domingo, 1 de maio de 2016

Especial Dia do Trabalho




O Dia do Trabalho tem origem na história no ano de 1886, no dia 1º de maio, nos Estados Unidos, com a manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago e numa greve geral em todo país.

Mas afinal, o que é o trabalho? Qual a sua real importância em nossa vida?

Vamos conhecer um pouco o que nos ensina a doutrina espírita sobre esse tema?

O que é trabalho? Trabalho é toda ocupação útil.

O que é ocupação útil? É toda atividade que traz benefícios ou é também uma atividade que tem finalidade proveitosa.

São exemplos de ocupações úteis: Varrer o quintal de sua casa; arrumar seu quarto; fazer o dever de casa; ler um bom livro; ajudar alguém; realizar o evangelho no lar; brincar; assistir um bom filme, etc.

Deus quer que trabalhemos? Sim, porque trabalho não é castigo, mas sim oportunidade de progresso, de evolução, e consequentemente busca da felicidade. É através do trabalho que acontece o progresso do ser humano, pois o trabalho visa conservar o corpo e desenvolver o pensamento; também através da convivência com outras pessoas há um crescimento pessoal e coletivo, pois uns aprendem com os outros.

Qual é o objetivo do trabalho? Há dois aspectos ou maneiras de ver, que são:

Aspecto material: É a manutenção da vida física.

É através do trabalho que vem o dinheiro que seus pais compram suas roupas, seu material escolar, brinquedo, o alimento que põem á mesa, etc.

Aspecto Espiritual: É o desenvolvimento do intelecto ou da inteligência e da Moral.

Por trabalho, não devemos entender que são apenas ocupações materiais ou ver apenas seu lado material. Somos pessoas, mas não vamos esquecer que também somos Espíritos eternos e quando estudamos ou realizamos qualquer tarefa útil nossa inteligência cresce e desenvolve-se graça a tarefa que realizamos. Ganhamos experiência e assim adquirimos as virtudes morais.

*Lembrando: Quais são as virtudes morais? Paciência, respeito, sinceridade, caridade, amor, etc.

Quem não estuda e trabalha não evolui.

Nós só progredimos pelo Trabalho e Deus nos Deus a vida, a terra, o sol e o Universo, tudo isso o criador nos oferece para alcançarmos a evolução pelo trabalho. Todas as profissões são necessárias e importantes para a manutenção e o desenvolvimento das sociedades, desde os mais simples, até os mais complexos, os que exigem mais esforço. O fundamental é que cumpramos nossas tarefas com dedicação, boa vontade e amor e sustento físico e o crescimento moral e a evolução inteligente.

Alguns de vocês já escolheram sua profissão?

O nossos parabéns a todo os trabalhadores pelo dia de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário