quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A Paz Interior



Compreendemos por virtude a disposição firme e constante para a prática do bem. Dentre as virtudes mais conhecidas, destacamos: tolerância; respeito; amizade; compaixão; humildade; gentileza; responsabilidade; amor; resiliência; generosidade; verdade; gratidão; solidariedade; e colaboração.

As virtudes poderiam ser definidas como instrumentos necessários para a felicidade pessoal, bem como para a construção de uma vida social em harmonia.

É por meio das virtudes que seremos capazes de gerar as mudanças necessárias para a convivência pacífica, tão desejada em nossa sociedade. Somente quando agirmos de acordo com os valores ético-morais universais, tomando decisões considerando o bem-estar coletivo e o respeito ao meio ambiente é que realmente promoveremos uma vida social saudável e feliz.

A prática das virtudes conduz a um estado interior de calma, satisfação e esperança. Esse sentimento, derivado da consciência tranquila pelas boas escolhas feitas, pode ser descrito como a Paz Interior.

A Paz Interior não reflete um estado de inércia, acomodação ou desânimo, pelo contrário, é força ativa e operante, geradora de relacionamentos saudáveis e convivências harmônicas, porque conta com a presença da prática das virtudes.

Dentre diversas personalidades que marcaram a história da humanidade, em termos de virtuosidade, certamente Jesus é um modelo muito fiel, exemplo de ser humano consciente e praticante de todas as virtudes. Sua proposta de amar aos inimigos é um dos instrumentos mais fortes na construção da paz.

Fonte: Projeto Educacional Você e a Paz/ Mansão do Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário