sexta-feira, 4 de junho de 2021

O Centro Espírita

 

O Centro Espírita pode ser considerado um templo, uma escola e um hospital. O Centro Espírita é um templo, pois nele podemos fazer orações para si e pelos outros e pedir auxílio para os Bons Espíritos que estão trabalhando neste local. É também uma escola onde podemos aprender sobre as leis divinas, reveladas por Moisés, Jesus Cristo e pelos Espíritos Superiores, para que possamos aprimorar-nos moralmente e aperfeiçoar os outros. É também um hospital, pois atende aqueles que estão com doenças físicas ou espirituais, e oferece ajuda, consolo e esclarecimento, para aliviar o sofrimento de cada um.

Geralmente o Centro Espírita possui o nome de um Espírito amigo ou de uma figura espírita abnegada, que já está desencarnada, como por exemplo: Centro Espírita "Dr. Leocádio Correia" ou Centro Espírita "Dr. Bezerra de Menezes”. Esse núcleo de oração, fraternidade, estudo e trabalho possui um dirigente (o Presidente da Casa), que é responsável pelas atividades em geral, e outros assistentes, responsáveis por setores específicos. No entanto, todos são trabalhadores voluntários, nenhum deles recebe salário (dinheiro) para executar os trabalhos da Casa Espírita.  Aliás, o Centro Espírita é geralmente sustentado com o dinheiro destes trabalhadores (sócios) que fornecem uma quantia mensalmente (ou fazem doações maiores), para pagar as despesas de luz, água, aluguel, etc..

O Codificador da Doutrina, Allan Kardec, recomenda que os Centros Espíritas sejam pequenos, pois as melhores comunicações dos Espíritos são obtidas em reuniões   pouco   numerosas. Portanto, quando entrarmos num Centro Espírita devemos manter o pensamento elevado para preservar a harmonia e a paz do ambiente.  Não se pode, pois, permitir em seu meio festas, músicas, de fundo não edificantes, aplausos, conversação tumultuada e não construtiva, discussões violentas, homenagens humanas, "comes e bebes”, reuniões sem disciplina, rifas, bingos, comércios (por exemplo: bazar), ataques a outras religiões, enfim tudo aquilo que não se permite num hospital, junto a um leito de dor ou num santuário de oração. Além disso, na Casa Espírita não deve ter altares, estátuas, quadros, incensos, velas, etc., pois a Doutrina Espírita não emprega em suas práticas quaisquer ritos ou rituais.

 As atividades básicas desenvolvidas num Centro Espírita são: Palestras Públicas, Reuniões de Estudo, Evangelização Infantojuvenil, Recepção e Atendimento Fraterno, Assistência material a pessoas carentes, Atendimento de Passe e Água fluidificada, Atendimento Médico espiritual, Educação Mediúnica, Reunião de Desobsessão e Reunião de Diretoria (administrativa). O Centro Espírita deve se caracterizar pela prática da caridade e pela simplicidade da primeira Casa do Cristianismo primitivo, que era conhecido por "Caminho".  Por isso, as suas atividades são todas gratuitas e têm como base a recomendação de Jesus Cristo feita aos seus Apóstolos, que dizia assim: "Divulguem a Boa Nova, (...) curem os doentes e expulsem os demônios (espíritos maus) (Mateus 10:7-8)."

As Palestras Públicas e os Estudos em grupo são reuniões que ensinam sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita e a Bíblia, associando Kardec aos ensinos do Cristo. O seu objetivo principal é trazer esclarecimentos e consolação, a fim de que os jovens e adultos possam se corrigir e melhorar. A Evangelização Infantojuvenil tem o mesmo propósito, ou seja, proporciona lições importantes de como agir corretamente nas diferentes situações que você encontrará durante a vida, mas é uma reunião destinada para crianças e adolescentes.

O Atendimento Fraterno consiste em receber fraternalmente e orientar com base na Doutrina Espírita (numa conversa sigilosa) todos aqueles que buscam ajuda ou orientação no Centro Espírita, mostrando que para conquistar a paz e felicidade, só depende de si mesmo. Nesse atendimento, de modo geral, o assistente deve orientar a pessoa a fazer o culto do Evangelho no lar com os seus familiares e mostrar a importância de ler diariamente livros edificantes para vacinar a mente contra o mal. Sendo assim, todos os Centros Espíritas devem ter uma biblioteca (1) para que seja possível o empréstimo dos livros indicados. Além disso, se a pessoa carente precisar de assistência material, o trabalhador voluntário deverá fornecer o alimento ou a roupa de que necessita.

O Atendimento de Passe e Água fluidificada consiste em receber os bons fluidos dos passistas e beber a água que foi fluidificada pelos Bons Espíritos, para o equilíbrio do corpo e da mente. No Atendimento Médico espiritual, o médium de cura realiza cirurgias espirituais no períspirito ou receita medicamentos homeopáticos (naturais) para aqueles que estão doentes. Na maioria dos casos, é necessário passar por vários atendimentos para que receba o alívio para o seu sofrimento, pois isto depende, geralmente, da sua transformação moral.

Na Educação Mediúnica, os médiuns estudam bastante sobre a mediunidade para que saibam utilizá-la de forma correta, antes de colocá-la em prática e não sejam facilmente enganados por espíritos pseudo-sábios. A Reunião de Desobsessão (Reunião reservada) consiste em esclarecer o Espírito obsessor ( Espírito mau), por conselhos prudentemente dirigidos, a fim de  torná-lo melhor e fazê-lo desistir do propósito de perturbar o doente que veio buscar ajuda, para que ele fique livre. No entanto, o obsidiado (o doente) também precisa fazer esforços para se corrigir e melhorar, pois foram as suas más tendências que atraíram o Espírito obsessor para perto de si.

Em resumo: Devemos frequentar a Escola Espírita de Evangelização Infantojuvenil, para que possamos enxergar o caminho real que Deus traçou a cada um de nós na Terra e saber quais são as diretrizes para uma vida feliz. Todos nós, sejamos crianças ou jovens, adultos ou já muitíssimos maduros, devemos estudar sempre (2).

Comentário (1): O Livro dos Médiuns. Cap.30. Artigo 25. Allan Kardec.  (2): Palavras de Chico Xavier. Necessidade do estudo. Emmanuel/ Chico Xavier.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário