terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Bíblia e os Livros Edificantes



A Bíblia é um conjunto de livros escritos em diferentes tempos, por diversos autores. A Bíblia católica é formada por 73 livros enquanto que a Bíblia dos evangélicos tem 66 livros. Ela é dividida em duas partes: antigo testamento (escrito antes de Jesus) e novo testamento (escrito após Jesus). Cada livro é dividido por capítulos e por versículos, de maneira que fica fácil a localização dos textos. Os Espíritas devem estudar e analisar as escrituras sagradas.

O Antigo Testamento apresenta a origem da criação do mundo, a história do povo hebreu, com seus costumes e suas leis civis. Relata também o recebimento dos dez mandamentos por Moisés (1º revelação da lei divina) e a vida dos antigos profetas. O Novo testamento é composto por quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que relatam os ensinos de Jesus (2º revelação da lei divina). Além disso, contém os atos dos apóstolos após a morte do Divino Mestre, as cartas do apóstolo Paulo de Tarso e de outros discípulos e o último livro da Bíblia, Apocalipse, escrito pelo apóstolo João.

O conhecimento do Antigo Testamento é de fundamental importância para se compreender o Novo Testamento. O antigo Testamento é a base da Revelação Divina. No entanto, devemos observar que tudo o que se contém na Bíblia, em contraposição ao Decálogo, não é e nem poderia ser de origem divina.

Moisés era médium, assim como os demais profetas que previram a vinda do Messias. Ele recebeu a primeira revelação das leis de Deus (O Decálogo) através dos mensageiros de Jesus, para mostrar aos homens quais são seus deveres para com os semelhantes e para com Deus. Jesus, sendo o Messias Divino, recebeu a palavra diretamente de Deus, com a missão de revelá-la aos homens.

A importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física. No entanto, muitas passagens do Evangelho, da Bíblia, e dos autores sagrados em geral são de difícil compreensão, e muitas mesmo parecem absurda por falta de uma chave que nos dê o seu verdadeiro sentido. O Espiritismo (3º revelação da lei divina), pois, é a verdadeira chave para a compreensão do Antigo e do Novo Testamento. A doutrina Espírita desenvolve, completa e explica, em termos claros para todo mundo, o que havia sido dito de forma alegórica (simbólica) por Jesus.

A Bíblia e os livros edificantes da Doutrina Espírita nos auxiliam a viver e acertar em nossas escolhas. Revelam-nos o passado e preparam-nos para o futuro. O Evangelho de Amor é, sem dúvida, o Livro Divino em cujas lições podemos encontrar a libertação de todo o mal. O livro espírita é sempre um amigo disponível para dialogar conosco, ensinando-nos o melhor caminho para a aquisição da paz e da felicidade que desejamos encontrar. Ajuda-nos no entendimento de nós mesmos e na compreensão do próximo. Dá-nos coragem para o trabalho, e humildade no caminho da experiência.

O livro edificante vacina a nossa mente contra o mal. Todo livro digno de apreço é realmente um presente de Deus à Humanidade para que os grandes instrutores possam clarear o nosso caminho, conversando conosco, acima dos séculos e das civilizações. Que seria do mundo sem a bênção do livro? Se não fosse a cooperação do livro, que seria da religião, da ciência, da filosofia, da política, da técnica industrial, da arte e da socialização? Devemos cuidar bem do livro, assim como cuidamos de um bem precioso, pois ele é o nosso companheiro iluminado e instrumento de educação moral e intelectual.

O livro espírita é sempre o nosso melhor amigo nos caminhos da elevação. Adquiri-lo é importante. Lê-lo é imprescindível. Estudá-lo é sabedoria. Divulgá-lo é dever.

Agradeçamos a Deus pela bênção da Bíblia e dos livros edificantes, que nos esclarecem e instruem.

Fabiana F. Freitas (Aulas para Evangelização Infantil Espírita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário