quinta-feira, 15 de março de 2018

Páscoa



Festa anual dos judeus, em comemoração à libertação do cativeiro no Egito.

Festa dos cristãos em comemoração à ressurreição de Jesus Cristo.

A primeira significação da Páscoa conta um pouco da história do povo judeu. "Páscoa" vem de uma palavra hebraica que significa "Passagem”, daí a Páscoa foi uma festa ordenada por Deus para comemorar a saída do povo hebreu do Egito. Essa civilização passou 400 anos no cativeiro, sofrendo e sendo maltratada com trabalhos forçados. Porém, Deus através de Moisés, libertou seu povo, fazendo-o passar da escravidão para a liberdade. Assim a páscoa para eles, lembra essa libertação, essa passagem para uma vida melhor.

A segunda significação vem do povo cristão, que também comemora a Páscoa. Por quê?

A grande verdade é que Cristo morreu justamente na comemoração da Páscoa hebraica. Além disso, ressuscitou no primeiro dia da semana: o domingo de Páscoa. Assim, como os hebreus passaram do cativeiro para a liberdade, a Páscoa cristã comemora a passagem da morte para a vida em Cristo.

Foi no ano de 325, com o Concílio de Nicéia, que ficou decidido que a Páscoa, por ser uma festa móvel, seria comemorada no domingo que se seguisse a primeira lua cheia do outono, ou seja, a data mais avançada em que possa cair a Páscoa é em meados de abril.



Por que Ovo?

Os ovos simbolizam fertilidade e nova vida. Dá-los de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa homenageada.

Antigamente quando tinha a comemoração da Páscoa, as pessoas davam ovos com os presentes.

Eram ovos verdadeiros de aves e a casca era pintada para ficar bonito.

O ovo foi usado para mostrar a importância da vida, porque muitos animais nascem dos ovos.



Por que ovo de chocolate?

Lá por volta de 1828, iniciou-se o desenvolvimento da indústria de chocolate. Depois de 1900, os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro, e como o chocolate não é só gostoso, mas também altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia; trocou-se o costume dos ovos naturais pintados para os ovos de chocolate. E os comerciantes e as indústrias gostaram dessa ideia do chocolate porque as pessoas acabam gastando muito dinheiro comprando chocolate.



Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.

Houve dor, angústia e escuridão.

Por dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu. . .

Jesus se mostrou em espírito para várias pessoas!

Este episódio existe para nos lembrar deste fato incomparável chamado renascimento espiritual!

O renascimento nos faz crer novamente no perdão, no sorriso, na alegria de viver, no amor, na amizade, na oportunidade de ser feliz e sonhar novamente.

Esta é a lembrança de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate e dos coelhinhos:

Morreu o corpo material de Jesus, mas seu espírito não, este voltou para o mundo de onde viemos.

Jesus veio ao nosso planeta como homem simples, para nos ensinar com exemplos a eliminar os nossos defeitos e ressuscitar as nossas virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que esta seja a verdadeira comemoração da Páscoa.

Fonte: CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário