quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Evoluir , esta é a Lei











D. Amélia chamou o Menino com carinho.

- Meu pequenino é hora de levantar…

O garotinho foi abrindo os olhos devagarinho como se não desejasse parar de sonhar. Sorriu ao ver a mãezinha amorosamente a lhe observar.

- Bom dia meu rapazinho, o sol já está lá fora a lhe esperar .

- Ah mamãe, só mais um pouquinho !

- Não meu querido, deixa essa preguicite de lado, somente plantas e pedras crescem no mesmo lugar. Temos todos, deveres e compromissos a honrar !

A mesa os esperava com delicioso café da manhã, pães, leite, frutas e cereais, alimentos que proporcionavam uma nutrição matinal leve, saudável e rica em vitaminas e sais minerais.

Lavou o rosto, escovou os dentes, desejou um bom dia ao pai, arrumou o quarto, fez os deveres da escola e depois das tarefas cumpridas ainda lhe sobrou tempo para jogar bola.

As manhãs pareciam curtas, queria ter sempre mais um tempinho para poder usufruir de algumas diversões.

Riu ao lembrar que ainda há pouco estava a reclamar do tempo, queria ficar na cama viajando em pensamentos, e agora queria mesmo ter mais algumas horas para brincar e cumprir com suas obrigações.

D. Filó já havia explicado sobre a evolução voluntária e sobre a evolução natural do ser.

A natural é aquela que independe somente da nossa vontade, porém é conseqüência de um agrupamento de elementos causais, reflexos de todas as ações e energias pensamentais provocadas pela coletividade.

A individual é aquela que depende unicamente de nossos impulsos e escolhas pessoais, depende do esforço incontestável para que ocorram progressos intelectuais e morais. Evoluir é uma condição irreversível para todas as criaturas, da rudeza em que fora principiada, estagiando em vários reinos, mineral, vegetal e animal, migrando para a racionalidade humana e assim persistindo até que atinja o maior grau de sublimidade e perfeição espiritual.

Por isso a importância da conscientização, enfrentando face a face à luz da razão, só assim sairá da infância em busca do aperfeiçoamento das suas melhores faculdades.

Aquele que dormita, almejando apenas a tranqüilidade e desprezando suas capacidades, crendo que será levado e salvo sem do próprio esforço e motivação a necessidade, progredirá tal como um verme rastejante, lento, em estado de sonolência.

O espírito consciente de suas habilidades e inteligência, nunca se dá por contente ou realizado com poucos ensinamentos, sabe que a ignorância é o seu maior entrave, não se vê como sábio ou perfeito e está sempre em busca de conhecimentos e modelos mais avançados .

Se alcança sabedoria erudita , não a considera finita, tem o prazer em multiplicar e divulgar suas finalidades, de maneira simples e clara aos alunos que lhes são ofertados a dispõe e facilita.

Muitos desses professores, homens de gênio, por aqui já pisaram. A solicitude do Criador seus ensinamentos superiores ofertaram , revelando-lhes os caracteres do amor e da verdade. Krishna, Buda, Moisés, Aristóteles, Platão, Jesus, lançaram gentilmente sua luz sobre a humanidade.

Ciências, filosofias morais e os aspectos beneficentes da religiosidade. Cada qual servindo de guia, predispondo sua sapiência adquirida em vivências anteriores, no momento certo e na melhor oportunidade.

Ah ! Como é importante e bom poder contar com a grandeza desses Mestres em nossas vidas, saciando nossa sede de saber. Obrigada a todos Eles e também a todos os mestres como minha querida professora D. Filó, que atende sua vocação de ensinar, cumprindo com dedicação e amor seu dever, sem pensar apenas nas recompensas materiais da profissão. O dom de ensinar é talvez uma das mais belas formas de caridade, pois é uma amável atitude de plena doação, que temos que reconhecer.


Paty Bolonha, (série D. Filó e Sophia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário