quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chico Xavier, um Homem chamado Amor

















Olá Amiguinhos do Manancialzinho !

Hoje nós vamos conhecer a história da vida de um homem humilde, de alma nobre, que viveu apenas para fazer o bem. Esse homem foi um grande médium, pois ele podia ver, ouvir e conversar com os espíritos. Ele também escrevia cartas e mensagens que esses espíritos lhe ditavam, sempre consolando as suas famílias e atestando algo muito importante : que a vida continuava no mundo espiritual e que devemos buscar nessa vida, a amar o nosso próximo praticando a caridade e a bondade para com todos.

Essas foram as lições desse homem que se chamava Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, que esse mês de abril, no dia 02, se ainda estivesse vivendo em nosso mundo, completaria 100 anos de vida.

Vamos então lembrá-lo, nesse momento, com muita alegria, contando a sua historinha chamada “Um homem chamado Amor”.
















Um Homem chamado Amor


Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier, nasceu no dia 02 de abril de 1910, numa cidade chamada Pedro Leopoldo, em Uberaba, no estado de Minas Gerais.

Ele teve uma infância muito triste, pois quando era pequenino, com apenas 5 anos, a sua mãezinha, D. Maria João de Deus, ficou muito doente e morreu; e ele com os seus oito irmãozinhos tiveram que se separar.

Eles eram bem pobrezinhos... O pai, S. João Cândido era um operário e não tinha como cuidar das crianças, assim, levou Chico para morar com a sua madrinha, D. Ritinha, uma mulher nervosa, que ainda não sabia ser caridosa e com isso, ele sofreu muitos maltratos ao lado dela.

Chico apanhou muito de D. Ritinha. Ela o batia com vara de marmelo, muitas vezes porque ele via coisas que ela não via. Eram os espíritos de pessoas que já começavam a aparecer para ele e ela não acreditava.

Dizia sempre:

- Esse menino tem o mal no corpo !

A família de Chico Xavier era católica, desde bem pequeno ele ia a igreja e aos 5 anos já sabia rezar de cor o “Pai Nosso”.


















Um dia, quando estava muito triste com os maltratos de D. Ritinha, ele correu para o quintal de casa, onde havia uns pés de bananeira e lembrou-se de sua mãe quando lhe dizia:

- Chico, toda vez que você estiver muito triste ou assustado, eleve os seus pensamentos a Jesus e reze...

Foi aí então, que ele ajoelhou-se e começou a rezar o Pai Nosso. Quando terminou a oração tamanha foi a sua surpresa ! Sua mãe, D. Maria João de Deus, apareceu ao seu lado e ele abraçou-a muito feliz.

- Mamãe, não me deixe aqui !, Estou muito triste, me leve com a senhora... – pedia ele.

- Não posso meu filho - respondia ela – tenha paciência, quem não sofre nessa vida, não aprende a ser forte. Você tem que ser forte para trabalhar. Se você tiver paciência com a sua madrinha, Jesus irá lhe ajudar.

Desse dia em diante, Chico ficou mais feliz e conformado. Toda vez que estava triste ele recebia o consolo com a presença do espírito da sua mãe.

Na escola, Chico também era motivo de piadas, pois via os espíritos e muitos lhe ajudavam nas tarefas, lhe ditando até textos para redação. Onde ele passava o povo dizia:

- Lá vem o menino aluado !

Sua vida começou a melhorar quando o seu pai casou-se novamente com uma mulher muito bondosa, chamada D. Cidália. Ela viu que Chico estava precisando de ajuda e o levou para criar. A partir daí, ele foi mais feliz.

Chico foi crescendo e compreendendo mais os seus dons de médium. Conheceu e estudou o Espiritismo, e entendeu que a sua missão era ajudar as pessoas e também àqueles espíritos que necessitavam se comunicar com a sua família.

Conheceu também o seu anjo tutelar, um espírito chamado Emmanuel, que lhe orientou pelo resto de sua vida. Emmanuel, pediu para que ele fosse muito responsável e que seguisse aos ensinamentos de Jesus: sempre ajudasse a todos sem pedir nada em troca.

Logo ele construiu, junto com amigos o seu Centro Espírita e lhe deu o nome de “Grupo Espírita Luiz Gonzaga”.

Chico Xavier recebeu muitas mensagens dos espíritos e ajudou muitas famílias a receber notícias de seus parentes que já estavam morando no mundo espiritual.

Escreveu também muitos livros, todos ditados pelos Espíritos, com mensagem de paz, amor, fé e esperança. Todo o dinheiro que recebeu com as vendas desses livros ele ajudou e ainda ajuda até hoje as pessoas pobres e doentes que procuram auxílio nos grupos de assistência que ele criou.

Com 92 anos de idade, Chico Xavier estava muito doente e desencarnou no dia 30 de junho de 2002, indo morar no mundo dos espíritos.

Hoje, nós temos a certeza que ele está em um lugar muito feliz, pois foi um homem muito humilde e bondoso, um verdadeiro Homem de Bem. Por tudo isso, ele ficou também conhecido como “ Um homem chamado Amor ”.


Autor: Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário