terça-feira, 5 de julho de 2011

Fluido Universal

Já sabemos que existem dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, embora o fluido universal também seja uma matéria, só que mais rarefeita, mais sutil.

É tipo assim: sabe a argila e a areia? Pois então, ao utilizarmos a argila ela toma a forma que dermos a ela, não é? Ela se mantém unida, pois suas partículas se atraem. Agora, se pegarmos a areia fina elas não se unem. O Fluido Universal, também chamado fluido primitivo ou fluido elementar, pode ser comparado assim de forma bem simples, à argila cujas partículas se unem e se atraem.


















Trabalho feito com argila

Mas isso é apenas um exemplo, para ficar mais fácil de entendermos como atua o Fluido Universal. Por que é apenas exemplo? Bem, porque ele, o Fluido Universal, está em toda parte, inclusive na areia e na argila que usamos de modelo.

















Grãos de Areia


Vejamos que, se a argila se mantém unida demonstrando o papel do fluido universal , na areia as partículas não se mantêm unida, ou seja, seus grãos estão sempre separados é como se não tivesse o fluido universal.

Devemos, então, guardar que o Fluido Universal é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e que ele está por toda a parte: na argila, na areia, em pedras, no vidro, na madeira, etc.


(Referência: Prática Pedagógica na Evangelização, de Walter Oliveira Alves)

Fonte Texto: CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário