quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fraternidade: A Igualdade perante Deus


















Entre os alimentos todos têm o seu papel, importante para a nossa saúde. O mesmo acontece com uma orquestra, por exemplo, onde embora possamos apreciar mais um ou outro instrumento, o conjunto em si não dispensa nem os mais simples, como o triângulo e os pratos. 

Entre os animais não é diferente; desde a minhoca, que revolvendo a terra ajuda a arejá-la, até o muar que nos presta inúmeros serviços, todos têm o seu lugar e estão em aperfeiçoamento do princípio espiritual que os anima.

A variedade é importante, porque nos ajuda a desenvolver o sentimento de humildade e cooperação, já que os seres passam a depender uns dos outros para viverem. 

Todos os seres vivos da Criação estão em constante aperfeiçoamento, em termos de sentimento, de inteligência, e sob o ponto de vista da matéria. Tudo se aprimora em a Natureza, a caminho da perfeição de que nos falou Jesus. 

As reencarnações, que nos ensejam experimentar várias situações - como vir homem ou mulher, rico ou pobre, negro ou branco, sadio ou doente - são excelentes oportunidades de aprendermos o que aquela situação pode oferecer. A riqueza, por exemplo, é uma oportunidade de praticarmos o desapego, a correta utilização do dinheiro para gerar progresso... A pobreza é chance para exercitarmos o trabalho, agindo sem revolta... 

Nascermos em raças diferentes, em lugares diversos, tudo nos propicia ensinamentos valiosos. Além do que, afasta de nós um terrível “fantasma” que assombra nosso progresso - o orgulho, pai do preconceito.

Ter preconceito é valorizar as coisas e pessoas não pelo que elas são, mas pelo que elas têm ou pelo que aparentam. E a partir deste entendimento errôneo, agir criticando, separando, discriminando os outros.

As pessoas preconceituosas - por exemplo, aquelas que acham que a mulher é inferior ao homem, que o pobre é inferior ao rico, que o negro á inferior ao branco, que certas profissões são mais importantes porque são mais “chiques” - certamente não sabem que essas situações podem mudar de uma reencarnação para outra. 

O Espírito precisa passar por várias experiências, para aprender tudo o de que necessita para seu progresso. 

Com esses ensinamentos, a Doutrina Espírita nos ajuda a combatermos em nós mesmos o orgulho, e a desenvolvermos o belo sentimento da fraternidade; o reconhecimento de que somos todos filhos do mesmo Pai e caminhamos para o mesmo destino, que é a Perfeição. 


Fonte: AME/JF – Departamento de Evangelização da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário