quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O Natal e O Espiritismo



Todos nós sabemos que Jesus é o verdadeiro aniversariante na noite de Natal.

Vocês conseguem encontrar sinais, algo que lembre o aniversariante, Jesus, nas ruas e lojas?

Na época do natal as ruas ficam mais iluminadas, as lojas abrem até mais tarde, as pessoas compram, dão e recebem presentes, há reuniões festivas, as pessoas se cumprimentam, abraçam-se, comem bastante e gastam muito dinheiro, o Papai Noel diverte as crianças e entrega presentes.

Mas onde será que está o aniversariante?

“Agora imaginem a data de seu aniversário, o Papai e a mamãe fazem uma festa pra você, mas na festa tem um amiguinho que todo mundo dá atenção só a ele, e se esquecem de você. Como você se sentiria?” É gente... É o que estamos fazendo com nosso irmão Jesus, estamos esquecendo Ele... Substituindo Ele por presentes, festas e etc...

No coração das pessoas, o que acontece?

Muitas delas ficam preocupadas com o que vão ganhar ou dar, com o que vão comer e onde poderão festejar.

Existem algumas que não se importam com o natal, achando que é um dia como outro qualquer. Há também aquelas pessoas que procuram fazer alguma coisa para que o natal dos outros seja mais feliz, seja doando coisas, seja fazendo visitas, levando alimentos, carinho e atenção. Em quase todos os corações, desperta o sentimento de fraternidade, um desejo de paz, de auxiliar e amar.

De tudo que acontece no natal, o que é o mais importante?

A caridade, a amizade, a tolerância, o carinho, o amor, enfim, todos os bons sentimentos próprios da época são muito mais importantes que os presentes e as comidas, por melhores que eles sejam. A comida acaba; os presentes, por mais ricos que sejam um dia acabarão. Já os bons sentimentos podem deixar muita gente a nossa volta e a nós mesmos contentes, além de nos ajudar a sermos pessoas melhores.

O lado comercial do natal é bom para os comerciantes, mas um presente sem carinho não tem grande valor. Vale mais um presente simples com carinho, que um caro dado sem amor.

Qual o significado da troca de presentes no natal?

No natal, a troca de presentes simboliza a felicidade das pessoas com a vinda de Jesus, o verdadeiro aniversariante.

E ele, o que será que gostaria de ganhar de nós?

Certamente, o Mestre gostaria de ver um mundo mais fraterno, com pessoas amorosas, pacientes, dispostas a perdoar, humildes, honestas, educadas, desapegadas dos bens que ficam na Terra, sem vícios e responsáveis. É claro que não podemos sozinhos fazer com que todos desenvolvam essas qualidades, porém temos todas as possibilidades de desenvolvê-las dentro de nós. Se o fizermos, estaremos evoluindo e ajudando outras pessoas no caminho.

Sem dúvida, Cristo gostaria de nascer de novo a cada natal, dentro do coração de cada ser humano. Ele ficará imensamente feliz, no dia em que todos praticarem os seus ensinamentos.

O que é o nascimento de Jesus dentro do nosso coração e como devemos agir para que ele aí nasça?

Se cultivarmos os bons sentimentos e procurarmos a prática de boas ações, não só no natal, mas no ano todo, estaremos deixando que Cristo nasça e viva em nós. O nascimento do Mestre em nosso coração é a prática dos seus ensinamentos, em qualquer situação. Toda vez que abraçamos alguém com carinho, que perdoamos, damos, de coração, algo a alguém, dedicamos nossa atenção a uma pessoa necessitada, tratamos os outros com respeito e praticamos outros atos positivos, estamos espelhando os ensinamentos cristãos.

Jesus vive em cada pessoa que transforma em ações as suas palavras de luz.

Quais presentes você ofereceria para Jesus?


Simone Anástacio

Evangelização Espírita Infantil, aula tema: Nascimento de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário