terça-feira, 2 de agosto de 2011

Casa e Lar
















Sempre que atravesso uma situação difícil, fecho meus olhos e me lembro de meus tempos de criança, além daquelas recordações vagas e alegres que enchem a lembrança de todo adulto, aparece retratada tão nítida em minha memória, a imagem de minha mãe e muitas de suas palavras e gestos, assim sendo, ainda me recordo bem da seguinte passagem:

Estávamos à tarde, todos reunidos em casa, ou seja, meus pais, meus avós e minha irmãzinha. Depois do almoço perguntei a minha mãe qual era a diferença entre casa e lar, porque precisava construir um trabalho para a escola, respondendo a esta questão, lembro que a professora queria que realizássemos uma pequena entrevista com alguém da nossa família.

Feita a pergunta, mamãe me respondeu dessa maneira:

- “ Filho, casa é o lugar que nos abriga, certo? Quer dizer: nos protege do frio, da chuva, do mau tempo, enfim, deve ser uma construção bem forte, feita de tijolo ou madeira, mas que seja bem resistente. E pelo fato de ela ser construída com coisas materiais podemos fazer esta comparação: a casa é como o corpo físico, enquanto o lar é a alma da casa, ou seja, o lugar onde devem morar todos os nossos sentimentos mais elevados, é onde expressamos o nosso afeto, as alegrias, mas onde encontramos também, algumas dificuldades.

Só que não podemos esquecer que, este lugar deve ser também, a moradia da harmonia e do equilíbrio, pois, estes refletirão em nosso próprio bem-estar, uma vez que, só assim, é que veremos que todos deram sua ajuda na construção do lar.

No entanto, fazer com que os nossos melhores sentimentos morem também ali, não é uma construção tão fácil quanto a da casa, onde apenas erguem-se tijolos com cimento, telhas, azulejos ...

Não mesmo, no lar é diferente e sabe porque, filho? Porque é no lar que convivem espíritos muito diversos e colocados por Deus debaixo de um mesmo teto para edificarem, juntos, este lar, que deve ser feito, principalmente, com seguintes materiais: paciência, tolerância, boa vontade e também perseverança!

Deste modo, aprendendo a edificar no lar estes sentimentos, vamos levá-los para todas as partes onde formos, por meio das lições que colhemos durante a construção do lar.”


Eu cresci e não esqueço esta passagem e mais: daquele dia em diante, sempre que vejo um Corpo-casa fico me perguntando: como será a sua Alma-lar ?


Suzana de Andrade (Evangelizadora)

Um comentário:

  1. Que recordação linda da infância ! com ensinamentos assim, só podia dar bons frutos!
    Um abraço!
    Liz

    ResponderExcluir