segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A autoestima



“A autoestima é nosso senso de dignidade pessoal. Origina-se de todas as ideias, sensações e experiências que reunimos a respeito de nós mesmos durante a vida: achamos que somos inteligentes ou idiotas; sentimo-nos desajeitados ou graciosos; gostamos ou não de nós mesmos.”

“... todos precisam ter autoestima, pois esta afeta praticamente todos os aspectos da vida.”

“A adolescência é um dos períodos mais críticos da vida em termos de desenvolvimento da autoestima. É a ocasião em que a pessoa precisa adquirir um senso firme de identidade – conhecer-se como um indivíduo singular, separado dos outros, ter um senso dos próprios talentos e criatividade e ser capaz de se sentir uma pessoa de valor, com objetivos futuros. Durante estes anos, a criança se torna adulta, saindo da dependência para a independência e criando autoconfiança. Surgem muitas questões básicas a respeito da idade adulta que se aproxima que devem ser encaradas com seriedade, se não forem completamente resolvidas. Incluem a escolha da vocação, planos para sustento próprio, casamento, filosofia de vida, independência da família e capacidade de se relacionar com o sexo oposto.”

Certa vez, perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento. E Jesus lhes respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos. (Mateus, 22:34 a 40). Vocês podem notar que Jesus quando nos pediu para amar nosso próximo, explicou de que forma deveríamos amá-los: da mesma forma como nos amamos. Logo, amarmo-nos, gostarmos de nós mesmos é uma parte muito importante dos ensinamentos de Jesus. Como pode amar alguém quem não gosta de si mesmo, não é verdade? Será que gostamos de nós mesmos? Será que nos achamos pessoas inteligentes, agradáveis? Vamos hoje perceber a importância de aprendermos a gostar de si mesmos cada dia mais.


Evangelização Espírita - Lu Beheraborde

Nenhum comentário:

Postar um comentário