segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O Bem e o Mal



Deus não criou o mal; Ele estabeleceu leis, e estas são sempre boas, porque Ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente, seria perfeitamente feliz; porém, os Espíritos, tendo seu livre-arbítrio, nem sempre as observam, e é dessa infração que provém o mal.

A lei de Deus é o amor. O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus; o mal, tudo o que lhe é contrário. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com lei divina. Fazer o mal é infringi-la.

Pode dizer-se que o mal é a ausência do bem, como o frio é a ausência do calor. Onde não existe o bem, forçosamente existe o mal. Não praticar o mal, já é um princípio do bem. Deus somente quer o bem; só do homem procede o mal.

O egoísmo é a fonte de todo mal. Se estudarmos todos os vícios (a vaidade, a ambição, a inveja, o ódio, o ciúme, a mentira etc...) veremos que no fundo de todos está o egoísmo. É a causa geradora de muitos sofrimentos, da mágoa, das brigas, da violência, das guerras. O egoísmo nasce do abuso do instinto de conservação, na medida que o Espírito faz as suas escolhas e opta por satisfazer sua vontade além do necessário.

Deus não criou os Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria, pelo seu livre-arbítrio (escolha).

O livre-arbítrio só se desenvolve pouco a pouco e após numerosas evoluções na vida corpórea. A responsabilidade aumenta em razão do desenvolvimento da nossa inteligência. Aquele, portanto, que possui o conhecimento das leis de Deus e comete uma injustiça, é mais culpável, aos olhos de Deus, se comparado a um homem selvagem.

Para alcançar a felicidade suprema é necessário desenvolver a moral e a inteligência. A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. É a observância das leis de Deus. O desenvolvimento da moral não segue sempre, imediatamente, o desenvolvimento da inteligência. Por isso, existem pessoas muito inteligentes, mas que fazem muito mal. Com o desenvolvimento da moral nascem as noções do bem e do mal, do justo e do injusto.

Há Espíritos que desde o princípio (início) seguem o caminho do bem e outros do mal, mas existem os graus intermediários que constituem a maioria. O Espírito Emmanuel diz que no caso de Jesus Cristo, sua evolução ocorreu em linha reta para Deus.

Os Espíritos que seguiram o caminho do mal também chegarão à perfeição, mas demorarão mais do que os outros, devido a sua má vontade.

Depende unicamente de nós seguir o caminho do bem, que nos fará felizes; ou o do mal, que nos conduzirá ao sofrimento.

Ninguém nasce destinado ao mal.

As leis de Deus estão gravadas na nossa consciência. Este pensamento íntimo nos adverte quando se faz o bem ou faz o mal.

Para agradar a Deus não basta que não se pratique o mal. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.

Evangelização Espírita - Apostila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário