpo ou do Espírito para realização de suas tarefas. Ter perseverança significa ter persistência, isto é, continuar insistindo no trabalho que se está ou se pretende executar, de forma que não se interrompa o curso programado.

O objetivo de todos é alcançar a perfeição. A rapidez desse aperfeiçoamento depende do nosso esforço pessoal. Quanto maior a boa-vontade e submissão a vontade de Deus, mais depressa evoluímos. O progresso dos Espíritos é o resultado do seu próprio trabalho. Entretanto, não devemos ter a pretensão de atingir a superioridade espiritual completa, de uma só vez, pois a evolução é feita aos poucos e ocorre em diversas encarnações.

Jesus disse: ''Aquele que perseverar até ao fim será salvo.'' Muita gente se desanima diante das dificuldades e prefere estacionar durante muitos séculos na condição inferior. No entanto, os bons trabalhadores sabem perseverar, até atingirem as finalidades divinas do caminho terrestre, continuando em trajetória sublime para a perfeição.

Para agradar a Deus, não basta não praticar o mal, é preciso fazer o bem no limite de nossas forças, porque responderemos por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem. Portanto, devemos ajudar os outros em tudo aquilo que se faça possível.

Nada construímos de bom, sem esforço e perseverança. Não é possível, por exemplo, conquistar um título profissional, sem dedicar-se aos estudos. Sem perseverança nos estudos, não pode haver aprendizado e sem aprendizado, não há progresso. A paciência ensina que todo trabalho começa, mas não se pode aguardar imediato término, porque conquistada uma etapa, outra surge desafiadora, pois o Espírito deve evoluir.

É preciso também se esforçar para vencer as nossas más tendências, eliminando os sentimentos de egoísmo e orgulho que ainda temos em nós. Devemos estudar o Evangelho de Jesus e os livros espíritas, pois neles encontramos os ensinamentos morais necessários para a esta renovação. Mas somente a aplicação sincera dos ensinamentos do Cristo pode proporcionar a paz e a sabedoria, que é a condição dos Espíritos iluminados.

Todos os homens são ricos pelas bênçãos de Deus e cada qual deve aproveitar, com êxito, os “talentos” recebidos (tais como: a inteligência, a riqueza, o poder, a fama, a mediunidade, etc.), porque, prestarão um dia, contas de seus esforços.

Os Espíritos bons podem cooperar nas tarefas que nos cabe cumprir na Terra, auxiliando nas dificuldades, confortando-vos na dor, estimulando-nos para a melhoria moral, mas as realizações do mundo dependem do nosso próprio esforço. Aqueles que se esforçam no bem recebem maior amparo da espiritualidade.

O pensamento e a vontade são as ferramentas por excelência com as quais podemos transformar tudo em nós e ao redor de nós. Ninguém se eleva para as regiões iluminadas, sem esforço máximo da vontade. Através da paciência, da perseverança e do esforço individual no Evangelho, conseguiremos alcançar nossos objetivos e vencer as dificuldades. 

Fonte: Evangelização Espírita portal Passatempo Espírita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário