terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O Natal dos Brinquedos


Giovani era o melhor construtor de brinquedo do bairro. O que ele não sabia é que sempre quando ia dormir, os seus brinquedos ganhavam vida: falavam e se moviam feito gente.

Nossa! - Giovani bocejou exclamando - Como é tarde! Vou dormir, porque amanhã é Natal, dia do melhor de todos os presentes!

Tão logo Giovani deixou a oficina dos brinquedos, eles começaram a se movimentar.



- Ele já foi dormir boneca? – Perguntou o palhacinho.

- Já, palhacinho! Finalmente! – Respondeu a bonequinha sorrindo.

- Você ouviu o que ele falou? Amanhã é Natal! Dia do melhor de todos os presentes! Sabe quem é o melhor dos presentes? Eu!! – Afirmou o palhacinho todo orgulhoso.

- Quem disse?! O melhor presente sou eu! – Gritou a bonequinha - As crianças vão me adorar! Sou muito lindinha e quando apertam um botãozinho eu digo: Mamãe!

- Mas menino não gosta de brincar de boneca! Eu sou muito melhor que você! Eu sou bonito, minha roupinha é colorida... Sou uma fofura! – Continuou o palhacinho.

Os brinquedos começaram a discutir. Estavam tão preocupados em ver quem era o melhor presente de Natal que nem perceberam que o Giovani acordou e retornou ao recinto.

Admirado ao presenciar aquela cena ele indagou:

- Nossa! Os brinquedos falam!



Naquele momento, a bonequinha assustada exclamou:

- Você nos descobriu!

- Nós falamos sempre quando você vai dormir! – Revelou então o palhacinho ao construtor.

- Mas por que vocês, brinquedos, que levam tanta alegria às crianças, estavam assim brigando? – Quis saber o rapaz.

- É porque nós ouvimos você dizer que o Natal é o dia do melhor presente. – Explicou a bonequinha.

- Isso é verdade! – Assentiu Giovani sorrindo.

- Eu sou o melhor presente de Natal, não é, Giovani? – Perguntou o palhacinho dando cambalhotas.

- Não é não, palhacinho. – Respondeu negativamente.

- Eu sabia! Eu sou o melhor presente de Natal! Viva! Viva! – Disse a bonequinha comemorando.

- Desculpe boneca... - interrompeu Giovani- mas também não é você!

- Ueé! Se não sou eu, nem a boneca, quem é então?! – Quis saber o palhacinho.

- Vocês são brinquedos maravilhosos. Levam sempre a alegria para as crianças, mas o melhor presente de Natal não é um brinquedo, e sim, um menino que nasceu há muito tempo atrás. – Respondeu Giovani afagando os dois brinquedos.

- Um menino?! – Perguntou a bonequinha admirada.



- Isso mesmo! O nome desse menino é Jesus. O Natal só existe porque ele nasceu! – Respondeu Giovani aos brinquedos.

- E por que ele é o melhor presente? – Perguntou o palhacinho bastante curioso.

- Porque quando ele cresceu, ensinou muitas coisas importantes. Quando fazemos as coisas que Jesus ensinou, ficamos felizes, É por isso que Jesus é o melhor presente que Deus nos deu! – Explicou Giovani demonstrando contentamento.

- O que Jesus ensinou? – Prosseguiu a bonequinha.

- Muitas coisas! Mas, o mais importante foi que devemos fazer sempre coisas boas para as pessoas.

Os brinquedos concordaram com Giovani. O Natal não era o dia dos brinquedos e, sim, dia de lembrar do aniversariante e das coisas importantes que ele ensinou.

Os brinquedos decidiram então dar um presente para Jesus, deixando as brigas de lado, sendo amigos e unidos para sempre!

Carlos Pereira

Adaptação de texto para peça de teatro de evangelização espírita infantil “O Natal dos Brinquedos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário