quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A Evolução humana

 







Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem ter conhecimento. Deu a cada um determinada tarefa com o objetivo de fazê-los desenvolver a inteligência e a moral, progressivamente, para alcançar a perfeição. Um Espírito para ser perfeito precisa evoluir: possuir todas as qualidades morais (por exemplo: amor, respeito, paciência, fé, perdão etc..) e saber aplicá-las; precisa também conhecer todas as ciências e todas as artes e utilizá-las para o bem. Por isso, é necessário reencarnar várias vezes para atingir este objetivo.

Os Espíritos, na sua origem, se assemelham a crianças, ignorantes e sem experiência, mas adquirem pouco a pouco os conhecimentos que lhes faltam, ao percorrer as diferentes fases da vida. Melhorando-se, passam de uma ordem inferior para uma superior, como passar de ano, do jardim de infância até a faculdade. Essa evolução não acontece de um momento para outro, é resultado de muito estudo, trabalho, esforço e persistência.

O homem evolui ou fica estacionário, mas jamais pode retrogradar (voltar para trás), isto é, retornar ao estado de infância (estado primitivo), pois todo conhecimento adquirido não se perde.

O progresso, ou seja, a evolução é uma lei da natureza. Todos os seres criados por Deus estão submetidos a esta lei. Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Portanto, há dois tipos de evolução: a material e a espiritual.

Evoluímos espiritualmente quando, através de nossas atitudes e pensamentos, nos esforçamos para se tornar uma pessoa melhor. E a evolução material ocorre à medida que se progride moralmente. O Espírito, então, se desmaterializa, ou seja, o seu corpo físico se torna mais leve e menos pesado, por conseguinte, menos sujeito a doenças e às necessidades.

Os mundos são diferentes uns dos outros, segundo o seu aspecto físico e moral dos habitantes que neles vivem. Os Espíritos que progrediram neste mundo, deixaram este para encarnar num outro mais adiantado e terão seus corpos conforme à constituição física dele. Em mundos superiores, a forma do corpo é sempre, como por toda parte, a forma humana, mais embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada.

Todos os seres da natureza, criados por Deus, possuem um elo de ligação e estão em estágios gradativos de evolução. Segundo o Espírito Emmanuel: O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Antes de chegar à condição humana, o princípio inteligente, passa por diversos graus da animalidade, ou seja, passa por uma série de existências que antecedem o período a que chamamos Humanidade.

A inteligência dos seres humanos e a dos animais provém de um mesmo princípio, porém no homem ela recebeu uma elaboração que o eleva acima do animal.  São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo. Nos animais predomina o instinto, mas possuem uma inteligência rudimentar. Eles estão aperfeiçoando seus instintos, na busca da inteligência. Da mesma maneira que nós, humanos, aspiramos alcançar algum dia, a angelitude na Vida Maior, personificada em nosso Mestre Jesus, os animais serão no futuro distante homens e mulheres. O macaco, tão carinhosamente estudado por Darwin, é um parente próximo das criaturas humanas.

Os organismos mais perfeitos da nossa Casa Planetária procedem inicialmente da ameba (animal unicelular, composto por apenas uma célula). Para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, demorou cerca de 1,5 bilhões de anos. Mas a promoção (transformação) do princípio espiritual do animal à racionalidade humana se processa fora da Terra, dentro de condições e aspectos que os espíritos não podem descrever.

Por portal Passatempo Espírita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário