quinta-feira, 3 de maio de 2018

Surgimento da Doutrina Espírita



A crença na existência dos Espíritos e na sua influência sobre a nossa vida é tão antiga quanto o mundo. A mediunidade (percepção do mundo espiritual) é tão velha quanto o homem.

A Bíblia, que é um conjunto de livros, é considerada um dos maiores registros de fatos espíritas da antiguidade. O profeta Moisés, por exemplo, se comunicava com o espírito de Javé. O rei Saul, consultou uma mulher que tem o espírito de adivinhar (médium). José, pai de Jesus, tinha visões em sonhos do anjo do Senhor (Mateus 1:20, 2:13).

O Espiritismo, portanto, não é uma criação moderna, os antigos o conheciam muito bem.

Emmanuel Swedenborg (Suécia, 1688-1772), notável pelo seu saber em diversas áreas da ciência e extraordinário médium vidente (via espíritos e o mundo espiritual) é considerado um dos precursores (iniciadores) do Espiritismo, juntamente com Andrew Jackson Davis (Nova Iorque, 1826-1910), médium vidente e curador, que previu o aparecimento do Espiritismo.



Em 1848, na América do Norte, ocorreu também um dos primeiros fenômenos espíritas dos tempos modernos. As irmãs Fox, devido a sua mediunidade, eram acompanhadas por ruídos em sua casa em Nova Iorque, provocados por um Espírito.

Segundo Allan Kardec, diante dos fenômenos que deram nascimento a doutrina espírita, o primeiro fato observado foi o da movimentação de objetos diversos, que ficou conhecido por mesas girantes. As mesas se moviam, se elevavam, viravam, davam saltos ou giravam com violência.

No tempo do bispo Tertuliano (Cartago, província romana, 155-220 d.C.) o fenômeno das mesas girantes já era conhecido.

Para que uma mesa se movimente ou qualquer outro objeto, é necessário que o Espírito combine uma parte do fluido universal com o fluido que o médium libera.



Um outro fenômeno de efeitos físicos que se produzia também é o das batidas na própria textura da madeira, no seu interior, sem nenhum movimento da mesa. Para o Espírito produzir o barulho, ele se utiliza também da combinação fluídica e não de um martelo.

Por meio das batidas, suspeitou-se que existiam inteligências ocultas. Então, curiosos com o acontecimento, as pessoas começaram a fazer perguntas e os Espíritos respondiam, por um sim ou por não, conforme o número de batidas. Mais tarde, a técnica foi melhorando e os Espíritos respondiam por um determinado número de batidas que correspondiam a cada letra do alfabeto, para compor palavras e frases.

Depois os Espíritos aconselharam utilizar uma mesinha ao qual se adapta um lápis para se obter as respostas. Utilizaram também cestas e pranchetas, mas perceberam que estes objetos eram apenas apêndices de mão desnecessários e que o médium poderia escrever diretamente, utilizando o lápis (técnica chamada de psicografia).

Essas manifestações físicas têm por objetivo chamar a nossa atenção para alguma coisa e convencer-nos da presença de um poder superior ao homem.



Allan Kardec disse que das mesas girantes, que era apenas uma diversão, saiu uma coisa ainda mais séria, uma ciência completa, que é a Doutrina Espírita.

A investigação dos fatos que revelavam a comunicação dos homens com os Espíritos, realizada por Allan Kardec, resultou na formação da Doutrina Espírita, que é composta por um conteúdo científico, filosófico e religioso.

Allan Kardec é considerado o codificador desta doutrina, pois ele reuniu em vários livros, os ensinos que foram transmitidos pelos Espíritos.

A publicação de ‘’O Livro dos Espíritos’’ em 18 de abril de 1857, marca a data verdadeira da fundação do Espiritismo.

Fonte: Passatempo Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário