sábado, 27 de abril de 2013

Curiosidades da Ciência


Você sabia que...





Bolas de sabão

O espectro de cores produzidas na superfície de uma bola de sabão é resultado da reflexão da luz visível que incide na bola. A luz visível contém luz de todas as cores dependendo do seu comprimento de onda. A espessura do filme da bola de sabão não é uniforme, verificando-se a existência de vales na sua superfície. Devido a este fato, na superfície da bola irão existir zonas com diferentes efeitos de cor. O resultado é espetacular!





Água Destilada

A água destilada é a água tornada pura por destilação. O Homem não deve beber água destilada porque esta contém pouco teor de sais, podendo por isso ser prejudicial para a saúde porque dilui os sais do organismo.




Urtigas

As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga. O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.





Cansaço humano

Quando realizamos esforços, o défice de oxigênio no organismo origina a formação de ácido láctico nos músculos. Este ácido láctico é responsável pelas dores musculares persistentes. As condições ideais para o organismo eliminar este ácido são o repouso e muito oxigênio (ar puro).




Microchips

Os microchips dos computadores e de outros aparelhos eletrônicos têm os seus contactos elétricos revestidos com ouro. O ouro é utilizado porque não corrói com facilidade e apresenta boas características como condutor da corrente elétrica.





Aromas dos Frutos

Os ésteres de baixo peso molecular têm odores característicos dos frutos. Por exemplo, o butanoato de butilo é um composto com o aroma do ananás. Da mesma forma, o valerato de isoanilo tem o aroma da maçã. Estes ésteres são largamente utilizados na indústria alimentar como aromas sintéticos.




Nevoeiro

O nevoeiro é uma mistura heterogênea do ar (meio de dispersão) com gotículas de água (fase dispersa). As gotículas de água têm dimensões muito reduzidas, possibilitando isso a sua suspensão no ar. O fator que permite a formação do nevoeiro é o fato do ar junto às gotículas estar saturado de água. O nevoeiro trata-se de uma mistura coloídal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário