segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Moisés e os 10 mandamentos (Tópicos e atividade)


- As leis de Deus estão escritas na nossa consciência (ou seja, na nossa mente), porém nós as esquecemos e menosprezamos. Para que a suas leis fossem relembradas, Deus enviou em todos os tempos homens com a missão de revelá-las. 

- O profeta Moisés, foi um dos enviados por Deus, com a missão de receber os 10 mandamentos (leis de Deus) dos mensageiros de Jesus, no monte Sinai, e revelá-los ao povo hebreu. No entanto, ele não trouxe toda lei, integral e definitiva, trouxe a missão da justiça. 

- Ele também era um legislador e estabeleceu uma lei civil ou disciplinar (lei dos homens), chamada de lei de talião, simbolizada pela expressão: ‘’ olho por olho, dente por dente’’. Para conter um povo difícil e indisciplinado, o criminoso era punido de maneira igual ao dano causado ao outro. 

- No entanto, deve-se diferenciar uma lei da outra: As leis de Deus são imutáveis e eternas, ou seja, não se modificam, portanto continuam em vigor para toda a humanidade. As leis dos homens se modificam com o tempo e são apropriadas aos costumes e o caráter do povo. Por exemplo, no Brasil antigamente era permitido possuir escravos (aqueles que faziam trabalhos forçados para seus senhores), com a lei Áurea, em 13 de maio de 1888, foi determinado o fim da escravidão. 

-  Vamos conhecer quais são os 10 mandamentos: 

1. Não terá imagens de outros deuses. 

Deus é único, portanto não se deve adorar imagens de outros deuses, cultuar objetos ou realizar prática de rituais. A verdadeira adoração é a do coração, fazendo o bem e evitando o mal. Devemos nos dirigir a Deus através do pensamento (1). 

2. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus. 

O nome de Deus deve ser utilizado devidamente, com respeito e não de qualquer maneira. Para nos dirigir a Deus, devemos ser humildes (2). 

3. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado. 

O repouso dominical substitui perfeitamente o sábado antigo. Neste dia, devemos reverenciar a Deus, pela prece, pelo estudo e pela prática de suas leis (3). 

4. Honrai a vosso pai e a vossa mãe. 

Honrar o nosso pai e nossa mãe, não é somente respeitar, é também os ajudar nas necessidades (por exemplo, ajudar a mãe a limpar e arrumar a casa), é proporcionar-lhes repouso na velhice, é lhes dar carinho e atenção, como fizeram por nós em nossa infância, é tratá-los com muito amor (4). 

5. Não mateis. 

Não temos o direito de tirar a vida de quem quer que seja, pois ela pertence a Deus. Aliás, não somos donos nem do nosso próprio corpo, que é um empréstimo de Deus para que possamos realizar as nossas tarefas aqui na Terra (5). 

6. Não cometais adultério. 

O adultério não deve ser visto apenas como o ato da traição de um dos companheiros. Muitas vezes Jesus empregou esta palavra, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau, que é sinal de impureza (6). 

7. Não roubeis. 

Não devemos nos apropriar de algo que não é nosso. Jesus condena todo prejuízo material ou moral que podemos causar aos outros. Recomenda o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeitem os seus (7). 

8. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo. 

Não devemos mentir ou prestar falso testemunho contra o nosso próximo, pois nada fica escondido aos olhos de Deus. Não há nada oculto que não venha a ser revelado (8). 

9. Não desejeis a mulher do vosso próximo. 

Desejar a mulher do próximo tem muito a ver com o adultério. Devemos aprender a educar os nossos sentimentos, vigiando os nossos pensamentos e orando, conforme Jesus recomendou (9). 

10. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam. 

Não devemos ter inveja dos outros. Devemos aprender a agradecer e nos contentar com aquilo que adquirimos pelos nossos esforços. Deus fornece o necessário para cada um de nós (10). 

 - Os homens receberão sempre as revelações divinas de conformidade com a sua posição evolutiva. A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos. Cada coisa vem a seu tempo, aquele povo ignorante não poderia compreender certas verdades. Portanto, mais tarde, Jesus e o Espiritismo vieram nos trazer outras revelações sobre as leis de Deus. 

Comentários (1): LE. Questão 654. A. K. (2): ESE. Cap.27. Item 22. A. K. (3): RE. Março de 1861. A lei de Moisés e a lei de Cristo. A. K. (4): ESE. Cap.14. Item 3. A. K. (5): LE. Questão 746. A.K. / ESE. Cap.16. Item 14. (6): ESE. Cap.8. Item 6. (7): ESE. Cap. 11. Item 7. (8): Hebreus 4:13 (9): Mateus 26:41 (10): LE. Questão 926. A. K.  

Questionário para fixação: 

1. As leis de Deus se modificam? Quais leis se modificam? 

2. Onde está escrito as leis de Deus? 

3. Por que é necessário que Deus envie homens com a missão de revelar suas leis? 

4. Qual foi a missão de Moisés? 

5. Podemos dividir as leis de Moisés em duas partes. Quais são elas? 

6. Como Moisés recebeu os 10 mandamentos? 

7. No 3º mandamento, fala-se para santificar o dia de sábado. Qual é o seu significado? 

8. Descreva como era a lei de talião, na época de Moisés. 

Fonte: Portal Passatempo Espírita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário