sábado, 4 de setembro de 2021

A importância da religião em nossas vidas

A palavra "religião " deriva do latim religare, que significa religar, ligar novamente, isto é, restabelecer a ligação perdida com Deus. A religião é o sentimento divino que liga o homem ao Seu Criador. Ela é a ciência que revela a verdade, isto é, as leis divinas e indica o caminho que devemos seguir para alcançar a felicidade. Uma religião, em sua significação verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças.    Mas em poucas palavras, no que consiste a Religião? O seu principal fundamento é amar a Deus de todo o nosso coração, entendimento e alma, com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos, conforme ensinou o Nosso Mestre Jesus.

Jesus Cristo foi o Espírito mais puro e luminoso que se encarnou na Terra; é o modelo de perfeição que devemos seguir. Ele já existia antes da formação deste planeta e foi escolhido por Deus, para governar este mundo e revelar Suas leis aos homens.   Antes da Sua vinda, Jesus enviou, periodicamente, os Seus mensageiros e missionários, para revelar gradualmente as leis divinas às primeiras organizações religiosas do nosso planeta. As religiões de todos os séculos está cheia de sábios e profetas, que trouxeram ao mundo a ideia de Deus e das leis morais a que os homens se devem submeter para a obtenção da evolução espiritual (progresso moral e intelectual).

As primeiras religiões surgiram entre os povos primitivos do oriente. A história da origem de quase todos os povos antigos se confunde com a da religião deles. Os seus primeiros livros sagrados foram ao mesmo tempo os primeiros livros de ciência, como foram, durante largo período, o código único das leis civis. No entanto, devido a falta de desenvolvimento intelectual e conhecimento científico, as explicações que davam sobre a origem do universo possuíam erros grosseiros.  Além disso, muitos deles inventaram cultos exteriores extravagantes, normas socias e princípios dogmáticos (crenças que não podiam ser contestadas) que não provinham do Senhor. Apesar disso, não devemos desprezar as escrituras antigas, pois todas possuem gérmens de grandes verdades. Embora haja desvios ou interpretações erradas, todas possuem o mesmo princípio que é “amai-vos uns aos outros”, base imortal dos ensinos de Jesus.

Atualmente existem inúmeras religiões antigas sendo praticadas no mundo, as principais são:  o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o confucionismo, o judaísmo, o islamismo e   o cristianismo (1). O Hinduísmo é considerada a organização religiosa mais antiga da história.  Suas crenças foram transmitidas oralmente, de geração em geração, por muitos séculos na Índia, até serem transcritas nos Vedas, escrituras dos grandes mestres das ciências hindus, que contam cerca de 2000 anos a.C. O budismo, surgiu tempos depois, com o nascimento do Buda e se espalhou para diversas regiões do oriente. Na China, os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas (tais como: o confucionismo, o taoísmo e o budismo).  Os seus principais fundamentos estão contidos nas obras de três grandes sábios: Fo-Hi, Lao-tsé e Confúcio. Em Israel, os adeptos do judaísmo seguem os ensinos dos antigos profetas e de Moisés, contidos no Antigo Testamento (na Bíblia). O islamismo surgiu a partir das revelações feitas pelo profeta Maomé, registradas no livro Alcorão. E as várias vertentes do Cristianismo, tais como: a Católica (325 d. C), a   Ortodoxa (1054 d.C)   e a   Protestante (1517 d. C) surgiram séculos depois da vinda do Cristo.

O Cristianismo primitivo, vivenciado pelos primeiros cristãos, é a síntese (o conjunto das partes essenciais), em simplicidade e luz, de todos os sistemas religiosos mais antigos. Os ensinamentos contidos no Evangelho, mostram todos os deveres do homem para com o próximo, explicando que a prática da caridade é fundamental.  No entanto, o Cristo não pode dizer tudo na sua época. Ele nos prometeu um outro Consolador, que viria mais tarde, para ensinar todas a coisas e relembrar tudo que havia dito.  O Espiritismo vem, na época predita (1857), cumprir a promessa do Cristo. A Doutrina (2) Espírita, como também é chamada, nos traz o conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; por que sofre temporariamente e necessita progredir incessantemente, através de uma série de existências.  Ensina que que a vida continua após a morte, e que a Justiça de Deus atinge a todos.

O Espiritismo é uma Doutrina filosófica, cientifica e religiosa, revelada pelos Espíritos Superiores e organizada por Allan Kardec.  A filosofia busca compreender a existência humana, a ciência esclarece a nossa ignorância e a religião traz consolo para a nossa alma.   Entretanto, o Espiritismo não é uma religião como as outras, visto que não tem cultos, nem rituais, nem dogmas e nenhum dos seus adeptos recebe o título superior de Sacerdote ou Papa. O Espiritismo respeita todas as convicções sinceras e não afasta pessoa alguma das suas crenças. Uma de suas metas é reformar a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; colocar fim às interpretações erradas, e restaurar a religião do Cristo, que foi modificada e corrompida.  Além disso, pretende unir os homens em uma mesma crença, porque não há senão um Deus, e suas leis são as mesmas para todos.

O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. A verdadeira religião não é uma manifestação exterior (com formas de adoração, cultos e rituais), é um sentimento, e é no coração humano que está o verdadeiro templo. A verdadeira religião ilumina o caminho das almas. O indivíduo que tem uma boa formação religiosa, possui muito mais resistência em relação as dificuldades da vida do que aquele que não a tem, pois se apoia na fé e na esperança. A presença de Deus na mente e no nosso coração, será sempre uma bússola apontando o porto de segurança e de paz que desejamos. Por isso devemos participar das aulas de evangelização infantojuvenil e dedicarmo-nos ao estudo de Suas leis, que é a Religião.

Evangelização portal Passatempo Espírita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário