quinta-feira, 7 de março de 2013

Há muitas Moradas na Casa do meu Pai



Disse Jesus: “Creia em Deus como também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai”.

Diferentes estados da Alma

A casa de Deus é todo o Universo. As diversas moradas que Jesus falou são os diversos mundos que circulam no Cosmo, onde os Espíritos desencarnados podem encontrar abrigo e proteção para continuarem a seguir seu processo de evolução. Tudo na justa medida. Há lugares sombrios que atraem os Espíritos infelizes, castigados por remorsos, assim como existem lugares de luz resplandecente, povoados por Espíritos felizes por serem afetuosamente bons.

Diversas categorias de mundos habitados

Os Espíritos ensinaram que existem diversos mundos alem do planeta Terra. Cada qual muito diferente do outro. Há mundos para os Espíritos bons e existem mundos para os Espíritos maus. Tudo de acordo com o seu grau de evolução. Porém, ninguém fica para sempre num mesmo mundo. À medida que formos evoluindo, tanto na inteligência quanto nos sentimentos, vamos mudando de mundo. Passamos para outro, depois outro, até ficarmos junto com os Espíritos puros e não mais precisarmos reencarnar.

Destino da Terra e causas das misérias humanas

Ouvimos notícias, são mostradas pelos meios de comunicação muitas maldades, doenças e desgraças. Isso nos faz concluir que o Ser Humano é ruim. Ao pensarmos assim, estaremos fazendo um julgamento precipitado. É certo que sempre encontraremos problemas; mas existem pessoas boas no mundo. E existirão mais, assim que o nosso planeta se transformar em um mundo melhor. Não podemos nos esquecer também que se encontra na Terra uma pequenina parte do tanto de gente que habita o Universo. Gente espalhada por diversos Mundos, muito além da nossa imaginação. “Existem seres inteligentes e mais evoluídos em outros planetas.”


Mundos superiores e inferiores

O que é superior para um poderá ser inferior para outro e vice-versa. Não podemos nos esquecer que Deus é justo. Faz tudo na medida mais adequada para cada um de nós. Somos aprendizes. Antes de aprender a falar somos obrigados a balbuciar palavras. Antes de andar precisamos engatinhar e assim por diante. Num mundo poderemos sofrer por agir egoisticamente. Noutro aprenderemos a ser tolerantes, passo-a-passo rumo à sabedoria. Por essa razão pergunto-lhes: “O que é superior e o que é inferior?

Depende da capacidade de cada um. É como os degraus de uma escada. Nenhum degrau é mais importante do que o outro. Todos os são, pois sem eles nunca poderemos chegar ao alto, isto é, elevar nosso Espírito.

Mundo de expiação e de provas

A Terra é um mundo de cumprimento de penas? Em parte sim, pois aqueles que agem errados sofrem muito. Porém, a vinda de Jesus nos mostra que a Terra é como um campo fértil para o cultivo do amor. No meio de tantos espinhos podemos encontrar almas abençoadas, E Deus nos concedeu a oportunidade de viver neste mundo difícil, para que pudéssemos, com nosso esforço, lutar pelo bem, purificando o Espírito. E como fazemos isto? Procurando entender o grau de maturidade de nosso semelhante. Se assim agirmos, estaremos construindo a possibilidade de vivermos em um mundo melhor, onde poderemos sentir a verdadeira felicidade.

Mundos regeneradores

Se sofremos aqui na Terra, há mundos que são intermediários entre os de expiação e aqueles onde existe a verdadeira felicidade. São chamados “mundos regeneradores”. Mundo esse onde a alma poderá encontrar paz e repouso para curar suas feridas e se arrepender por ter sido má, egoísta, intolerante e vingativa. Nesse mundo, o homem ainda é carnal, portanto está sujeito às angustias provocadas pelos desejos, mas num grau de intensidade bem menor do que na Terra. Mais suportável por estar aflorando a consciência para a prática do amor desapegado. Por essa razão, lá não existe ainda a verdadeira felicidade e sim seu despertar.

Progressão dos mundos

É desejo de Deus que tudo progrida. O ignorante progredirá para a sabedoria. O mal para o bem. O raivoso para a docilidade. O miserável para o valoroso. O mesmo se dá com os mundos. Evoluem na mesma medida que evoluem os seres inteligentes que neles habitam. Tudo segue em frente, mais precisamente, para o alto. Num esforço perpétuo rumo ao amor criador de Deus.

Do livro O Evangelho segundo o Espiritismo Para infância e juventude, (A partir de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário