terça-feira, 3 de julho de 2018

Lei de Evolução: Evolução Espiritual



A evolução é uma lei a qual não se pode fugir e que o êxito em nossa evolução espiritual depende de nossa reforma íntima, que deve ocorrer através de nossa mudança de atitude mental. A evolução espiritual é a marcha para o progresso que cada um é compelido a realizar, através do estudo, do esforço, do trabalho, da perseverança e do otimismo, no combate às imperfeições, em busca das virtudes e com o concurso das vidas sucessivas.

O que é prosperidade? Segundo o dicionário entre as definições de prosperidade encontramos: qualidade ou estado do que é próspero; felicidade; progresso; riqueza; evolução.

Somos prósperos quando estamos progredindo. Quando falamos em prosperidade espiritual, estamos nos referindo à constante evolução. A palavra evolu(a)ção já traz em si o objeto da nossa prosperidade: a ação. Não existe prosperidade para quem não aceita a mudança.

O verdadeiro sentido da nossa existência está em realizar o nosso planejamento de vida*, que é único, exclusivo, pessoal e dinâmico, ou seja, está em constante mudança para podermos evoluir. Quando realizamos esse planejamento reencarnatório, estamos evoluindo espiritualmente, e a evolução espiritual é o grande projeto cósmico de nossa vida. E o amor é a moeda mais valiosa do Universo que nos ajuda nessa mudança.

Porque devemos renovar primeiramente o nosso pensamento? Porque TUDO tem sua origem no pensamento, ou seja:

Pensamento gera sentimento, que gera palavra, que gera atitude (ação).

Ex.: para conseguirmos a tão sonhada paz em todos os continentes, primeiramente devemos ser pacíficos em nossos pensamentos, assim transmitiremos paz para nossa família e nossas famílias transmitirão paz para suas cidades e as cidades transmitirão paz para seus países que formarão um mundo de paz.

Quais as medidas que devemos tomar para aperfeiçoar o pensamento? Cuidar daquilo que entra na nossa cabeça, através dos olhos, dos ouvidos, ou seja, das leituras, dos filmes, das conversas, etc. Por isso, devemos selecionar a nossa leitura, os filmes que assistimos, as conversas que mantemos, o tipo de anedota que nos atrai, pois tudo isso vai influenciar o nosso pensamento.

Porém, mais do que observar o que nos vem de fora, é necessário observarmos o que guardamos em nossa mente. É claro que muitas vezes não podemos deixar de ver uma cena, ou de ouvir um palavrão ou uma anedota menos feliz. Aí é o momento de fazermos a seleção daquilo que nos é oferecido e verificarmos o que nos interessa guardar ou rejeitar. Às vezes, é difícil esquecermos de pronto aquela palavra ou expressão que até achamos engraçada no primeiro momento em que ouvimos. Mas, se realmente queremos progredir, devemos fazer esforços para jogar fora esse lixo mental, recorrendo, se preciso à prece.

Como descobrir defeitos que trazemos bem escondidos e que aparecem nos momentos mais infelizes? Praticando o autoconhecimento, seguindo o exemplo de Santo Agostinho, ou seja, quando desejarmos realmente evoluir, abandonando definitivamente maus hábitos, devemos examinar o nosso interior, numa análise corajosa e minuciosa.

Ao final de cada dia devemos passar em revista tudo o que pensamos, falamos, realizamos, avaliando-nos detalhadamente. Quase sempre, verificamos que nem tudo andou bem. Essa autoanálise será mais eficiente se for feita após uma prece, pela qual pedimos a ajuda de um Amigo Espiritual, a fim de que nos sejam apontados, pela nossa própria consciência, os nossos defeitos maiores, aqueles que demandam reparo imediato.

Se estivermos sinceramente empenhados no nosso aperfeiçoamento, teremos seguramente o conselho sábio da Espiritualidade, seja através de inspiração, seja durante o sono, quando podemos nos encontrar com benfeitores, se realmente o desejarmos. Quanto maior a nossa sinceridade no desejo de renovação, tanto mais facilidade os Espíritos Amigos encontrarão para nos ajudar.

O que prejudica o nosso progresso? Ambição, autoritarismo, brutalidade, desordem, desorganização, egoísmo, ignorância, incompreensão, indisciplina, injustiça, ódio, orgulho, preguiça, etc...

O que favorece o nosso progresso? O combate às nossas imperfeições através da busca das virtudes: amor, bondade, compreensão, dedicação, estudo, honestidade, humildade, justiça, ordem, persistência, sinceridade, solidariedade, trabalho, paciência, otimismo, esforço, etc...

Fonte: Evangelização Seara do Mestre (Apostila segundo e terceiro ciclos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário