quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eurípedes Barsanulfo



Nasce, na cidade de Sacramento em Minas Gerais, em 1° de maio de 1880.
Filho de Hermógenes Ernesto de Araújo (Sr. Mogico) e Jerônima Pereira de Almeida (Dna. Meca).
Desde cedo, encontra dificuldades e problemas familiares.
Inicia sua educação aos 5 anos, com o pai matriculando-o na escola de Joaquim Vaz de Melo.
A família se muda para a Estação do Cipó, em 1885 e Eurípedes apresenta lacunas na sua educação.
Desde cedo manifestou- se nele profunda inteligência e senso de responsabilidade, acervo conquistado naturalmente nas experiências de vidas pretéritas.
Em 1889 a família retorna a Sacramento e o pai de Eurípedes o matricula no famoso educandário de Sacramento, o Colégio Miranda. Permanece ali até a conclusão de seus estudos em 1891.
Aluno ativo e dedicado, desde jovem demonstra suas aptidões literárias e artísticas
Participou da fundação de um grêmio dramático, aos 12 anos de idade, participando diretamente de apresentações artísticas, surpreendendo a todos.
Mostra desde menino grande tendência em auxiliar os doentes e pobres, constantemente estudando e consultando obras sobre medicina.
Em 1902 tem a possibilidade de viajar com o pai ao Rio de Janeiro com o objetivo de continuar seus estudos ingressando numa faculdade de medicina; regressa a Sacramento depois de 20 dias e quando estava de malas prontas para a mudança, sua mãe entra em crise sentindo a separação do filho e este, então, desiste de prosseguir viagem.
Após desistir de estudar medicina, também em 1902 funda com outros professores o Liceu Sacramentano.
O Liceu Sacramentano funcionava no antigo prédio do cartório do 1° Ofício e já apresentava uma proposta pedagógica inovadora, mas não como no Colégio Allan Kardec.
“ Mestre abnegado aos vinte e dois anos, era profundamente estimado pelos seus discípulos e pelos familiares dos mesmos. Transmitia também o elevado gosto pela arte séria. Educador nato, professava uma arte e uma ciência, e neste passo, o Liceu Sacramentano crescia no conceito geral e não tardou para que a fama do trabalho honesto e conscienciosos, que ali se desenvolvia, a favor da educação, transpusesse as fronteiras de inúmeras cidades, que enviaram seus filhos para estudar em Sacramento...”
Converte-se ao Espiritismo entre 1903 e 1905, encontrando resistências e conflitos diante de sua decisão, inclusive dentro da própria família.
Funda uma pequena farmácia homeopática, com objetivos claros de atender os pobres e necessitados em geral.
É vereador entre 1904 a 1910, desenvolvendo inúmeras ações para o crescimento da cidade de Sacramento e beneficiando significativamente a população.
Sua família também aceita as ideias espíritas a partir de 1905 e com o apoio familiar funda o grupo “Esperança e Caridade".
Funda o Colégio Allan Kardec em 31 de janeiro de 1907.
Desencarna no primeiro dia de novembro de 1918 vitimado pela “gripe espanhola”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário